25 EXPERIMENTOS PSICOLÓGICOS INTRIGANTES(E POLÊMICOS)DAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Resultado de imagem para 25 experimentos psicológicos intrigantes (e polêmicos) das últimas décadas


25 experimentos psicológicos intrigantes 

(e polêmicos) das últimas décadas












Por que as pessoas agem de tal maneira?


Psicólogos têm refletido sobre esta questão desde os tempos antigos. Muito do conhecimento que temos sobre a mente humana hoje veio de experiências psicológicas conduzidas no século passado.
Desde a “Experiência de Conformidade de Asch” até a “Experiência de Prisão de Stanford de Zimbardo”, os psicólogos nesta lista de 25 experimentos psicológicos intrigantes ajudaram a reunir novas informações e fornecer insights sobre as tendências caóticas do pensamento e do comportamento humano.

25. Teste de Atenção Seletiva

Assista ao vídeo no YouTube.
Você se considera muito observador? Há uma maneira de descobrir.
Dê play no vídeo acima. Você consegue contar quantos passes os jogadores de branco fazem? Se sim, parabéns!
Mas a pergunta mais importante é: você notou o homem vestido gorila?
No teste de atenção de Simons e Chabris, os participantes foram convidados a contar quantos passes ocorreram entre os jogadores de basquete da equipe branca. No meio do teste, um homem vestido de gorila caminhou para a quadra e ficou no centro antes de sair da tela.
O estudo descobriu que a maioria dos indivíduos não percebeu o gorila, provando que os seres humanos muitas vezes superestimam a sua capacidade de multitarefas.

24. Violinista famoso na estação de metrô

experimentos-psicologicos-1
Você para por um tempo para apreciar a beleza em torno de você? De acordo com uma experiência realizada em 2007, provavelmente não.
O famoso violinista Josh Bell apresentou-se como músico de rua em uma estação de metrô de Washington para ver quantas pessoas parariam e escutariam.
Apesar de estar tocando um violino artesanal de 3,5 milhões de dólares e acabado de vender ingressos para um show em Boston, onde os preços eram de 100 dólares cada, pouquíssimas pessoas pararam para apreciar seu belo desempenho.
Ele arrecadou uma miserável quantia de 32 dólares naquele dia.

23. Escadas de Piano

Assista ao vídeo no YouTube.
Uma iniciativa da Volkswagen chamada “The Fun Theory” (“A Teoria Divertida”, em tradução livre) está se preparando para provar que o comportamento das pessoas pode ser mudado para melhor, fazendo as atividades mundanas de forma divertida.
Em uma experiência recente, eles montaram teclas de piano na escadaria de uma estação de metrô de Estocolmo, Suécia, para ver se mais pessoas estariam dispostas a escolher a opção mais saudável e utilizar a escada normal em vez da escada rolante.
Naquele dia, 66% de pessoas a mais do que o habitual utilizaram as escadas normais, provando que a diversão é a melhor maneira de levar a população a mudar suas maneiras.

22. A Experiência Milgram

experimentos-psicologicos-2
Os seres humanos são treinados para obedecer figuras de autoridade desde muito cedo na vida. Um experimento conduzido em 1961 pelo psicólogo Stanley Milgram da universidade de Yale mediu esta disposição instruindo pessoas a executar atos que entrassem em conflito com suas morais.
Os participantes foram instruídos a desempenhar o papel de “professor” e administrar choques elétricos para um “aluno”, que supostamente estava em uma sala diferente, cada vez que respondessem a uma pergunta incorretamente.
Na realidade, ninguém realmente tomou choque. Em vez disso, Milgram tocou gravações para fazer com que o aluno parecesse estar com muita dor e quisesse terminar a experiência. Apesar destes protestos, muitos participantes continuaram a experiência enquanto a figura de autoridade os impulsionava, aumentando a voltagem após cada resposta errada, chegando até a choques elétricos letais.
Experiências semelhantes conduzidas forneceram resultados quase idênticos, indicando que as pessoas estão dispostas a ir contra suas consciências se eles estão sendo instruídos a fazê-lo por figuras de autoridade.

