XAMANISMO : A JORNADA DA CONSCIÊNCIA

Imagem relacionada

Xamanismo : a "Jornada da Consciência"

xamanismoO xamanismo diferente do que a maioria das pessoas pensam não está relacionado somente com culturas indígenas americanas, e nem se refere apenas à espiritualidade indígena. É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acessas as chamas da Medicina da Terra mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico.
A palavra tem origem siberiana e não americana. Foi criada por antropólogos para definir um conjunto de crenças ancestrais. Para mim é um caminho de conhecimento. Nós podemos perceber traços do xamanismo em várias religiões.
As raízes do xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana. As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, naxamanismo Idade da Pedra. Antropólogos têm estudado xamanismo nas Américas; do Norte, Central, Sul. Também na África, entre os povos aborígines da Austrália, Esquimós, Indonésia, Malásia, Senegal, Patagonia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, ou seja, em todos os lugares ao redor do mundo. E, em todos os lugares os ensinamentos e práticas são as mesmas.
O xamanismo é a "Jornada da Consciência", um legado da humanidade além das fronteiras dos países, credos, raças, filosofias. A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O xamã compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres, assim, conectado com a natureza, possibilita esta mesma natureza atuar, harmonizar e curar a ele e a outros. No sentido do "religare" pode ser considerada uma religião.
O xamã é sempre uma figura dominante e não um santo, avatar ou profeta. Ele é um intermediário entre o mundo espiritual, natureza e a comunidade.
O "conhecimento" é para todos mas "sabedoria" é para alguns. Muitos iniciam a caminhada mas poucos atingem as maiores alturas. Este conhecimento não está limitado aos iluminados, é disponível para todos nós dependendo da sinceridade e humildade com que buscamos. Sabedoria xamânica é sabedoria da Mãe Terra e, a cada filho dela, é dado um presente, algum talento especial.
xamanismoO xamã compreende o Círculo Sagrado da vida, ajuda na cura, ensina o que é necessário para o bem da comunidade. Isto significa frequentemente colocar a comunidade em primeiro plano. O caminho xamânico conduz a um relacionamento de amor com a Mãe Terra. Não é possível praticar o verdadeiro xamanismo sem incluir os cuidados com a preservação da vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal, espiritual) em nosso planeta.
No xamanismo é honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos e outras manifestações da natureza. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas através da reconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação.
O foco das práticas do xamanismo centra-se nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, a complementaridade masculino e feminino, o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as forças da terra do sol, da lua e das estrelas.

Estas são algumas características que definem as práticas:

  • A Busca por estados Alterados de Consciência, Voo da Alma / Êxtase. O xamã é um especialista e um mestre da viagem estática.
  • A capacidade de viajar em espírito assumindo a forma de um animal, ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. Este voo mágico é um dos fundamentos do xamanismo.
  • Viagem por mundos paralelos (Reino dos Espíritos). Mundos invisíveis à realidade ordinária a fim de obter conhecimento espiritual.
  • O xamã atua como canal de cura.
  • Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presença de Deus em todas as manifestações do Universo.
  • Interação com espíritos da natureza.
  • Utilização de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de consciência (tambores, maracás, etc).
  • Conhecimento sobre o fogo.
  • Utilização de plantas (purificação, medicinais, magnéticas).
  • Canções de Poder.

No xamanismo a Terra é relacionada com o corpo físico e com as sensações. A Água é relacionada com a alma, emoções e sentimentos. O ar é relacionado com a mente, pensamentos e ideias. O fogo é relacionado com o espírito, associado à consciência, a claridade, a inspiração.
xamanismo"Um verdadeiro xamã enfrentou suas sombras e venceu seus medos da insanidade, solidão, orgulho, vaidade, vícios, doença, ao passar por mortes em vida. Depois disso, escolhe tornar-se curador curado, auxiliador, visionário, à serviço das pessoas."
________________________________________
Autor: 
Marta Franco
Empresária, terapeuta e coach. Atua no Brasil e Exterior. Fundadora do Renascer Saúde.