FÍSICOS,ALQUIMISTAS E XAMÂS DA AYAHUASCA : UM ESTUDO DA GRAMÁTICA DO CORPO


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Físicos, Alquimistas e Xamãs da Ayahuasca: um estudo da gramática e do corpo


Existem denominadores comuns que podem fundamentar as práticas de importantes físicos cientistas, alquimistas da Renascença, e curandeiros ayahuasqueiros indígenas da AmazôniaExistem, obviamente,uma infinidade de coisas que essas práticas nãotêm em comum. No entanto, através de uma análise docorpo e dos sentidos e estilos de gramática e prática social, estes aparentemente muito diferentes modos de existência podem ser triangulados para revelar um conjunto curioso de lógicas em andamento. Formaspelas quais seus praticantes identificam suas subjetividades (ou‘self’com entidades não-humanas e processos “naturais” são detalhados nos trêscontextos. A lógica da identificação ilustra semelhanças e também diferenças, nas práticas de física avançadaalquimia renascentista, e experiencias de cura comayahuasca.
Físicos e o “eu” e “você” da experimentação
physics-physicists-wallpaper-physics-31670037-530-425-e1405231425447Um pequeno grupo de físicos de uma importante universidade americanano início de 1990 está investigandotemporalidade magnética e spins nucleares em uma estrutura cristalina; empregando experimentos no campo da física da matéria condensadaOs cientistascolaboram entre si, apresentando achados experimentais ou teóricos em quadros-negros, retroprojetores,páginas impressas e várias outras formas demídia visual.Miguel, um pesquisador,descreve a um colega os experimentos que ele acaba de realizarEle aponta para baixo e depois para cima através de uma representação visual do experimento, descrevendo um aspecto da experiência, Nós abaixamos o campo [e] levantamos o campoEm resposta, seu colaborador Ronresponde usandoo que é um tipo comum de linguagem científica informal. O estilo delinguagemidentificafundeou aproxima o pesquisador do objeto que está sendopesquisadoNa seguinte resposta, o pronome “ele” refere-se tanto Miguel e o objetoou processo sob investigação: Ron pergunta: “Existe uma possibilidade de que ‘ele’não tenha visto nada real? Quero dizer que há um [ele aponta para o esquema] “Miguel interrompe bruscamente é..é.. é possível  Estou impressionado com essamedição, porque quando eu abaixo eu venho para o estado de domínio“. Aqui Miguelestá se referindo a um processo físico de mudança de temperaturaum resfriamentoque se move “para baixo” para o “estado de domínio Ron responde: “Você reduz de cinco para dois tesla, um ímãum ímã supercondutor“. O que é central aqui emrelação aos denominadores comuns explorados neste trabalho é a maneira pela qualos cientistas colaboram com certos estilos figurativos da linguagem que confundem as fronteiras entre eles, os físicos e o processo da física.
A colaboração entre Miguel e Ron foi filmada e analisada pelos etnógrafos linguísticasElinor Ochs, SallyJacobye Patrick Gonzales (1994, 1996: 328)No experimento, os físicosOchs et al ilustramreferem-se a si mesmos como os agentes temáticos eexperimentadores do fenômeno (físico) (Osch et al, 1996:335)Ao empregar os pronomes “vocꔓele”e “eu” para se referir aos processos físicos e estados sob investigação, os físicos identificam suas próprias subjetividades, corpos e investigações com os objetosque estão estudando.
No laboratório de física, os membros estão tentando entenderos mundos físicos que não são diretamente acessíveis por qualquer de suas habilidades perceptivasPara colmatar esta lacuna, ao que parece, eles encarnam viagens interpretativasatravés de visíveis e palpáveis artefatos bidimensionais ​​queconvencionalmente simbolizam esses mundos A gesticulação motora-sensorial é um meio não só de representar os (possíveis) mundos, mas também de imaginar ou indiretamentevivê-los  Por meio de representaçõesverbais e gestuais dos processos físicos construídos, o físico e a entidade física, são conjugados em multiplos e simultâneomundos construídos: a interação do aqui-e-agora,a representação visual, e o processofísico representadoAs construções gramaticaisindeterminadasjuntamente com viagens gestuais através de apresentações visuais,constituem o físico e a entidade física comocoexperimentadores de processos dinâmicos e, portanto, como coreferentes do pronome pessoal(Ochs et al 1994:163.164)
Quando Miguel diz: “Eu estou em estado de domínio“, ele está usando um tipo dediscurso científicoinformal privado “que tem sido observado em muitos outros tipos de prática científica (Latour & Woolgar, 1987; Gilbert & Mulkay 1984). Este estilo deerudição e colaboração científica, obviamente, estabeleceu-se em universidades de primeira linha, dada a utilidade que ele oferece em relação aos problemasempíricos eao desenvolvimento de idéias científicas.
O que poderia este estilo de prática ter em comum com as práticas de cura dos xamãs da Amazônia e dapoderosa bebida psicoativa ayahuascaAntes de passar à análise da gramática e do corpo em tipos de uso da ayahuasca, a prática da alquimiarenascentista é introduzido para ser a ponte entre essas práticas científicas e rituais extáticos de cura.

