9 FORMAS DE IDENTIFICAR UM FALSO GURU OU MESTRE ESPIRITUAL

Imagem relacionada

9 Formas de Identificar um Falso Guru ou Mestre Espiritual

O velho paradigma dos sistemas de crença controladores da vida e de manipulação da mente deixou que muitos finalmente percebessem que eles têm vivido em uma realidade artificial, criada por pessoas egoístas em delírios de poder. Isto levou a uma situação em que muitos estão vagando, tentando encontrar seu próprio caminho em um mundo sem muitos líderes verdadeiros.
Como resultado disto, um novo mercado se desenvolveu, tentando oferecer respostas a estas pessoas desiludidas com os antigos sistemas dogmáticos. No entanto, existem uns poucos (para dizer o mínimo), neste novo campo de orientação espiritual contemporânea, que estão tirando vantagem absoluta das pessoas, e da criação de circunstâncias que variam muito pouco sobre o velho paradigma, e eles simplesmente deram uma nova roupagem e dão a ilusão de que é uma coisa diferente.
Há um afluxo de “mestres iluminados do Universo” que permeiam a esfera espiritual nestes dias. Gurus e mestres espirituais estão surgindo por todo lado. Muitos deles parecem fornecer uma maneira fácil de sair do vazio que muitas pessoas sentem que têm em suas vidas e, como resultado, esses gurus e professores fazem uma quantidade absurdamente grande de dinheiro… e até mesmo alcançando patamares sociais dignos de superstars glamourosos.
Sim, parece que há pessoas dentro do cenário espiritual que estão buscando os aspectos qualitativos do auto-crescimento e percebendo uma incrível oportunidade de fazer dinheiro, ou uma maneira de ter um poder enorme sobre os outros; então, um esquema de pirâmide é às vezes criado e estabelecido. Isso é muito perigoso, pois pode afetar negativamente a percepção da legitimidade de toda uma comunidade espiritual e tudo o que ela abrange. Mestres espirituais genuínos e verdadeiros, e facilitadores de auto-crescimento, serão confundidos com falsos gurus oferecendo uma espiritualidade desacreditada, que carece de substância e é inútil para o crescimento espiritual de alguém.
Ser consciente de que existem tais “esquemas de pirâmide de iluminação” pode nos ajudar a afastarmo-nos dos falsos gurus, e procurar os professores genuínos, que realmente desejam ajudar as pessoas e à consciência global da humanidade. É reconhecidamente difícil, às vezes, ver através da aparência espiritual que alguns criam como uma fachada para esconder a sua verdadeira natureza e intenções, e ainda mais com os professores que já foram uma vez muito esclarecedores, mas que o dinheiro e a fama influenciaram negativamente.
Ter outros para fazer o trabalho por nós, como vários serviços oferecidos por gurus que existem hoje, é perigoso também, já que estamos colocando nossa fé em um estranho ao escolher “autênticos” e genuínos mestres espirituais. Deveria ser óbvio que pode haver muita decepção, escolhas subjetivas, e as decisões que são feitas sem que os avaliadores estejam plenamente informados sobre uma determinada pessoa que está esperando pelo selo dourado de aprovação.

Identificando falsos gurus e professores espirituais:

1. Cobrar Grandes Quantias de Dinheiro
Ações falam muito mais que palavras. Qualquer um pode proclamar coisas magníficas e maravilhosas, mas essas palavras estão à altura de como a pessoa vive e se expressa na vida diária? Talvez o maior problema que eu tenha encontrado é a questão do dinheiro. Eu vi gurus auto-proclamados, professores espirituais, ou qualquer outro título que eles usam ao cobrar ou pedir quantias incrivelmente grandes de dinheiro para prover informação, conhecimento, ou a chamada sabedoria superior, que na verdade está disponível para todos (busque os sábios que cobram pouco ou nada, e também olhe para dentro, buscando as respostas através da meditação, e outras práticas espirituais auto-induzidas), bem como vários casos de desfalque de dinheiro. Se você está pagando novecentos reais a alguém por uma “ativação espiritual do DNA”, então você foi enganado.

