A CAPADÓCIA NA TURQUIA - CULTURA E LAZER NUM LUGAR MARAVILHOSO !

Imagem relacionada

A Capadócia (Cultura e Lazer)

Resultado de imagem para A CAPADÓCIA NA TURQUIA
Até pouco tempo atrás a Capadócia não era um destino muito conhecido, mas atualmente é muito requisitado pelos turistas brasileiros, tanto é que até os guias locais estão aprendendo a falar português.
É curioso dizer que o destino da viagem é a Capadócia, porque o termo não consta nem no mapa da Turquia, mas é usado para se referir a área na Anatólia entre Aksaray, Hacibektas, Kayseri e Nigde.
Uma maneira de ver o panorama com uma outra perspectiva. O nascer do sol, as montanhas, as chaminés das fadas, junto ao colorido dos tantos balões, formam um conjunto de figuras que pintam a paisagem, e fazem deste momento uma experiência inesquecível.
Capadócia é uma região da Turquia.  Significa Terra dos Cavalos Bonitos. 
   É conhecida por sua singular paisagem lunar, suas cidades subterrâneas que serviram de abrigo aos antigos cristãos, bem como suas casas e igrejas escavadas nas rochas. Aliás, esse é o maior diferencial do local.   Mas você sabe como surgiram aquelas cavernas?   
Estas cavernas chegaram a ser habitadas até a 50 anos atrás. Hoje várias destas cavernas foram convertidas em hotéis maravilhosos e hospedar-se em um deles é vivenciar uma experiência muito exótica e agradável.
Suas principais características são as formações geológicas peculiares, causadas por fenômenos vulcânicos e pela erosão, além do patrimônio histórico e cultural, marcado por cidades subterrâneas e casas escavadas na rocha. 
  

Vulcões ativos há milhões de anos, deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim essas incríveis formações rochosas que se encontram na região.


A região da Capadócia, na Turquia, desperta curiosidade devido à formação rochosa incomum, relíquias históricas e diversidade cultural. A paisagem da cidade encanta e mostra o quanto a natureza é importante em suas criações.

O que poucos sabem é que lá existem segredos muito bem guardados, subterrâneos. A cidade de Derinkuyu se estende por oito quilômetros de comprimento e 85 metros de profundidade abaixo do solo, composta por 600 portas que ligam a salas enormes, câmaras e instalações.

Criada possivelmente no século 7 a.C, ligando à cidade de Kaymakli, abrigou 20 mil habitantes que fugiam de guerras e invasões. A configuração remete a um labirinto exatamente para confundir os invasores. O que deixa de a tornar uma simples caverna é que a cidade era composta por armazéns, refeitórios, igrejas, adegas, poço, tubos de ventilação e outras várias coisas que permitiam que as pessoas morassem e trabalhassem por ali, levando uma vida normal. Ou seja, não era apenas um esconderijo.
Desde 1965 está aberta para visitas, tornando possível um tour em cerca de 10-15% de toda a cidade subterrânea. Se o interesse for grande, esteja preparado quando for à Capadócia, pois existem 36 cidades subterrâneas por lá, até então.
derinkuyu9
derinkuyu8
derinkuyu7
derinkuyu10

Fotos: newbreak, taringa, wikimedia, travelgrl, barefoot travel, impressive magazine.

Hoje, várias destas cavernas foram convertidas em hotéis maravilhosos e hospedar-se em um deles, é vivenciar uma experiência muito exótica e agradável. 
  As viagens de balão são um modo original e estimulante de conhecer a região. Saem de madrugada e em geral duram cerca de 1h a 1:30hs.  
O preço varia de acordo com o pacote escolhido. A Kapadokya Ballons oferece 3 pacotes: Standard Flight Program, Exclusive Deluxe Fight Program e VIP Balloon Program. O pacote Standard custa 175 euros no cartão de crédito ou 165 euros em cash, e dura 45 minutos a 1 hora. Já o Executive custa 250 euros no cartão de crédito ou 230 euros em cash, e dura 1:30 minutos a 2 horas. O Vip é feito sob medida, ideal para casais em lua de mel, aniversário de casamento ou outra data especial e que desejam ter o balão só para eles. Nesse último caso, o preço deve ser acertado com a empresa, já que não é tabelado. Todos os valores acima são cobrados por pessoa. Crianças de 6 a 12 anos pagam a metade do preço!
  



O aeroporto mais próximo da Capadócia fica na cidade de Nevşehir, a apenas 10Km de Göreme, aprincipal cidade-base da região. De lá até seu hotel, você pode facilmente pegar um táxi sem gastar muito com esse traslado (ou usar o transfer citado no tópico abaixo).

Acontece que Nevşehir recebe poucos voos diários desde Istambul e os preços costumam ser bem caros. Uma alternativa mais econômica e prática no que diz respeito à variedade de horários de voos é chegar pelo aeroporto de Kayseri, importante cidade a 88Km de Göreme.

Aeroporto de Kayseri (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Empresas como Turkish AirlinesOnur Air e Pegasus Airlines voam para Kayseri, mas fique atento porque normalmente apenas a Turkish costuma sair do aeroporto Atatürk, o principal de Istambul. As demais voam do distante Sabiha Gökçen, que além de tudo não fica conectado à rede de transporte público da cidade.
Para ir de Kayseri a Göreme, contratei o transfer da Argeus Tourism & Travel, chamado Cappadocia Exclusive. Aprovei muito o serviço (eu não tenho nenhum acordo com eles, gostei mesmo). Fiz todo o contato pela internet e os horários das novíssimas vans são combinados com as chegadas dos voos. Ou seja, desembarquei e lá estava o motorista segurando uma plaquinha com meu nome. O percurso demora cerca de uma hora e custa TL20 (€8).
Aeroporto de Kayseri (Foto: Esse Mundo É Nosso)
As vans atendem as principais cidades da Capadócia, como Göreme, Ürgup, Avanos, Uçhisar e Nevşehir. Por falar nisso, a Cappadocia Exclusive também faz o trajeto de Nevşehir para as demais cidades por TL17 (€7). Basta agendar pela internet e o bom é que o site é em inglês.