Alquimia Renascentista, “O que está acima é como o que está em baixo”

Heinrich Khunrath: 1595 engraving Amphitheatre
Heinrich Khunrath: 1595 engraving Amphitheatre
A Alquimia floresceu no período renascentista efoi recorrida pelas elites, como a rainhaElizabeth Ie o SantoImperador de Roma,Rudolf II. Como prática central dosAlquimistas daRenascençaestava a crença de que de todos osmetaissurgiram aPartir de uma unica fonte nas profundezasda terra e que esse processo poderia serrevertido etodos osmetais poderiam ser transformados em ouro. Do processo de transmutação” ou Reversão da Natureza, também era dito que poderia levar ao elixir da vida, a pedrafilosofal, ou a eterna juventude eimortalidadeFoi uma busca espiritual de purificaçãoe regeneração que dependia fortemente daexperimentação da ciêncianatural.Graduado pela Academia Médica de Basileia em 1588, o físico HeinrichKhunrath defendeu sua tese que diz respeito a um desenvolvimentoespecífico da relação entre alquimia e medicina.Inspirado pelas obras de figuras-chave namedicinaromana e grega, alquimistas fundamentais e praticantes das artes herméticas, além de botânicos importantes, filósofos e outros,Khunrath passou a produzir textos e ilustraçõesinovadores e influentes que informava váriastrajetórias na prática médica e do ocultismo .
Experimentos alquímicos eram realizados normalmente em um laboratório ealquimistas eram frequentemente contratados pelas elites para fins pragmáticosrelacionados à mineração, serviços médicos, bem como a produção de produtos químicos, metais e pedras preciosas (Nummedal 2007).Allison Coudert descreve edestila a prática da alquimia renascentista com uma visão geral da relação entre um alquimista e das entidades naturais “de sua prática.
Todos os ingredientes mencionados em receitas alquímicas –  os minerais, metais, ácidos, compostos e misturas  –  eram, na verdade, apenas um, o alquimista si mesmo.Ele era o problemade base na necessidade de purificação do fogoe o ácidonecessário para realizar essa transformação veio de seu própriomal-estar espiritual e desejo de plenitude e paz. Os váriosprocessos alquímicos  eram passos no misterioso processo deregeneração espiritual(citado em Hanegraaff 1996: 395)
O médicoalquimista Khunrath trabalhou dentro de um laboratório / oratório, que incluiu vários aparatos de alquimia, incluindo equipamento de fundição para a extração de metais a partir de minérios  recipientes de vidrofornos  [a] fornalha ou athanor  [e] um espelho Khunrath falou de usar o espelho como um“instrumento físico-mágico para acender um carvão ou uma lâmpa com o calor do sol” (Forshaw 2005:205). Urszula Szulakowska argumenta que este uso do espelhoencarna o processo alquímico geral e da finalidade da prática de KhunruthAs funções da sua prática e suas ilustrações alquímicas e glifos (comosua gravaçãoAmphitheatre acimasão voltados para vários resultados de transmutação ou reversão da natureza. Sobre as gravuras e ilustrações de Khunruth, Szulakowska afirma: (2000: 9)
destinam-se a estimular a imaginação do espectador para que aalquimia mística possa ter lugar através do ato de contemplaçãovisual  O teatro de imagens de Khunrath, como um espelho, reflete as esferas celestes para a mente humana, despertando a faculdade de empatia do espírito humano que uneatravés da imaginaçãocom os reinoscelestiais. Assim, aimagem visual dos tratados de Khunrath tornaram-se a quintessênciaalquímica, a matéria espiritualizada da pedra filosofal.
Khunrath chamou a si mesmo de um “amante de ambas medicinasos medicamentos”, referindo-se a inseparabilidade de formas materiais e espirituais da medicina.Ilustrando a centralidade da práticaalquímica em sua abordagem médica, ele descreveu sua “Físico-Química Celestial da Natureza“, como:
arte da dissolução química, purificando, reunindo racionalmente coisas físicas pelo método da natureza; O Universal (Macro-cosmicamente, a Pedra FilosofalMicro-cosmicamente, as partes do corpo humano …e todos os elementos do globo inferior.(citado em Forshaw 2005: 205).
Na alquimia renascentista há uma certa espécie de laboratório mistura de forma visionária o que acontece entre o corpo humano e os temperamentos humanos e“entidades” e os processos do mundo natural. Istoé condensada no ditado hermético“O que está acima, é como o que está abaixo“, onde as assinaturas da natureza(“acima”podem ser encontradas no corpo humano (“abaixo”). Os experimentos envolveramcertas práticas de percepção, contemplação e linguagem, que foram realizados em condições de laboratório.
A prática da alquimia renascentista, ilustrada em receitas, glifos e textos instrucionaisinclui estilos degramática em que minerais, metais e outras entidades naturais estão animadas com a subjetividade etemperamentos humanos. O Chumbo “quer” ou “deseja” se transmutar em ouro; O antimônio sente umaatração” intencional a prata(Kaiser 2010; Waite 1894)Esta forma de gramática está implicado na doutrina daprática médico-alquímico descrita por Khunrath acima. Sob certas circunstâncias e condições, minerais, metais e outras entidades naturais podem incorporar aspectos do ‘self’ou a subjetividade doalquimista, e vice-versa.
linguagem e a prática alquímica da renascença demonstram um certo nível desemelhança com aspráticas contemporâneas de físicos e cientistas e as formas pelas quais eles se identificam com os objetos e processos de seus experimentos. Os métodos de físicos parecem diferir consideravelmente na medida em que eles usammetáforas e trocam o espiritual por abordagens figurativas quando ‘viajam através de’ tarefas cognitivas, incorporando gestos e representações visuais de processosempíricos ounaturais. Não é por acaso que os cientistas contemporâneos de primeira linha estão empregando formas de linguagem e prática alquímica em tipos avançados de experimentação. O Pensamento hermético e oalquímico foram muito influentesno surgimento das formas modernas de ciência (Moran 2006; Newman2006;Hanegraaff 2013).

