ALCOOL COM ENERGÉTICO TEM O MESMO EFEITO QUE COCAÍNA

Latas produzidas pela Rexam

Latas: as consequências podem durar até a vida adulta 
(Divulgação)

Álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína

Vodca com energético já virou um clássico das baladas, mas pode ser uma bomba para os adolescentes

Vodca com energético já virou um clássico das baladas, mas pode ser uma bomba para os adolescentes. Pesquisadores da Universidade Purdue, em Indiana, EUA, fizeram testes com os cérebros de ratos adolescentes (já que não poderiam fazer o mesmo com humanos) e observaram mudanças químicas em suas massas encefálicas muito parecidas com os efeitos da cocaína.
Uma lata de energético pode ter até 10 vezes mais cafeína do que um refrigerante comum – e costuma ser procurada por adolescentes para curtir uma noitada.
Já se sabia que os jovens que consumiam energético (mesmo sem misturá-lo com outras bebidas) têm mais chance de virarem consumidores de álcool quando adultos.
Mas, quando o energético é tomado com álcool ainda durante a adolescência, o centro de recompensas do cérebro é alterado – e os jovens sentem mais dificuldade em lidar com substâncias prazerosas. Os efeitos podem durar até a vida adulta.
Os ratos que tomaram álcool com energético se tornaram muito mais ativos (como era de se esperar) e seus cérebros foram inundados pela proteína ΔFosB, típica de quem abusa da cocaína ou da morfina.
Quando adultos, os ratinhos se tornaram muito mais resistentes à sensação de prazer da cocaína – o que pode indicar que eles procurariam doses maiores da droga. 
“Tudo indica que as duas substâncias misturadas causam mudanças de comportamento e na neuroquímica do cérebro”, disse Richard van Rijn, um dos autores do estudo.
“Há claramente efeitos em tomar essa mistura que não existiriam quando se toma o álcool ou o energético separadamente.”
Fonte:http://exame.abril.com.br/ciencia/alcool-com-energetico-tem-o-mesmo-efeito-que-cocaina/
Latas produzidas pela Rexam

Comentários