TRUMP MUDARÁ O FOCO DA NASA E VAI ACABAR COM PROGRAMAS QUE ESTUDAM MUDANÇAS CLIMÁTICAS

trump-planeja-mudar-o-foco-da-nasa_01
Trump mudará o foco da NASA e vai acabar com programas que estudam mudanças climáticas
O presidente recentemente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja mudar o foco da NASA e cortar programas que estudam as mudanças climáticas.
Bob Walker, um conselheiro de Trump, disse ao jornal britânico The Guardian que o presidente eleito quer manter a NASA longe da “ciência politizada“.
trump-planeja-mudar-o-foco-da-nasa
Donald Trump planeja colocar o foco da Nasa de volta na exploração espacial e cortar programas que estudam as mudanças climáticas. A foto acima é da missão antártica da NASA, onde os cientistas estão observando mudanças no gelo polar.
Outras agências governamentais podem estudar o clima. Vemos a NASA com um papel de exploração na pesquisa espacial. A ciência focada na Terra é de responsabilidade de outras agências” disse Walker. “Acredito que a pesquisa climática é necessária, mas foi fortemente politizada, o que tem minado muito o trabalho que os pesquisadores vêm fazendo. As decisões do Sr. Trump serão baseadas na ciência sólida, não na ciência politizada”, completou.

Ontem em entrevista ao jornal The New York Times, Trump disse que estava reconsiderando sua posição sobre o Acordo de Paris – um tratado da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima que rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020 – posto em prática pelo governo Obama. Estou observando muito atentamente. Eu tenho uma mente aberta para isso”, disse Trump. A Divisão de Ciências da Terra da NASA coleta dados sobre elevações de temperatura, oceanos, gelo marinho, geleiras e monitora o clima.

Um comunicado publicado no site da NASA diz que o programa de mudanças climáticas da agência serve: “Para estudar o Planeta a partir da perspectiva única do espaço. A divisão da NASA desenvolve e opera satélites e instrumentos de sensoriamento remoto. Analisamos dados observacionais dessas naves espaciais e os disponibilizamos aos cientistas do mundo

Walker chamou o trabalho da divisão de “monitoramento ambiental politicamente correto”. Democratas e grupos ambientalistas ridicularizaram Trump como um “negador do clima” por sua recusa em dizer que a atividade humana está tornando o mundo mais quente.

Acho que há alguma conectividade. Depende de quanto”, disse Trump ao New York Times. Já Walker disse em entrevista ao The Guardian que “O ceticismo de Trump é compartilhado por metade dos climatologistas do mundo. Precisamos de boa ciência para nos dizer qual é a realidade e a ciência poderia fazer isso se os políticos não interferissem com ela”. A Divisão de Ciências da Terra da NASA está programada para receber 2 bilhões de dólares em financiamento em 2017. Outros 2,8 bilhões serão destinados para exploração espacial.
O presidente Barack Obama aumentou o orçamento da NASA em 6 bilhões de dólares em 2010 e orientou a agência governamental a gastar seus recursos no desenvolvimento de uma missão de asteroides e também no envio de uma nave espacial tripulada para Marte.

A NASA investiu bilhões em planos para construir uma base permanente na Lua no governo anterior, mas como esse plano não caminhou tão bem, Obama o negou. A proposta de mudanças de Trump para a NASA faz com que o desenvolvimento regrida. Michael Mann um cientista do clima da Penn State University, na Pensilvânia nos Estados Unidos, acusou Trump de brincar de política com a divisão do governo.

Sem o apoio da NASA, não só os EUA, mas o mundo inteiro estaria recebendo um duro golpe em compreender o comportamento do nosso clima e as ameaças ocorridas pela mudança climática causada pelo homem. Isso indicaria a disposição do presidente eleito de agradar aos mesmos lobistas e grupos de interesse corporativos que ele ridicularizou durante toda a campanha”, disse Mann ao jornal The Guardian.

Depois da surpresa eleitoral que levou Donald Trump à presidência, o que nos resta é esperar para ver onde chegaremos nos próximos 4 anos.

Fonte:http://www.jornalciencia.com/trump-mudara-o-foco-da-nasa-e-vai-acabar-com-programas-que-estudam-mudancas-climaticas/

trump-planeja-mudar-o-foco-da-nasa_01

Comentários