2. Dar-se Títulos Pomposos ou que Impressionam
Ainda sobre palavras vazias, quando se procura por um potencial professor espiritual para orientação, perceba se esse indivíduo se auto proclama ter tais títulos magníficos, referindo-se a si mesmo como mestre iluminado, iogue auto-realizado, ou ser um santo (um dos delírios finais de grandeza ao seguir o narcisista Complexo de Cristo). Uma pessoa realmente iluminada não encontra nenhuma necessidade de masturbação do ego.
Aqueles que experimentaram a Realidade Última / Absoluta não proclamam continuamente sobre como eles alcançaram a iluminação e são melhores que outros. Eles são, na verdade, bastante humildes (talvez, por vezes, excessivamente humildes, mas eles são). Eles entendem que não há nenhum benefício para si ou para os seus alunos em fazer tais declarações com base nas percepções que tiveram sobre a realidade. Não há necessidade de estabelecer um quadro hierárquico entre professores e alunos já que somos todos passageiros do mesmo trem, separados apenas ligeiramente porque, às vezes, alguns sentam-se em vagões diferentes. Estamos todos indo na mesma direção, em última instância.

3. A Incapacidade de Aceitar Críticas
Outra pista de um trapaceiro em pele de guru é saber se a pessoa é capaz de aceitar críticas ou não. Aqueles que não são verdadeiros mestres espirituais vão ficar ofendidos e na defensiva sobre as críticas feitas em relação a eles, em vez de olhar para dentro e ponderar o que essas críticas estão apontando (ninguém é perfeito, afinal de contas). Como ousa um mortal não iluminado criticá-los! Eu mesmo já vi a triste situação de processos legais movidos por esses chamados mestres iluminados contra pessoas que tiveram a ‘”ousadia” de apontar algo que sentiam que estava incorreto, era enganoso, danoso, etc.

4. Excessivamente Centrados no Objetivo Final
Se você notar um professor ou um guru espiritual tendo um caso de amor quase bizarro com a iluminação sendo assim ou assado, seja cauteloso. Muitos desses gurus iluminados se concentram na iluminação em si, em vez de realmente ensinar aos outros como exatamente atingir esse estado. Eles não ensinam sobre o passo-a-passo que antecedeu o esclarecimento de sua consciência da maneira mais autêntica. Mesmo o Buda reverenciado não atingiu a iluminação de um dia para o outro. A menos que um professor espiritual mostre uma forma realista para alcançar a iluminação (como através de uma determinada meditação ou técnica de expansão de consciência), então você estará melhor sem a ajuda deles… e você também irá manter o seu suado dinheiro.

5. Comportar-se de Modo Hipócrita
Cuidado com os hipócritas! Este é talvez uma das formas mais simples de detecção de fraudes. Veja se eles praticam o que pregam. Se eles ensinam que você deve meditar diariamente para promover o seu crescimento espiritual, eles mesmos meditam todo dia? Estão liderando pelo exemplo? Quando falam sobre irradiar amor e luz interior e tudo o que é belo, fazem isso eles mesmos? Ninguém gosta de um hipócrita, especialmente se esse hipócrita está prometendo a iluminação espiritual. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não deveria ser uma desculpa para um professor ser hipócrita.

6. Focar na Satisfação de Desejos Egocêntricos
Um aspecto especialmente importante de um guru ou mestre espiritual que devemos olhar é o seu investimento nos aspectos materiais da vida. Eles estão exibindo um comportamento que é indicativo de ser um neófito no caminho espiritual? Será que eles se concentram excessivamente em dinheiro, sexo ou poder? Um equilíbrio dinâmico quase taoísta é uma necessidade para uma vida equilibrada, mas quando a dependência e abuso surgem e começam a insinuar-se na mente, então há um problema.