Ayahuasca, Xamanismo e mudança de forma

Pablo Amaringo
Pablo Amaringo
A bebidapsicoativa fornece aos xamãs um meio de invocar a assistência para cura de pessoas espirituaisbenevolentes do mundo natural (como as plantas-pessoas, pessoas-animais, o pessoa-sol, etc) e de baniras pessoas-espírito maléficas que estão afetandoo bem-estar de um pacienteA prática Yaminahua dexamanismo com ayahuasca se assemelha a tipos mais amplos de xamanismo amazônico. Mudança de forma, ou a metamorfose das pessoas humanas em pessoas não-humanas (como pessoas-jaguare pessoas-Anacondaé central para a compreensão da doença e das práticas de curaem vários tipos dexamanismo amazônico (Chaumeil 1992; Praet 2009; Riviere, 1994).
Os estilos gramaticais e as experiências sensoriais dos rituais ayahuasqueiros curaindígena e cançõesrevelam algumas semelhanças com a lógica da identificaçãoverificadas nas seções sobre a física e aalquimia, acima. Townsley (1993) descreve umritual Yaminahua onde um xamã, tenta curar uma pacienteque ainda estava sangrando vários dias após o parto. As canções de cura que o xamã canta(chamadawai, que também significa “caminho” e “mito” ou moradas dos espíritosfazem muito pouca referência à doença em que eles são destinados a curar. Cançõesdo xamã não comunicam significados para o paciente, mas eles encarnam metáforase analogias complexas, ou o que Yaminahua chamam de
Queixada
Queixada
linguagem torcida ‘; uma língua compreensível para os xamãs “semelhanças perceptíveis” que informam a lógica da linguagem torcidaYaminahuaPor exemplo, queixadas se tornam peixes, dadas as semelhanças entre as brânquias dos peixes e as faixas brancas no pescoço dosqueixadasO uso daressonânciavisual ou sensorial em metáforas de músicas xamânicas não é arbitrária, mas é central para a prática Yaminahua de cura com ayahuasca.
Ayahuasca normalmente produz uma poderosa experiência visionáriaUso de metáforas complexas do xamã na canção ritual ajuda a moldar suas visões e trazer um nível de controle para o conteúdo visionário. Assemelhando-se os denominadores comuns e lógica da identificação explorada acima, as músicas permitem que o xamãperceba as várias perspectivas que os significados das metáforas (ou espíritos) carregam.
Tudo que é dito sobre cantos xamânicos aponta para o fato deque, enquanto eles são cantados, o xamã visualiza ativamenteas imagens referidas pela analogia externa da canção, mas elefaz isso através de um cuidadosamente controlado ponto de vista sobreas coisas diferentes nomeadas pelas metáforas internas de sua cançãoEste “modo empático de ver” de alguma forma cria um espaço no qual poderosa experiência visionáriapode ocorrer(Townsley 1993: 460)
O uso de analogias e metáforas fornece um meio particularmente poderoso de navegar pela experiênciavisionária da ayahuasca. Parece haver algo de pragmáticoenvolvidos no uso da metáfora sobresignificados literaisPor exemplo, um estadoxamânico“a linguagem torcida me traz pra perto, mas não muito perto [para os significados das metáforas-com palavras normais eu poderia falhar em coisas mas de forma torcida eu circulo em torno delaseu posso vê-las com clareza” (Townsley1993: 460)Através deste método de “modo empático de ver, o xamã incorpora uma variedade de espíritos animais e da natureza, ou ‘yoshi’ em Yaminahuaincluindoanacondayoshi, jaguar-yoshi e o solyoshi, a fim de realizar atos de cura e várias outras atividades xamânicas.
Enquanto xamãs Yaminahua usam metáforas para controlar as visões emetamorfoses (ou “forma empática de ver” (traduzido do original ‘seeing as), eles, eos nativos de modo mais geral, supostamenteentendem metamorfose em termosliterais. Por exemplo, Lenaerts descreve esta noção de “ver como osespíritos”, e a visão “física” ou literal que o Ashéninka tem e está seguro no que diz à respeito da prática de metamorfose induzida pela ayahuasca.
O que está em jogo aqui é um processo corporal temporário, em que um ser humanoassume o ponto de vista encarnado de outra espécie  Não há necessidade de recorrer a qualquer tipo de sentido metafórico aqui. A interpretação literal desse processo dedesencarnação / re-encarnação é absolutamenteconsistente com todos os fatos conhecidos que um Ashéninka sabe e sente diretamente durante esta experiênciaem um sentido muito físico. (200613)
As práticas ayahuasqueiras dos xamãs indígenas estão centradas na capacidade de se metamorfosear e “ver os não-humanos como eles [os não-humanos] se vêem” (Viveiros de Castro 2004: 468). Praticantesnão apenas se identificam com pessoas não humanas ou com entidades naturais “, mas eles encarnam o seu ponto de vista com a ajuda de plantas psicoativas e da “linguagem torcida” na canção.

