12 FOTOS QUE REVELAM QUE A AMAZÔNIA É MAIS INCRÍVEL E ESTRANHA DO QUE VOCÊ IMAGINA









12 fotos que revelam que a Amazônia é mais incrível e estranha do que você imagina

As florestas tropicais são incríveis, e a Amazônia é talvez a mais impressionante de todas, porque há coisas nela onde você não pode encontrar em nenhum outro lugar do mundo. Dê uma olhada.
1. O lagarto Jesus


Chamado basilisco, esse lagarto costuma descansar em galhos ou arbustos próximos de pequenos lagos ou riachos. Quando ameaçado, ao invés de correr para a floresta – como qualquer outro lagarto – ele pula e corre na superfície da água, conseguindo escapar dos predadores.
Como eles fazem isso?
A explicação é uma combinação de anatomia e velocidade. Esse lagarto possui patas traseiras com dedos longos, dotados de uma estrutura semelhante a uma franja, que se desdobra ao atingir a água e cria bolhas de ar que dão sustentação ao animal. Ao correr na água, seus pés se movem com força e rapidez tão grandes que eles nunca afundam mais do que alguns centímetros. Uma pessoa comum precisaria correr a 104 km/h para realizar essa façanha.
2. Escuridão
Nas partes mais exuberantes da Amazônia, as copas das árvores são muito densas, tão densas a ponto de bloquear até 99% da luz solar em alguns locais, criando uma escuridão na selva onde vários tipos de animais e plantas interessantes podem prosperar. Este efeito de bloqueio de sol (que é, na verdade, um efeito de absorção) é talvez o papel mais importante papel que a Amazônia e outras florestas tropicais desempenham na regulação da temperatura da Terra.
3. Colossal 
A Amazônia é absolutamente enorme. Ela cobre pouco mais de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, grande o suficiente cobrir mais da metade do território dos Estados Unidos. Além disso, a floresta é maior do que a maioria dos países.
4. Árvore dinamite 
Como mencionamos, a Amazônia é o lar de uma variedade de plantas e animais estranhos. Uma das mais estranhas é a árvore dinamite. O que a torna tão estranha? Para que as árvores espalhem suas sementes, elas dão frutos. Essa, em vez de derrubar frutos no chão da floresta quando maduros, o fruto na verdade explode, enviando sementes até 45 metros de distância.
5. Sapo de vidro 
Se você passar bastante tempo na Amazônia, você certamente vai encontrar uma diversidade de sapos e rãs como você nunca imaginou. Alguns deles são coloridos, alguns camuflados, e alguns são incrivelmente venenosos. O mais legal de todos eles, no entanto, pode ser o sapo de vidro, que tem a pele completamente translúcida, o que lhe permite olhar diretamente para seus órgãos internos.
6. Sapos muito venenosos 
Os anfíbios são muito legais, como o sapo de vidro visto anteriormente. Mas você definitivamente vai querer ficar longe desses pequenos sapos desagradáveis. Eles são bonitos e e interessantes de se olhar, mas apenas um simples toque pode causar paralisia e até levar à morte.
7. Peixe Candiru
Sapos venenosos parecem ruins, certos? Bem, há uma infinidade de animais perigosos que você pode ter o azar de encontrar na floresta amazônica, como o peixe candiru. Esse parasita em especial é muito pequeno, e é capaz de entrar na uretra ou outros orifícios humanos. Melhor nem imaginar…
8. Areia importada 
Esta é uma lista sobre a Amazônia, certo? Então, por que estamos mostrando a imagem de um deserto localizado a milhares de quilômetros de distância?. Bem, a razão é simples. Ventos transatlânticos transportam a areia e poeira a partir do Deserto do Saara, na África, para a Amazônia, fertilizando-a.

9. Peixe elétrico 
O Rio Amazonas é lar de algumas das mais bizarras espécies de peixes do planeta. Há de todos os tipos, mas talvez o mais curioso sejam os peixes elétricos. Sua aparência já o suficiente para manter qualquer um longe, mas se eventualmente algo o tocar, ele é capaz de eletrocutar suas vítimas.
10. Plantas misteriosas 
Há um equívoco popular nos dias de hoje de que a ciência conseguiu descobrir praticamente tudo o que há saber sobre o mundo. Isso está longe de ser o caso. Considere as plantas da Amazônia, que são a fonte de quase um quarto de todos os medicamentos que usamos hoje. Mais de 99% das plantas da floresta ainda não foram completamente estudadas e analisadas.
11. Tribos intocadas 
A Amazônia é lar também de algumas tribos de pessoas que jamais tiveram contato com o mundo exterior. Uma recente expedição à Amazônia descobriu uma dessas tribos, que foi fotografada por avião. Essas pessoas vivem suas crenças, leis, credos e realidades totalmente diferentes da nossa. Fascinante, não?
12. Um rio embaixo de outro 
Todo mundo sabe sobre o rio Amazonas. Mas você sabia que existe um outro rio na Amazônia igualmente importante que nem sequer aparece no mapa? Ele é chamado de Rio Hamza, e é completamente subterrâneo, corre debaixo do Rio Amazonas, e transporta mais de 40 vezes a quantidade de água do que o Tâmisa, na Inglaterra. [TravelTips]
Fonte:https://misteriosdomundo.org/fotos-amazonia/

Comentários