7. Exibir Materialismo Espiritual
Materialismo espiritual é algo que Chögyam Trungpa (que estava ele mesmo propenso a armadilhas espirituais) escreveu em 1970, no clássico Examinando o Materialismo Espiritual, sobre algo que vem especialmente se tornando mais e mais um problema nos últimos anos, e vale a pena ficarmos mais conscientes a respeito sobre qualquer um no caminho da auto-realização e iluminação. O foco cada vez maior no materialismo espiritual é problemático. Todos os cursos, ensinamentos, livros e seminários que focam em usar a Lei da Atração para nos trazer riquezas e abundância mundana almejam realizar desejos materialistas, em sua essência, e não refletem mensagens reais de crescimento espiritual.
Embora crescimento espiritual e auto-realização possam levar à atração, por causa da imensa positividade que projetamos para fora, atrair riqueza não é o propósito ao atingir esses estados mentais. Estas mensagens que usam a dinâmica da atração não são essencialmente ruins em si mesmas, mas quando elas são deturpadas, apresentadas como sendo um caminho para a espiritualidade superior, é quando devemos ser cautelosos ao prosseguir. Não se percam na ilusão do que a falsa espiritualidade cria.

8. Comportamento Egoísta
O altruísmo deve ser a qualidade dominante na alma espiritualmente avançada, não o egoísmo. Espiritualidade não tem lugar para superstars e glamour. Não é o professor espiritual que deve ser o foco, mas sim as mensagens espirituais e ensinamentos. Como podemos alcançar a nossa própria auto-realização, se a nossa posição de consciência está focada externamente no professor, em vez de internamente no Ser?

9. Prometer um Caminho Rápido para a Auto-Realização
Não há nada de mal em participar de workshops de espiritualidade, mas quando você vê um professor espiritual dando um curso espiritual que custa várias centenas ou milhares de reais e dura vários dias, ou mesmo semanas, não espere alcançar a iluminação apenas por fazer esse workshop. Sim, todos nós vivemos vidas ocupadas e sentimos que não temos tempo suficiente para dedicarmos ao nosso crescimento espiritual, mas vamos ser realistas: é altamente improvável que você vá se tornar totalmente auto-realizado em três semanas em um retiro em Bali.
Os processos de crescimento espiritual, auto-realização, auto-percepção ou iluminação podem levar anos, até uma vida inteira (alguns dizem mesmo múltiplas vidas). Diz-se que há apenas uma pessoa na história que alcançou a iluminação em uma vida (Milerapa) e a forma como ele atingiu o estado iluminado era altamente não ortodoxo, por assim dizer. Todos nós gostaríamos de acreditar que há um modo rápido para chegar a essas coisas, mas esse não é o caso. É claro que sempre há exceções e alguns alcançarão o cume da montanha mais rápido do que os outros, mas como um todo, é um processo que inclui muita dedicação e tempo.

Há várias maneiras com que você pode identificar um falso guru, mestre espiritual, ou outro vendedor ambulante de falsa espiritualidade. Nestes dias em que existem milhares de autoproclamados gurus, temos que ter cuidado com quem nós escolhemos para ouvir, porque se nós cometemos o erro de seguir alguém que está ego-centrado em suas reais intenções, então vamos perder tempo, dinheiro e oportunidade (entre outras coisas).
A minha esperança é que este artigo possa ajudar a discernir entre o professor genuíno que não deseja nada mais do que ajudar os outros a alcançar a auto-realização, e experimentar a bem-aventurança espiritual, daqueles que anunciam que vão fazer essas coisas para você, mas na realidade apenas querem esvaziar a sua conta bancária. Esteja consciente de quem você decide ouvir e seguir, e você será grato por ter passado algum tempo a discernir entre aqueles que estão olhando para os outros, daqueles que estão somente olhando para si mesmos.

Paul Lenda é um guia de evolução consciente, autor de A Criação de uma Mudança de Consciência, e co-fundador do Shift: (http://www.shift.is) Com o desejo de conhecer e experimentar o horizonte mais amplo da Realidade, Paul desenvolveu uma extensa experiência com os elementos espirituais e transformadores da vida; aqueles que são tanto do conhecimento como os baseados na experiência.
Fonte:http://www.shift.is/2013/06/9-ways-to-spot-a-fake-guru-or-spiritual-teacher/
Tradução: Luciana Pellegrini Drucker <luzpelegrina@gmail.com>
http://www.todos-os-sentidos.com.br/9-formas-de-identificar-um-falso-guru-ou-mestre-espiritual/

Comentários