AGORA JÁ SABEMOS PORQUE SOMOS DIFERENTES

Resultado de imagem para AGORA JÁ SABEMOS PORQUE SOMOS DIFERENTES

AGORA JÁ SABEMOS PORQUE SOMOS DIFERENTES

Em um novo estudo publicado esta semana nos EUA, veio o reforço daquilo que já sabíamos por sentir, viver e intuir, mas não havia explicação científica até então.
Enquanto mediam a atividade cerebral com ressonância magnética durante os ensaios da pressão arterial de vários voluntários, pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) descobriram que os homens e as mulheres tiveram respostas opostas na parte dianteira direita do córtex insular, uma parte do cérebro essencial para a experiência de emoções, controle da pressão arterial e da auto consciência, onde as coisas são mais percebidas.
O córtex insular tem cinco partes principais chamados giros servindo papéis diferentes. Os pesquisadores descobriram que a resposta da pressão arterial no giro frontal direito mostrou um padrão oposto em homens e mulheres, com homens mostrando uma maior ativação do lado direito na área enquanto as mulheres mostraram uma menor ou nenhuma resposta nessa área.
“Essa é uma dessas áreas cruciais do cérebro e nós não esperávamos encontrar diferenças tão grandes entre os cérebros de homens e o das mulheres. Ficamos espantados “, disse Paul Macey, o principal autor do estudo.
Esta região chamada ínsula frontal direita, está envolvida com o estresse, com a manutenção da frequência cardíaca e da pressão arterial elevada.
É possível que as mulheres já tivessem ativado esta região por causa de estresses psicológicos anteriores, por isso quando elas fizeram o teste físico no estudo, essa região do cérebro não era ativado novamente, no entanto, e parece que é o mais correto, é possível que esta região esteja ligada de forma diferente em homens e mulheres . “Sempre pensei que o padrão ” normal ” era para todos nós”, acrescentou Macey .
“No entanto, uma vez que a maioria dos estudos anteriores foram feitos em homens ou animais machos, parece que essa resposta ” normal ” existia apenas em homens . A resposta saudável nas mulheres parece ter sido uma ativação do lado direito inferior. ”
A maioria dos estudos sobre as diferenças nas funções cerebrais entre homens e mulheres têm buscado sempre o desempenho psicológico. Dessa vez se conseguiu provar as alterações físicas e orgânicas…que certamente influenciam as diferenças no desempenho psicológico também.
Em estudos anteriores, os pesquisadores da UCLA haviam notado diferenças no ritmo cardíaco e no fluxo de sangue do cérebro durante alterações da pressão arterial em homens e mulheres com apneia obstrutiva do sono e queriam ver se as respostas cardiovasculares em áreas do cérebro eram diferentes em homens e mulheres saudáveis.
Para isso, os investigadores da Escola de Enfermagem da UCLA usaram a manobra de Valsalva – durante a qual os participantes respiravam com dificuldade, através de um pequeno tubo, aumentando a pressão arterial, possibilitando medir a atividade do cérebro, uma vez que ela controla a alteração da pressão arterial.
“Isto levanta várias questões para nós, por exemplo, porque é que há uma diferença no padrão de cérebro e que acaba refletindo em diversas questões de saúde para homens e mulheres, particularmente no caso de doenças cardiovasculares”, disse Macey.
Para encontrar as respostas, um estudo mais aprofundado sobre esta diferença será necessário para obter uma melhor compreensão da susceptibilidade à doença, eficácia das drogas e até mesmo o curso do desenvolvimento normal entre todos os indivíduos, e não apenas entre homens e mulheres. “Acreditamos que as diferenças na estrutura e função da ínsula em homens e mulheres podem contribuir para diferentes sintomas clínicos em algumas desordens médicas”, disse Macey.
Agora já temos provas científicas de que não somos iguais biologicamente.
Se acrescentarmos a isso a genética, a educação, o ambiente, as experiências felizes, os traumas e condicionamentos, etc. entenderemos mais do que nunca, que as diferenças no desempenho, respostas e reações, físicas e psicológicas, gostos, percepções, desempenhos, etc, devem ser não mais somente aceitas e toleradas, até incentivadas, como profundamente respeitadas. Felizmente não somos iguais.
E viva as diferenças…
Fonte da história :
O artigo acima foi elaborado a partir de materiais fornecidos pela Universidade da Califórnia – Los Angeles. Foram utilizadas partes do artigo original escrito por Laura Perry, publicado no Frontiers in Neurology, que deu autorização para tradução, adaptação e publicação neste site.

*Psicanalista, Palestrante, Professor Universitário, Viajante do mundo, curioso e eterno aprendiz..... É colunista do site Fãs da Psicanálise.

Resultado de imagem para AGORA JÁ SABEMOS PORQUE SOMOS DIFERENTES

Fonte:http://www.fasdapsicanalise.com.br/agora-ja-sabemos-porque-somos-diferentes/

Resultado de imagem para AGORA JÁ SABEMOS PORQUE SOMOS DIFERENTES

Comentários