Algumas considerações finais

Através de uma breve exploração de técnicas empregadas pelos físicos avançados,alquimistasrenascentistas e xamãs da ayahuasca da Amazônianuma lógica deidentificação pode ser observada naqual os praticantes encarnam diferentes meios de transcender a si mesmo e tornanr-se objetos ouespíritos de suas respectivas práticasEnquanto os físicos tendem a incorporar princípios seculares e a se relacionar com esta lógica de identificação em um sentido puramente figurativos oumetafórico,alquimistas renascentistas e xamãs da Amazônia incorporam posturasepistemológicas que carregammuito mais peso para as qualidades existenciais e“pessoas” ou “espíritos” de sua respectivas práticas.Um valor cognitivo em empregarformas de linguagem e experiência sensorial que momentaneamentelevam o praticante além de si mesmo é evidenciado por estas três práticas diferentes. No entanto, há, sem dúvida, mais em jogo do que os valores confinados ao pensamento racional. Os limites dos corpos, subjetividades e humanidade em cada uma dessas práticas se tornam porososturvos, e são transcendidos, enquanto os contornos devárias formas de possibilidade são expostos, definidos, e postos em prática possibilidades que informam os resultados das práticas e as definições do ser humano que elas implicam.

Referências

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Gilbert, G. N. & Mulkay, M. 1984 Opening Bandora’s Box: A sociological analysis of scientists’ discourse. Cambridge, Cambridge University Press
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Szulakowska, U. 2000 The Alchemy of Light: Geometry and Optics in Late Renaissance Alchemical Illustration. Leiden, Brill Press
Townsley, G. 1993 ‘Song Paths: The ways and means of Yaminahua shamanic knowledge’. L’Hommee. Vol. 33 p. 449
Viveiros de Castro, E. 2004, ‘Exchanging perspectives: The Transformation of Objects into Subjects in Amerindian Ontologies’.Common Knowledge. Vol. 10 (3) pp.463-484
Waite, A. 1894 The Hermetic and Alchemical Writings of Aureolus Philippus Theophrastrus Bombast, of Hohenheim, called Paracelcus the Great. Cornell University Library, ebook

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