PROJETO STEPHEN HALKING QUE BUSCA ALIENÍGENAS JÁ INVESTIGA 234 ESTRELAS EM BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE INTELIGENTE,E AFIRMA QUE DEVEMOS TER CUIDADOS AO CONTATAR ETS

Stephen Hawking e cerca de 1000 colaboradores relacionados a ciência e a tecnologia se posicionaram em relação ao uso de inteligência artificial para fins militares (Foto: Flickr/NASA)

Projeto de Stephen Hawking que busca alienígenas já investiga 234 estrelas


Uma dupla de cientistas canadenses identificou estrelas com emissões estranhas no céu — mas ainda é cedo demais para saber se há alienígenas ou um simples erro por trás das anomalias


Duzentos e trinta e quatro dos 2,5 milhões de estrelas analisadas por um projeto de mapeamento do céu conhecido como Sloan Digital Sky Survey apresentaram anomalias em suas emissões de luz. E calhou que, em uma análise preliminar, essas alterações poderiam muito bem ser explicadas pela existência de vida inteligente nesses sistemas estelares.
Você deve se lembrar do último número inacreditável divulgado sobre o nosso universo observável: ele teria cerca de 2 trilhões de galáxias, cada uma com vários bilhões de estrelas. Seria no mínimo assustador imaginar que, com uma lista tão grande de endereços, só a Terra tivesse sido capaz de desenvolver vida inteligente — e um pouco narcisista pensar que ainda não surgiu, nessa imensidão, nenhuma civilização tão avançada quanto a nossa.  
É por isso que Stephen Hawking, um dos astrofísicos mais respeitados da atualidade, alerta para os riscos de entrar em contato com os alienígenas que sem dúvida estão por aí — e quer ficar de olho neles. O bilionário russo Yuri Milner concorda, e lhe deu um crédito de 100 milhões de dólares para tocar um programa de busca por inteligência extraterrestre chamado Breakthrough Listen. Milner já prometeu chegar ao exoplaneta Proxima B usando sondas que viajam a 20% da velocidade da luz.
Agora que é uma espécie xerife tácito do espaço, Hawking recebeu sua primeira missão: dar uma olhada mais detalhada nas 234 exóticas para ver se cérebro mais avançados que os nossos estão por trás das emissões curiosas. É bem pouco provável. A suspeita nasceu após a divulgação um artigo de dois pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, que está em fase de pré-publicação e disponível no site arXiv.com
“É claro que vale a pena estudar mais detalhadamente os objetos com espectro incomum observados por Borra e Trottier”, afirmou a equipe do Breakthrough Listen, da Universidade Berkeley, na Califórnia, em um anúncio à imprensa. “Porém, alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias. Ainda é muito cedo para atribuir esses sinais à atividade de civilizações extraterrestres.”
"Talvez não haja alegação mais ousada que um astrofísico possa fazer que a descoberta de vida inteligente fora da Terra", afirmou o diretor do centro de pesquisa de vida extraterrestre inteligente da Universidade da Califórnia, Andrew Siemion, à New Scientist. "É um assunto muito profundo. Não dá para falar com tanta certeza antes de eliminar todas as explicações alternativas possíveis." 

Stephen Hawking quer buscar vida extraterrestre inteligente

Físico lançou um programa de 100 milhões de dólares para encontrar uma civilização alien na próxima década


Stephen Hawking acredita em nova maneira para o mundo acabar (Foto: Getty Images)
 O famoso físico Stephen Hawking anunciou o lançamento de um programa de 100 milhões de dólares que deverá buscar uma civilização alien na próxima década. Sim, por civilização queremos dizer vida inteligente, não apenas uma forma de vida microbiana.
A iniciativa, chamada de “Breakthrough Listen", será mantida pelo bilionário Yuri Milner. No programa, serão usados dois poderosos telescópios de rádio com o objetivo de cobrir 10 vezes mais partes do céu do que programas similares anteriores, monitorando 5 vezes mais o espectro de rádio, 100 vezes mais rápido.
"Não há questão maior. Está na hora de nos comprometermos a achar a resposta, a procurar vida fora da Terra. Estamos vivos. Somos Inteligentes. Precisamos saber", afirmou Hawking. 
O “Breakthrough Listen" é considerado a primeira metade do projeto: a identificação de vida alienígena. A segunda metade seria a “Breakthrough Message", que compilaria uma mensagem para enviarmos a nossos vizinhos cósmicos.
E o público poderá participar dessa primeira fase: para compilar os dados, os cientistas precisarão de muito poder de processamento - e podem usar o seu computador para ajudar na missão, através do site do SETI
 (Foto: Reprodução)

Stephen Hawking afirma que devemos ter cuidado ao contatar ETs

Em documentário, físico comparou o contato com civilizações avançadas ao encontro de Colombo com os índios

Depois de afirmar, em 2010, que os humanos deveriam ter cuidado ao tentar fazer contato com aliens, o físico Stephen Hawking reforçou mais uma vez sua preocupação. As palavras de aviso estão no documentário Stephen Hawking’s Favorite Places ("Os Lugares Favoritos de Stephen Hawking").
No filme de 30 minutos, Hawking viaja pelo universo em uma nave fictícia. Entre os lugares “visitados” por ele, está o Gliese 832c, um planeta parecido com a Terra, que fica relativamente perto, a 16 anos luz.
“Se existir vida inteligente lá, nós devemos ouví-la”, afirmou o físico. “Um dia receberemos um sinal de um planeta como este, mas devemos ter cuidado ao respondê-lo. Encontrar uma civilização avançada pode ser como o encontro entre Colombo e os índios. Nós sabemos que isso não acabou muito bem.”
Como já havia afirmado anteriormente, para Hawking, basta olhar a nós mesmos para ver como a vida inteligente pode evoluir para algo que não queremos encontrar. O pessimismo de Hawking não é novidade, veja aqui suas previsões sobre o futuro do planeta. 
Apesar dos avisos, o cientista está bastante interessado em encontrar vida fora da Terra. Ao lado do bilionário russo Yuri Milner e do presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, ele planeja enviar sondas ao espaço com o projeto Breakthrough Starshot — mais especificamente para o sistema de Alpha Centauri, onde descobriram o Proxima B, um exoplaneta com possibilidade de vida.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/09/stephen-hawking-afirma-que-devemos-ter-cuidado-ao-contatar-ets.html




Comentários