NASA REVELA PROJETO DA CASA GELO QUE SERÁ CONSTRUÍDA EM MARTE


NASA REVELA PROJETO DA CASA GELO QUE SERÁ CONSTRUÍDA EM MARTE

Pesquisadores da NASA têm muitos problemas para resolver se realmente querem ver astronautas em Marte algum dia. Um dos maiores obstáculos é projetar um local seguro de trabalho e descanso. Os engenheiros, porém, parecem ter encontrado uma solução: uma casa com conceito iglu.
A NASA quer criar domos infláveis cobertos por gelo para servir de casa e laboratório para os astronautas. “Depois de um dia dedicado a identificar necessidades, objetivos e limitações, rapidamente pensamos em ideias criativas e as unimos no design da Casa Gelo”, que oferece soluções de engenharia razoáveis”, explica o engenheiro Kevin Vipavetz.
“O design das Casa Gelo de Marte tem vantagens que o torna um conceito atraente. Ele é leve e pode ser transportado e montado com robótica simples, depois preenchido com água antes que a equipe chegue”, explica o projeto desenvolvido pela equipe.
“Ele incorpora materiais extraídos de Marte, e como a água da Casa Gelo pode ser potencialmente convertida em combustível para foguete do Veículo de Ascenção de Marte, a estrutura em si tem função dupla de tanque de reserva de água, que pode ser enchida novamente para a próxima equipe”.
O maior objetivo da Casa Gelo é proteger astronautas da radiação de alta energia, como raios cósmicos que penetram a atmosfera marciana. Esses raios causam danos às células, aumentando o risco de câncer e doenças por radiação aguda. O gelo é ideal para esta função protetora, já que é rico em hidrogênio e funciona como uma barreira contra esses raios.
Na ilustração abaixo, as câmaras de gelo estão localizadas no número 10. Também podemos ver o quarto da equipe (1), a unidade da equipe (2), a unidade de higiene (3), a estufa (4), o local de preparação de alimentos (5), a biblioteca (6), entre outras partes.
“Os materiais que fazem parte da Casa Gelo terão que resistir a muitos anos de uso no ambiente severo de Marte, incluindo radiação ultravioleta, radiação com partículas carrgadas e possivelmente oxigênio atômico, percloratos e tempestades de poeira”, explica a pesquisadora Sheila Ann Thibeault, ressalvando que as condições são menos severas que as retratadas no filme Perdido em Marte.
A Casa Gelo é a opção mais leve quando comparada com outros projetos que seriam construídos na Terra e transportados para o Planeta Vermelho. Sua construção levará cerca de 400 dias terráqueos.
A intenção é que outra estrutura mais forte seja construída depois que os astronautas chegarem ao planeta. A melhor opção seria criar uma estrutura subterrânea. Mas para isso é necessário que haja algum tipo de abrigo e local de trabalho já prontos para a equipe que chegar primeiro.
Apesar de ainda estar em sua fase conceitual, a Casa Gelo parece ser uma solução promissora para a exploração de Marte, e poderá ser o primeiro lar dos astronautas quando eles chegarem ao planeta depois de meses de viagem espacial intensa. [Science Alert]
Fonte:http://hypescience.com/nasa-revela-projeto-de-casa-gelo-que-sera-construida-em-marte/?

Comentários