QUALIDADES PLANETÁRIAS – OS SETE TIPOS ANÍMICOS
Embora todas as qualidades planetárias encontrem-se potencialmente presentes no firmamento da alma humana, uma se destaca, caracterizando um determinado tipo humano:
Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.
Esta qualidade desperta por volta dos 12 anos e se apresenta como a força de liderança típica daquele indivíduo. A abordagem de desenvolvimento humano orientada pela antroposofia estuda os sete tipos humanos fundamentados nesta sabedoria antiga e a dinâmica que se estabelece na relação de cada um destes tipos, com o mundo.
Saturnino (Saturno)
É o tipo responsável, autoconsciente, pesquisador nato, orientado por princípios. Encara tudo com seriedade e profundidade e busca até a exaustão a essência e verdade das coisas. A sua vida interior pode tornar–se tão rica e intensa que ele tende a negligenciar o contato com o mundo externo e a tornar-se enfático e sisudo. As forças saturninas são necessárias quando se trata de desacelerar os processos anímicos desenfreados e são consideradas forças de resguardo da vida interna da alma.
Lunar (Lua)
É o tipo intelectual, mentalmente ativo que se destaca pela memória e acúmulo de conhecimento, que gosta de contribuir com o bem estar do ambiente e que valoriza os laços familiares mais do que todos os outros. Sua tendência a elaborar teorias faz com que muitas vezes perca o pé na realidade tornando-o uma pessoa facilmente influenciável e sujeita a devaneios. As forças lunares são necessárias para a preservação da saúde e para sustentar a vitalidade anímica imprescindível para o aprendizado .
Jupiteriano (Júpiter)
É o tipo dominante, sensato, benévolo, o lider nato que tem visão global e gosta de ordenar o caos . Tende ao formalismo, ao perfeccionismo, à imponência e a guardar uma certa distância dos outros. As forças jupiterianas são forças anímicas que se tornam atuantes nos processos de ordenação de pensamentos e sentimentos. São essencialmente configurativas e se tornam necessárias na busca de justiça e organização do mundo.
Mercurial (Mercúrio)
É o tipo amável, dinâmico, bem humorado, espontâneo, que tem um pensamento bastante associativo e grande capacidade de adaptação. Sua tendência a se deixar levar pelos impulsos, improvisar e a ficar no muro podem entretanto, caotizar o ambiente. As forças mercuriais possuem o poder de associar as diferenças e colocar em fluxo os processos que estão enrijecidos e estagnados sendo necessárias em todos os processos de mediação.
Marciano (Marte)
É o tipo agressivo, pragmático, realista, que se posiciona e fala o que sente, indo direto ao ponto. Tem grande capacidade de atuar em embates e vencer as adversidades. Tende a ser belicoso e a desencadear conflitos pois através deles tem uma vivência mais concreta de si próprio. As forças marcianas são necessárias em processos de transformação e reformulação que exijam coragem, decisão e coesão.
Venusiano (Vênus)
É o tipo estético, caloroso, querido, aquele que costuma levar em consideração os sentimentos dos outros e tem inclinação para a arte e a beleza. Tende a exagerar nos sentimentos, perder a objetividade e emitir julgamentos baseados em simpatias em antipatias correndo o risco de seduzir ou se deixar seduzir facilmente. As forças venusianas são forças de empatia e compaixão que precisam estar presentes em processos onde se tornam necessárias forças humanitárias.
Solar (Sol)
É o tipo radiante, cordial, positivo que consegue se apropriar e integrar todas as demais qualidades colocando-as a serviço da sua essência e do seu ideal. É um tipo especial e raro! As forças solares são as forças morais, éticas, altruístas e são necessárias em processos de integração e harmonização quando torna-se imperativo ir além das versões e pontos de vistas individualistas para criar conexão com uma dimensão espiritual da existência humana.
Comentários
Postar um comentário