21. O Teste do Marshmallow

experimentos-psicologicos-3
A gratificação adiada pode ser um indicador de sucesso futuro? Isto é o que Walter Mischel da Universidade de Stanford procurou determinar em sua Experiência Marshmallow de 1972.
Crianças de quatro a seis anos foram levadas para uma sala onde um marshmallow foi colocado sobre a mesa na frente delas. Antes de deixar cada uma das crianças sozinhas na sala, o examinador disse-lhes que receberiam um segundo marshmallow se o primeiro ainda estivesse na mesa após 15 minutos.
O examinador registrou quanto tempo cada criança resistiu comer o marshmallow e mais tarde notou uma correlação com o sucesso da criança na idade adulta. Uma minoria das 600 crianças comeu o marshmallow imediatamente e um terço aguardou tempo suficiente para receber o segundo marshmallow.
Em estudos de acompanhamento, Mischel constatou que aqueles que esperaram foram significativamente mais competentes e receberam pontuações SAT mais altas do que os seus pares, o que significa que esta característica provavelmente permanece com uma pessoa para a vida.

20. O Efeito Bystander

experimentos-psicologicos-4
Em caso de uma emergência, a maioria das pessoas provavelmente iria querer estar em uma área movimentada para que elas tenham uma maior chance de receber ajuda.
Contrariamente à crença popular, estar rodeado de pessoas não garante nada. Um fenômeno psicológico chamado Efeito Espectador afirma que as pessoas são mais propensas a ajudar alguém em perigo se há poucas ou nenhuma outra testemunha.
Se há mais pessoas ao redor, normalmente se pensa que alguém vai parar para ajudar. Os cientistas chamam isso de difusão de responsabilidade. O Efeito Bystander foi recentemente testado em uma rua movimentada de Londres e isso faz com que todos pensem que a pessoa em questão vai receber ajuda, mas a maioria das pessoas ainda continua no seu caminho sem parar.

19. A Experiência de Conformidade da Asch

experimentos-psicologicos-5
O Experimento de Asch é outro exemplo famoso da tentação de se conformar durante situações de grupo.
Esta série de experiências conduzidas na década de 1950 colocou um assunto em uma sala cheia de atores. A pessoa que conduziu o experimento apresentou uma imagem com três linhas numeradas e pediu a cada pessoa na sala para identificar a linha mais longa.
Os atores escolheram propositadamente a linha incorreta para determinar se o sujeito responderia honestamente ou simplesmente acompanharia a resposta do grupo.
Os resultados mostraram mais uma vez que as pessoas tendem a se conformar em situações de grupo.

18. A experiência da prisão de Stanford

experimentos-psicologicos-6
Considerado um dos experimentos psicológicos mais antiéticos de todos os tempos, o experimento da prisão de Stanford estudou os efeitos psicológicos que uma prisão poderia ter no comportamento.
Em 1971, uma prisão simulada foi construída no porão do edifício de psicologia da Universidade de Stanford e 24 estudantes do sexo masculino foram selecionados aleatoriamente para desempenhar o papel de um prisioneiro ou guarda da prisão por duas semanas.
Os alunos se adaptaram aos seus papéis um pouco bem demais, tornando-se agressivos até o ponto de infligir tortura psicológica. Até mesmo o professor de psicologia Philip Zimbardo, que atuou como superintendente do experimento, mostrou-se suscetível aos efeitos ao permitir que o abuso continuasse.
O estudo foi cancelado após apenas seis dias devido à sua intensidade, mas provou que as situações poderiam provocar certos comportamentos, de acordo com as tendências naturais de um indivíduo.

17. A Experiência Bobo Doll

experimentos-psicologicos-7
Durante a década de 1960, surgiu um grande debate sobre como a genética, os fatores ambientais e o aprendizado social dão forma ao desenvolvimento das crianças.
Albert Bandura conduziu o experimento Bobo Doll em 1961 para provar que o comportamento humano derivava da imitação social em vez de fatores genéticos herdados.
Ele criou três grupos: um foi exposto a adultos mostrando comportamento agressivo em relação a uma boneca, outro foi exposto a um adulto passivo brincando com a boneca e o terceiro formou um grupo de controle. Os resultados mostraram que as crianças expostas ao modelo agressivo eram mais propensas a apresentar comportamento agressivo em relação à própria boneca, enquanto os outros grupos apresentavam pouco comportamento imitativo agressivo.