Goreme

Artesanatos
Barracas de artesanato da região da Capadócia.

http://nomadesdigitais.com/conheca-a-cidade-subterranea-onde-ja-viveram-mais-de-20-mil-pessoas/#

  http://www.marciacosmeticos.com.br/capadocia-a-regiao-das-cavernas-post-118.html


  http://essemundoenosso.com.br/2012/11/01/como-chegar-a-capadocia/


http://www.vanialima.blog.br/2015/06/a-capadocia-cultura-e-lazer.html




Capadócia na Turquia


Quando Ir

A Capadócia tem coisas pra fazer o ano inteiro. Inclusive a Karina contou pra gente aqui como foi visitar a região e voar de balão durante o inverno. As épocas recomendadas são primavera e outono, quando as temperaturas estão mais amenas.capadociafall
Eu fui no outono e adorei! É uma das minhas estações do ano favoritas e não poderia estar mais lindo!eufallcapadocia

Como Chegar

A Capadócia na verdade não é uma cidade, mas uma região que tem cidades como Goreme, Nevsehir e  Urgup. O voo de Istambul é para a cidade de Nevsehir e dura pouco menos de uma hora, depois é mais uma horinha de transfer até Goreme(que você pode arranjar direto com o hotel), a cidade que eu fiquei hospedada. Há também um ônibus que sai de Istambul para Capadócia, mas a viagem é longa e se você não tem muito tempo não aconselho. E a passagem de avião custou em torno de 150 reais ida e volta de Istambul para o aeroporto de Kayseri na Turkish Airlines.

Onde se Hospedar

No quesito hospedagem o  outro sonho: dormir num hotel caverna, foi plenamente realizado no Kelebek Cave Hotel . O meu quarto tinha uma vista linda para o vale em Goreme onde na hora do sol nascer, dá pra ver centenas de balões fazendo seu passeio matinal.
Kelebek Cave Hotel
Kelebek Cave Hotel
Para quem imagina que para dormir numa caverna você tenha que se desconectar do mundo,  ledo engano… o quarto caverna tem WiFi que funciona muito bem por sinal e todas as modernidades que se espera de um hotel.

O que Fazer

A principal atração (pelo menos para mim) era andar de balão, mas há atrações variadas, nessa região de formações rochosas incríveis. Os hotéis oferecem vários tours e tem até tour em português, mas se você tem mais tempo pode também alugar um carro e explorar a região por sua conta, já que ficam todas bem perto uma das outras. Eu fui no outono, que é uma época linda na região, mas os voos de balão acontecem o ano inteiro, mesmo durante o inverno. A minha amiga Karina que já escreveu vários posts sobre a região aqui no blog e mora por lá foi minha guia durante essa viagem rapidinha.
euekarina
Karina e eu no Goreme Open Air Museum
Aqui algumas das atrações que eu consegui ver e recomendo:

Goreme Open Air Museum

Aqui as capelas escavadas na rocha são a principal atração. Há dezenas de áreas para explorar dentro do museu e você pode passar quase um dia inteiro por aqui. Um detalhe: não pode fotografar dentro das cavernas.
openairgoreme

Sunset place

Este lugar fica em uma área elevada, bem pertinho da parte central de Goreme e é o lugar ideal para assistir o sol se pondo.

Vale da Imaginação

O Vale da imaginação é exatamente o que nome sugere… um vale que mexe muito com a sua imaginação. As formações rochosas tem formas diversas e o desafio aqui é identificar os animais e formas. Para alguns como o famoso camelo, é bem fácil achar, para outros é preciso uma boa dose de imaginação mesmo. O lugar rende fotos maravilhosas de vários ângulos.
Dá pra perder algumas horas do dia só entre esses três lugares, um outro ponto que eu achei interessante foi onde fica a árvore do olho turco. Lá apropriadamente se vendem olhos turcos para você fazer seu pedido e deixar amarrado na árvore.
olhoturco
Bem do ladinho tem uma árvore cheia de lenços com pedidos também (eu vi meias e até calcinhas amarradas na árvore). Se você optar pelos tours, eles levam os visitantes a uma fábrica de cerâmica e também para fazer degustação de vinhos.

Voo de Balão 

O momento mais esperado da viagem é o dia do voo de balão. Os voos saem bem cedo de manhã, portanto se você tiver uma dessas idéias malucas de fazer bate e volta, não vai funcionar. O ideal é dormir em Goreme e na manhã, ou diria, madrugada seguinte, ir fazer o voo. Fiz o vôo com a Butterfly Baloons e adorei. A gente se encontra no escritório deles para o café da manhã e parte para o local do voo com o seu grupo. O dia estava um pouco nublado, mas mesmo assim, ver os vales e aquele cenário mágico da Capadócia de cima foi sensacional. São centenas de balões colorindo os céus da região e o voo pode ser mais longo ou mais curto dependendo das condições climáticas no dia. Eu planejei ficar lá por dois dias, pra que se por algum motivo o voo não acontecesse no primeiro dia, eu ainda teria mais uma chance, mas tudo deu certinho de primeira. Quando a gente termina, o brinde de champanhe é especial.
balaocapadocia
No dia seguinte antes de ir embora, eu acordei cedo para ver os balãos voando novamente, mas dessa vez da janela do meu quarto. Mágico!
Fonte:http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/10/05/capadocia-na-turquia/
doquarto


Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA