RELIGIÃO UMBANDA E SEUS PRINCÍPIOS

Religião Umbanda

A religião é um dos assuntos mais polêmicos que existe, visto que existem várias delas pelo mundo afora (são contabilizadas cerca de 3 mil religiões pelo planeta). Dentre elas podemos destacar o cristianismo, religião esta que está presente em 31% da população do planeta (ou 2,2 bilhões de fiéis).
Depois do cristianismo, outras religiões também têm  sua legião de fiéis, e algumas tão numerosas quanto a do cristianismo, como o Islamismo, que é a segunda religião mais prestigiada do mundo, atrás somente da religião fundada por Jesus Cristo.
Paralelo a essas, as religiões dos povos africanos, sobretudo aquelas que se dispersaram pelo mundo graças às grandes navegações (responsáveis pelo aprisionamento e escravização dos nativos africanos) também têm a sua força, e, no Brasil, podemos ter uma clara noção disso. Nesse artigo, iremos discutir sobre a Umbanda, uma das muitas crenças que está no leque religioso da África. Além disso, vamos falar também sobre a influência dela na sociedade brasileira.

A Umbanda – Sua Origem

A Religião Umbanda teve início em anos recentes – no começo do século XX, mais precisamente no ano de 1907 (ou também no ano de 1908), quando um rapaz, prestes a entrar na Marinha, começou a ter alucinações e a falar coisas incompreensíveis.
Orientada por um médico, a família do rapaz, que estava desesperada com os ataques repentinos dele, o levou até um centro espírita, onde um suposto espírito reencarnou em seu corpo, dizendo ser um padre que foi morto na fogueira, por acusação de bruxaria em Lisboa, no longínquo ano de 1761 (época em que Portugal ainda era um império e o Brasil era sua colônia). O espírito também dizia que Deus lhe tinha dado mais uma chance para expor os seus conceitos sobre a religião.
Quando essa aparição aconteceu, o presidente da sessão espiritual tentou, em vão, encerrar a consulta, sendo duramente questionado pelo espírito, ao dizer que ele tinha feito isso por conta de suas origens raciais, sobretudo pela sua cor. 
No dia seguinte ao evento, autoridades do centro espírita foram procurar pelo rapaz, que se chamava Zélio, a fim de comprovar a veracidade dos fatos. O espírito novamente se reencarnou no corpo de Zélio, contando sobre as almas dos índios e escravos que sofreram nas mãos dos colonizadores.
Depois dessas declarações, o espírito disse que era essencial a prática da caridade por todos que se simpatizassem pelo espiritismo, dizendo que a raça, posição social ou, até mesmo, a cor não deveriam ser levados em conta, prevalecendo somente a igualdade humana. Além disso, ele dizia que suas falácias tinham base no evangelho de Jesus Cristo. Nisso também começou a ser difundido o nome Allabanda, que foi gradualmente substituído por Aumbanda, até se transformar em Umbanda, termo que é utilizado até hoje. 

A Umbanda Depois das Revelações de Zélio

Depois das revelações do espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, que tomou posse do corpo de Zélio por alguns momentos nas consultas, os chamados “terreiros de Umbanda” se espalharam pela Bahia. O primeiro fundado se chamava Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. Na época, dezenas dessas tendas povoaram o território Bahiano. Mas, até a morte de Zélio, que ocorreu no ano de 1975, pouco mais de 10.000 tendas já estavam presentes no território brasileiro.

Os Princípios da Umbanda

Para começar, a Umbanda , assim como o Cristianismo, tem várias vertentes, nas quais podemos destacar a Umbanda Tradicional, Primado de Umbanda, Umbanda de Nação, Umbanda Astrológica, entre muitas outras.
Alguns estudiosos sugerem que a influência africana no desenvolvimento umbandista no Brasil foi apenas um percalço para explicar a sua chegada e posterior crescimento em território brasileiro. Tanto é que, depois de também ser frequentadas por brancos, foi criada uma divisão na religião, que dizia que a umbanda praticada por eles era a “Umbanda pura”, ou,  ainda, a “Umbanda Branca”, também tendo a alcunha de “Umbanda de Linha Branca”, onde era indicada, claramente, que a magia ali utilizada era branca (ou seja, para o bem). 
Já a umbanda praticada pelos negros, era a umbanda negra, portanto usava magia negra (ou seja, para o mal). Tal estigma foi quebrado ao reconhecer no povo africano os verdadeiros conhecedores da umbanda, pelo seu forte heroísmo e o seu passado sofredor.
Em todas as vertentes Umbandistas, são comuns as seguintes diretrizes:
– Uma doutrina monoteísta, ou seja, com a existência de apenas um Deus. O seu nome pode ser Zambi, Olorum ou Oxalá, sendo esse último nome o mais conhecido e usado.
– Uma crença fiel às divindades nela representadas, bem como nos orixás;
– Crença, também, nas diversas entidades ou guias espirituais;
– Crença de que a alma que nos pertence não morre, mas sim se eterniza perante os séculos;
– O ato de reencarnar-se também é bastante considerado nas vertentes umbandistas;
– Crença no poder do Carma;
– A Lei da Causa e Efeito, na qual, segundo a umbanda, o bem proclamado é pago com o bem, bem como o mal que é proclamado é pago com o mal. 