16. Cães de Pavlov

experimentos-psicologicos-8
O nome Pavlov soa como um sino?
Se não, você provavelmente tem vivido numa caverna. Esse famoso experimento tornou generalizado o conceito de reflexo condicionado. Pavlov examinou a taxa de salivação entre os cães quando apresentados à alimentos.
Ele percebeu que os cães salivavam ao ver sua comida, então ele começou a tocar um sino toda vez que a comida era apresentada aos cachorros. Ao longo do tempo, os cães começaram a associar o toque do sino com comida, salivando apenas ao ouvir o sino, demonstrando que os reflexos podem ser aprendidos.

15. Little Albert

experimentos-psicologicos-9
O experimento do Little Albert (“Pequeno Albert”, em tradução livre) é o equivalente humano dos cães de Pavlov.
Provavelmente um dos estudos psicológicos mais controversos de todos os tempos, esta experiência conduzida em 1920 por John B. Watson e sua parceira Rosalie Rayner na Universidade Johns Hopkins condicionou um menino de nove meses a desenvolver medos irracionais.
Watson começou colocando um rato branco na frente da criança, que não mostrou nenhum medo no início. Ele então produziu um som alto batendo em uma barra de aço com um martelo cada vez que o pequeno Albert tocava o rato.
Depois de um tempo, o menino começou a chorar e exibir sinais de medo cada vez que o rato aparecia na sala. Watson também criou reflexos condicionados semelhantes com outros animais e objetos comuns até que Albert apresentava medo de todos, provando o condicionamento clássico em seres humanos.

14. Experiência social Carlsberg

Assista ao vídeo no YouTube.
Nesta propaganda hilariante transformada em experiência social, casais inocentes entraram em um cinema de 150 assentos sendo 148 deles ocupados por caras intimidadores, e descobriram que os dois únicos assentos vazios eram bem no meio.
Alguns dos casais saíram do teatro para evitar ter que passar por eles, mas aqueles que ficaram foram recompensados com cervejas Carlsberg e um monte de aplausos.
O que você faria nessa situação?

Você sairia sabendo que sua vida ainda estaria intacta ou percorreria seu caminho até o meio do teatro e arriscaria ofender um daqueles caras intimidadores? Apenas outra razão pela qual as pessoas não devem julgar com base nas aparências.

13. Experiência “Criança Desaparecida”

experimentos-psicologicos-10
As pessoas muitas vezes não conseguem perceber o que os rodeia, uma ideia que foi posta à prova durante uma experiência de criança desaparecida.
Um folheto com informações e uma foto sobre uma “criança desaparecida” foi postado nas portas de uma loja movimentada. Algumas pessoas pararam para estudar o folheto enquanto outras simplesmente olhavam para ele ou apenas não olhavam.
O que todas essas pessoas tinham em comum era que eles estavam completamente inconscientes do fato de que o menino do panfleto estava de pé bem na frente da loja.
Esta experiência demonstra mais uma vez que os seres humanos tendem a ignorar um monte de coisas ao seu redor.

12. A Classe Dividida

experimentos-psicologicos-11
Inspirado pelo assassinato do Dr. Martin Luther King Jr., o professor Jane Elliott criou um exercício em 1968 para ajudar seus estudantes brancos a entender os efeitos do racismo.
Elliott dividiu sua classe em dois grupos: estudantes de olhos azuis e estudantes de olhos castanhos. No primeiro dia, ela designou os alunos de olhos azuis como o grupo superior e deu-lhes privilégios extras, enquanto as crianças de olhos castanhos representavam o grupo minoritário.
Ela desencorajou os dois grupos a interagir e destacou os alunos para enfatizar os aspectos negativos daqueles no grupo minoritário. Ela notou mudanças imediatas no comportamento das crianças.
Estudantes de olhos azuis tiveram melhor desempenho acadêmico e alguns começaram a intimidar seus colegas de olhos castanhos, enquanto os estudantes de olhos castanhos tiveram menor autoconfiança e pior desempenho acadêmico.
No dia seguinte, ela inverteu os papéis dos dois grupos e os estudantes de olhos azuis se tornaram o grupo minoritário. No final do exercício, as crianças ficaram tão felizes que se abraçaram e concordaram que as pessoas não deveriam ser julgadas com base nas aparências externas.

