AVES ESCOLHEM VIZINHOS COM PERSONALIDADES SEMELHANTES ÀS SUAS


Aves escolhem vizinhos com personalidades semelhantes às suas


Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford descobriu que os chapins-reais (Parus major) machos escolhem vizinhos com personalidades semelhantes às suas. Esta conclusão é o resultado do estudo de uma população de chapins-reais selvagens, ao longo de seis épocas de nidificação consecutivas, na floresta de Wytham, em Oxfordshire.

“Descobrimos que os machos, mas não as fêmeas, eram seletivos com as personalidades e que optavam por vizinhos semelhantes a eles. As nossas conclusões enfatizam o facto de que as interações sociais podem ter um papel fundamental nas decisões dos animais”, explicou Katerina Johnson, autora do estudo, que foi publicado na revista científica Animal Behaviour. 

Esta tendência que os machos têm de se associar a outros de personalidade semelhante pode provar-se particularmente importante durante a época de nidificação, quando a agressividade culmina. Como os machos competem pelas fêmeas e defendem os seus territórios agressivamente, os machos mais tímidos podem evitar construir um ninho perto de aves mais ousadas e agressivas. 

De facto, os investigadores notaram que as aves até pareciam dar mais importância a esta seleção de temperamentos do que ao próprio local. “Como estudantes a escolher os seus companheiros de apartamento, as aves podem prestar mais atenção a quem vai partilhar o espaço com elas do que meramente à localização”, comentou Katerina. “As personalidades dos animais podem influenciar a sua organização social e sabe-se que os seres humanos também formam redes sociais com base em atributos partilhados, incluindo a personalidade.” 

Os animais exibem, como nós, diferenças comportamentais, que são coerentes ao longo do tempo e constantes em diferentes situações, que podem ser consideradas traços de personalidade. Para avaliar a personalidade dos chapins-reais, os investigadores introduziram-nos num ambiente novo e analisaram as suas reações – os pássaros mais ousados mostraram-se dispostos a explorar o seu novo ambiente, enquanto os mais tímidos se mostraram mais hesitantes e cautelosos. 

“Esta nova descoberta pode ajudar também a explicar a evolução da personalidade e o motivo por que os indivíduos numa população diferem no seu comportamento. Em vez de um determinado tipo de personalidade ser favorecido pela seleção natural como ‘o melhor’, estratégias comportamentais diferentes podem ser igualmente boas, dependendo de quem se escolhe para amigo ou vizinho.” 

O facto de nidificarem perto de outras aves com um temperamento parecido poderá aumentar a sua possibilidade de sobrevivência. Por exemplo, se, por um lado, ter vizinhos ousados pode resultar em mais conflitos entre os machos, por outro, também poderá proporcionar uma vantagem mútua, tornando o afugentamento dos intrusos mais eficaz.


Fonte:http://www.theuniplanet.com/2017/05/aves-escolhem-vizinhos-com.html?

Comentários