ANAKENA,A PRAIA MAIS BONITA DA ILHA DA PÁSCOA

Resultado de imagem para Anakena, a praia mais bonita da Ilha de Páscoa.


Anakena, a praia mais bonita da Ilha de Páscoa.


Resultado de imagem para Anakena, a praia mais bonita da Ilha de Páscoa.

Ilha de Páscoa tem seu solo formado quase que totalmente por rochas vulcânicas, além disso, as ondas fortes fazem com que muitas praias não sejam propícias para banho. Mas apesar disso, Rapa Nuitem um cantinho especial que permite “dar um tibum” nas águas azuladas do pacífico, conheça Anakena, a praia mais bela da Ilha de Páscoa.
anakena ilha de pascoa-15
Anakena, a praia mais bela de Rapa Nui. Foto: Itamar Japa.

Anakena

Praia de Anakena é a principal e a mais bonita praia da Ilha de Páscoa, é a única oficialmente apta para banhos e também a única a possuir quiosques que vendem comidas, bebidas e artesanatos, aliás é o único lugar fora de Hanga Roa - o centro urbano de rapa Nui – que possui estes serviços.
Localizada à 18 km de Hanga Roa, sentido noroeste, a Praia de Anakena possui fundo de areia clara e fina (coisa rara em Rapa Nui) e água calma de cor azul turquesa. Anakena é cheia de coqueiros, que foram trazidos do Taiti na década de 60. É um verdadeiro cenário de uma tradicional praia paradisíaca, porém, com um atrativo que nenhuma outra praia do mundo possui: os imponentes Moais.
anakena ilha de pascoa-6
Anakena. Foto: Itamar Japa.
anakena ilha de pascoa-10
Anakena e os Moais do Ahu Nau Nau. Foto: Itamar Japa.
São 8 Moais em pé, sendo que sobre o Ahu Nau Nauexistem 7 Moais (5 bem conservados e 2 quebrados) e sobre o Ahu Ature Huki existe mais um Moai solitário, que estava sendo restaurando na época em que lá estivemos. Além deles, vários outros Moais estão caídos pela região (assim como em várias outras partes da Ilha).
anakena ilha de pascoa-7
Ahu Nau Nau. Foto: Itamar Japa.
Praia de Anakena é um lindo cartal postal e os Moais ali localizados são alguns dos mais bem conservados da ilha. Não precisa nem dizer que o lugar rende boas fotos. O melhor horário para fotografar os moais é pela manha, quando o sol está de frente, com a praia azulada atrás. Eu estive 3 vezes em Anakena, ambas no período da tarde. Não pude tirar fotos dos Moais iluminados pelo sol, mas fui presenteado pela lua, que fez questão de embelezar as fotos dos Moais.
anakena ilha de pascoa-13
A lua cheia dividindo a beleza com os Moais. Foto: Itamar Japa.
anakena ilha de pascoa-9
Fim de tarde em Anakena. Foto: Itamar Japa.
Anakena também é um excelente lugar para praticar Snorkel, a visibilidade da água é excelente e a vida marinha é bem considerável. Eu cheguei até a ver uma arraia, claro que me mandei depois que a vi, medo!!!
anakena ilha de pascoa-8
Visibilidade de Anakena. Foto: Itamar Japa.
anakena ilha de pascoa
A estrada que liga Hanga Roa à Anakena – Avenida Hotu Matua – é uma das melhores da ilha e é possível chegar lá em carro alugado, táxi (+ou- 12000 pesos, ida e volta), bicicleta, ou contratando alguma agência ou pousada.

História

Diz a lenda que Anakena foi o lugar onde desembarcou o primeiro rei da ilha.
Na mitologia pascoense, o rei de Hiva (mistica terra ou ilha) enviou sete exploradores a Mata ki te Rangi(como também é chamada a ilha de páscoa em Rapa Nui), após ter sido alertado através de uma sonho, pelo Deus Make-Make, que a nova terra seria a solução para o fim das mortes que aconteciam em Hiva,devido as cheias do Oceano.
Após o regresso dos exploradores o Ariki (rei) Hotu Matua, partiu em uma grande canoa, junto de sua esposa e de sua irmã. Chegando à ilha, foi em uma caverna próxima a Anakena que Hotu Matua fixou sua residencia.
Pouco antes de morrer o rei Hotu Matua dividiu a ilha, entregando a cada um de seus filhos uma determinada parte da ilha e assim surgiram as várias tribos.
Outras praias de Rapa Nui
Além de Anakena, existem apenas 2 outras minúsculas praias onde é possível banhar-se.
Próximo a Anakena está a praia de Ovahe, uma pequena praia que dizem possuir ótimas condições para a pratica do snorkel, com uma vida marinha abundante e menos turistas que Anakena. No dia em que estivemos lá, a maré estava meio alta e tinha muito vento, então não deu pra tirar uma conclusão sobre o lugar.
anakena ilha de pascoa-16
A pequena praia de Ovahe. Foto: Itamar Japa.
A outra praia onde é possível tomar banho é em Hanga Roa, chama-se Pea, ali existe uma piscina natural feita com pedras, onde é possível relaxar em meio a água cristalina do pacifico.  Fora da proteção das pedras, a praia é muito procurada por surfista já que é uma das melhores praias para a pratica do surfe.
anakena ilha de pascoa-11
A prainha de Pea, em Hanga Roa. Foto: Itamar Japa.

Fonte:http://www.demochilaecaneca.com.br/anakena-ilha-de-pascoa/