11. Macacos de Harlow

experimentos-psicologicos-12
Você pode agradecer a Harry Harlow pela quantidade de afeto que recebeu quando criança.
Em uma série de experiências controversas durante a década de 1960, ele revelou a importância do amor de uma mãe para o desenvolvimento saudável da infância. Harlow separou macacos rhesus de suas mães algumas horas após o nascimento e deixou-os serem “educados” por duas mães de aluguel.
Uma mãe era feita de arame com uma garrafa anexada para o alimento; O outro foi feito de tecido felpudo suave mas faltava comida. Curiosamente, os macacos bebês passaram muito mais tempo com a mãe de pano do que a mãe arame, provando assim que a afeição desempenha um papel maior do que sustento quando se trata do desenvolvimento na infância.

10. Experimento de Robbers Cave

experimentos-psicologicos-13
Este estudo reminiscente de “O Senhor das Moscas” é um exemplo clássico de preconceito e resolução de conflitos. 22 meninos de onze anos de idade foram aleatoriamente separados em dois grupos e levados para um acampamento de verão em Robbers Cave State Park, Oklahoma.
Os grupos foram alojados em cabines separadas e nenhum sabia da existência do outro durante uma semana inteira. Os meninos se ligaram com seus companheiros de cabine durante esse tempo. Quando os dois grupos foram introduzidos, eles começaram a exibir sinais de abuso verbal.
Para aumentar o conflito entre os grupos, os experimentadores os fizeram competir uns contra os outros em uma série de atividades. A hostilidade cresceu até que os grupos recusaram até a comer na mesma sala.
A fase final envolveu transformar os grupos rivais em amigos. As atividades divertidas que os experimentadores tinham planejado como atirar fogos de artifício e assistir filmes não funcionaram inicialmente, então eles criaram exercícios de trabalho em equipe nos quais os dois grupos foram forçados a colaborar.
No fim do experimento, os meninos decidiram ir no mesmo ônibus para casa, demonstrando que o conflito pode ser resolvido e o preconceito superado através da cooperação.

9. O Estudo Monstro

experimentos-psicologicos-14
Conhecido como “O Estudo Monstro” por causa de seus métodos antiéticos, este experimento determinou os efeitos da terapia de fala positiva e negativa em crianças.
Wendell Johnson, da Universidade de Iowa, selecionou vinte e duas crianças órfãs, algumas com gagueiras e algumas sem. Ele incentivou os gagos a participarem da terapia da fala positiva, elogiando-os pela fluência, e os não-gagos na terapia da fala negativa, menosprezando-os por cada erro.
Como resultado do experimento, algumas das crianças que receberam terapia de fala negativa sofreram efeitos psicológicos e mantiveram
problemas de fala durante o resto de suas vidas, tornando-os exemplos do significado do reforço positivo na educação.

8. Bocejo Contagioso

experimentos-psicologicos-15
Todo mundo sabe que bocejos podem ser contagiosos, mas você sabia que os cães são capazes de “pegar” bocejos também?
Um estudo recente conduzido na universidade de Londres encontrou que 72% dos cães tinham bocejos após ter visto uma pessoa bocejar. Em média, os cães levaram 99 segundos para bocejar e as idades e os gêneros dos cães não afetaram o bocejo.
Embora o motivo disso continue sendo um mistério, os pesquisadores acreditam que isso possa ter algo a ver com a “capacidade de empatia” de um cão.

7. O Efeito Halo

experimentos-psicologicos-16
Um achado clássico na psicologia social, o Efeito Halo é a ideia de que nossa impressão geral de uma pessoa pode ser baseada em apenas um atributo dela. Por exemplo, se alguém tem uma personalidade simpática, as pessoas podem achar as outras qualidades dessa pessoa mais atraentes.
Em uma experiência recente, um homem fez dois vídeos para um site de namoro. No primeiro vídeo, ele leu o roteiro de uma maneira otimista, enquanto que no segundo, ele leu o mesmo roteiro de uma forma mais melancólica.
O primeiro vídeo foi dado a um grupo de meninas e o segundo foi dado a outro grupo, que assistiu o vídeo em uma sala separada. As garotas que assistiram ao vídeo otimista acharam o homem simpático, enquanto as garotas que assistiam ao segundo vídeo achavam o homem desagradável, apesar de ter lido exatamente o mesmo roteiro.
Assim, demonstrando a importância do tom utilizado para a percepção de atratividade geral e para modelar a reação sobre o Efeito Halo.