O Espaço Físico dos Terrenos Umbandistas

Para que as sessões umbandistas possam ocorrer, assim como a Igreja é importante para os católicos poderem celebrar suas missas, é importante um espaço próprio para a Umbanda. Os requisitos são os seguintes:
– Assentamento, ou seja, o terreiro onde irá ocorrer as sessões umbandistas;
– Peji ou Pegi, que é o altar onde os objetos utilizados na Umbanda permanecem;
– Porteira (também conhecido como tronqueira) como o próprio nome já diz, é o local por onde todos entram, querendo remeter, na verdade, à passagem que as pessoas fazem em cada sessão umbandista.
– Roncó, um local de acolhimento, fica numa área externa ao terreiro, mas é, de qualquer forma, anexada a ele. 
Fonte:http://religiao.culturamix.com/religioes/religiao-umbanda/


Como surgiu a Umbanda


A Umbanda é uma religião brasileira resultante da fusão espiritual de correntes religiosas diferentes (como o candomblé, catolicismo e espiritismo) e foi formada no século XX no sudeste brasileiro. O maior aglomerado nacional de adeptos é o Rio Grande do Sul. O dia 15 de Novembro é considerado, pelos seus adeptos, a data que marcou o surgimento desta corrente religiosa e foi oficializado no Brasil em Maio de 2012. A palavra "umbanda" significa "magia" e "arte de curar". Existem várias ramificações de Umbanda com práticas e rituais diferentes, como a Umbanda Tradicional, Primado de Umbanda, Bandomblé e Umbanda Astrológica. Quer saber mais sobre a origem desta religião? Descubra como surgiu a Umbanda neste artigo umComo.


Como começou a umbanda

A Umbanda foi formada numa Federação Espírita na cidade de Niterói (Rio de Janeiro), no dia 15 de Novembro de 1908. Zélio Fernandino de Morais era um jovem de 17 anos que estava se preparando para iniciar sua carreira militar na Marinha, quando foi assombrado por uma inusitada paralisia que confundiu os médicos. Diz-se que um dia se ergueu do leito e gritou: "Amanhã estarei curado!". No dia seguinte a paralisia terminou.As fontes apresentam versões diferentes da história. Umas contam que Zélio apresentou um comportamento estranho: o jovem tanto tinha a postura de um velho, dizendo coisas que ninguém entendia, como se comportava como um felino. Os médicos aconselharam a família a levar Zélio para ver um padre e a família levou o jovem a um centro espírita. No dia 15 de Novembro, Zélio se sentou, em sessão, na mesa da Federação Espírita de Niterói - presidida por José Souza - quando foi incorporado por um espírito. Zélio saiu da mesa durante a sessão e colheu uma flor do jardim, contrariando a regra que proibia que alguém se levantasse durante a sessão. Os espíritos que incorporaram Zélio se apresentaram, em seguida, como negros escravos e índios. O diretor de trabalhos convidou os espíritos a sair da sessão quando Zélio proferiu mensagens de igualdade de etnias e condição social, apresentando-se como o Caboclo das Sete Encruzilhadas. No dia seguinte, o primeiro terreiro de Umbanda foi fundado: Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.

A propagação

O espírito encarnado em Zélio estabeleceu normas como a prática de caridade e, no ano de 1918, foram fundadas sete tendas para a propagação da Umbanda. Até Zélio morrer, foram fundados mais de dez mil templos. Em 1939 foi criada a União Espírita de Umbanda no Brasil para acabar com polêmicas e tentar unificar os adeptos. A partir desse momento, as únicas práticas consideradas Umbandistas seguiam os fundamentos propostos pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Na década de 80 a Umbanda se tornou mais popular do que nunca ao ser declarada como religião de celebridades como Clara Nunes, Vinícius de Moraes, Raul Seixas e Martinho da Vila.

Fonte: sambabarcelona.com

Conceitos


Existem várias crenças e costumes nessa corrente religiosa. Apesar de variarem de acordo com a vertente, podemos encontrar alguns conceitos comuns a todas as ramificações:
  • Deus único, conhecido por Olorum, Oxalá ou Zambi;
  • Crença em divindades (ou orixás):
  • Existência de entidades espirituais (ou Guias);
  • Crença na imortalidade da alma;
  • Existência de antepassados;
  • Reencarnação;
  • Carma.
fraternidadecaridade e respeito ao próximo são também práticas ensinadas pela Umbanda.

Fonte: arautosdaluz.com

Ritos

Os rituais da Umbanda servem para evocar orixás, não tendo forma definida e variando de casa para casa. Alguns ritos comuns são:
  • Giras - sessões onde se reúnem espíritos (podem ser de treinamento, de trabalho ou festivas);
  • Bater cabeça - um ato de prostração para reverenciar o Guia;
  • Defumação - usada para expulsar espíritos maus e purificar o ambiente;
  • Passe - gesto de imposição de mãos;
  • Pontos riscados - diagramas desenhados no chão que representam a assinatura do Guia;
  • Pontos cantados - músicas e cantos para invocar ou louvar;
  • Oferendas - disposição de comida ritual e objetos específicos como agradecimentos aos Guias e Orixás;
  • Descarrego - rituais de limpeza para afastar cargas negativas;
  • Batismo - quando alguém é iniciado.

Fonte: raquelcain.wordpress.com

Entidades


As entidades variam, também, de acordo com cada ramificação. Em geral, os espíritos da Umbanda se enquadram em cinco categorias:
  • Caboclos - espíritos indígenas;
  • Pretos Velhos - espíritos de escravos brasileiros velhos;
  • Exus - espíritos menos evoluídos que foram criminosos ou pecadores em vida;
  • Pombas Giras - feminino dos Exus;
  • Crianças - espíritos de crianças.
Todos esses espíritos trabalham para fazer o bem, pelo que são chamados de "espíritos de luz". Os espíritos banidos para o lado negro da Umbanda inserem-se na Quiumbanda, o lado oposto da Umbanda.

Fonte:https://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-surgiu-a-umbanda-21898.html

Resultado de imagem para umbanda
Resultado de imagem para umbanda

Comentários