6. Gêmeos idênticos

experimentos-psicologicos-17
Durante séculos, gêmeos idênticos fascinaram os psicólogos. Múltiplos estudos têm sido conduzidos para provar a existência de uma conexão psíquica entre eles.
Em um experimento, Derren Brown tenta mostrar que os gêmeos idênticos possuem habilidades de comunicação extrassensoriais. Quer as conexões psíquicas existam ou não, as respostas semelhantes dos gêmeos aos estímulos sensoriais indicam que genes compartilhados, criação e experiências de vida podem fazer com que os gêmeos desenvolvam processos de pensamento semelhantes.

5. Experimento de acidente de carro

experimentos-psicologicos-18
As memórias podem ser enganadoras. Isto é o que Loftus e Palmer descobriram em sua experiência de acidente de carro de 1974.
Os dois queriam ver se a formulação de perguntas de certa forma afetaria a lembrança dos participantes distorcendo suas lembranças de um evento. Os participantes assistiram a slides de um acidente de carro e foram convidados a descrever o que tinha acontecido como se fossem testemunhas oculares.
Os pesquisadores descobriram que o uso de diferentes verbos afetou as memórias dos participantes do acidente, mostrando que a memória pode ser facilmente distorcida.

4. Dissonância Cognitiva

experimentos-psicologicos-19
Alguma vez você já sofreu uma decepção e, em seguida, se convenceu de que você não foi decepcionado de verdade?
Se você respondeu sim, você experimentou um fenômeno psicológico chamado dissonância cognitiva.
Em 1956, o estudante de psicologia Jack Brehm trouxe alguns de seus presentes de casamento para a classe (uma lâmpada, uma torradeira, um rádio de transistor, etc.) e pediu a todos que classificassem a desejabilidade de cada item.
Os alunos foram então convidados a escolher entre dois itens que eles encontraram igualmente atraentes. Depois de fazer uma escolha, os alunos foram convidados a avaliar todos os itens novamente.
Todos aumentaram as classificações dos itens que escolheram e reduziram as classificações de seus itens de segunda escolha, mostrando que os seres humanos sempre tentarão convencer-se de que tomaram a decisão certa.

3. Campanha de Abraços Gratuitos

experimentos-psicologicos-20
Todos passamos por maus dias. Às vezes, um abraço é tudo o que precisamos para nos sentirmos melhor.
Um homem que se chamava Juan Mann decidiu realizar uma experiência social própria para testar esta teoria. Ele estava em uma área movimentada de Sydney, Austrália, segurando um cartaz que dizia “abraços gratuitos” e partiu em uma missão para espalhar alegria em sua cidade natal.
Sua campanha “abraços gratuitos” provocou uma tremenda resposta e foi banida pela polícia. Mas, em uma torção inspiradora, mais de 10 mil pessoas assinaram uma petição para manter a campanha em andamento, enviando uma mensagem esperançosa de que a humanidade ainda é encontrada mesmo nesta era da mídia impessoal e da tecnologia.

2. Cegueira à mudanças

experimentos-psicologicos-21
A cegueira à mudanças é a incapacidade de detectar mudanças sutis em objetos ou cenas que seria perfeitamente óbvio após uma inspeção mais próxima. Esta inconsciência pode até incluir o reconhecimento de rostos humanos.
Uma experiência revelou que distrações visuais podem causar este fenômeno. Um homem atrás de um balcão entregou um formulário de consentimento a um sujeito. Ele então se abaixou atrás da mesa para “recuperar um pacote”, apenas para ter um homem diferente emergindo em seguida entregando o pacote para o sujeito.
O segundo homem no experimento não parecia com o primeiro e estava vestindo uma camisa colorida diferente. Surpreendentemente, 75% dos indivíduos nem sequer notaram a mudança, revelando como o ser humano perde informações de um momento para o outro.

1. Experimento “Candid Camera Elevator”

Assista ao vídeo no YouTube.
Sorria! Você está no “Candid Camera”.
Essa famosa gravação de 1960 revela o que acontece quando um inocente é vítima de uma experiência coletiva de comportamento. O vídeo mostra duas reações cômicas de homens sobre o comportamento social, em um elevador.
Como a maioria das pessoas, eles se conformavam com o comportamento do grupo, embora não tivessem idéia do que estava acontecendo, revelando assim que os indivíduos sempre tentarão se encaixar mesmo que sem compreender o comportamento do outro.
Fonte:https://awebic.com/listas/experimentos-psicologicos/

Comentários