O que é Dharma?
Swami
Dayananda Saraswati
(Palestra de Swami Dayananda proferida na
Califórnia, USA, para a revista Mananam.)
A palavra dharma é
derivada da raiz sânscrita dhr, que tem certo número de significados,
sendo os principais
"existir, viver, continuar" e "segurar, suportar,
sustentar". A própria
palavra
dharma acabou sendo usada numa larga variedade de sentidos, a maioria
relacionados com as
traduções mais comuns: retidão, virtude, dever. Num sentido mais
amplo, dharma
refere-se à natureza ou caráter do que quer que seja. Nessa ordem de
idéias, é possível
falar do dharma de um objeto inanimado, ou de plantas e animais.
O dharma, ou
natureza, do fogo é proporcionar calor e luz. O dharma de uma vaca
inclui dar leite e
pastar. O dharma da vaca não inclui ficar à espreita e matar presas.
A natureza do ser
humano, como ensina o Vedanta, é a plenitude absoluta.
E é em relação ao
indivíduo que não reconheceu sua própria plenitude que dharma
pode ter
diversas mudanças de significado.Todos os objetivos que alguém procura na
vida cabem em quatro categorias: segurança, prazer, dharma e liberação. Os
desejos de riqueza e segurança e de prazeres sensoriais são
compartilhados por
todos os seres vivos. Quando se trata de animais, a busca desses bens é
governada pelo instinto.
A vaca masca a
grama por instinto, não por escolha.Toda ação envolve escolha de finalidades e
meios para atingir um dado objetivo. Cada um pode agir em harmonia com sua
natureza, em contato com outros indivíduos ou dentro da sociedade, ou pode não
fazê-lo. Assim, para o ser humano, são valores que governam as ações ou a
busca de segurança e prazer. Uma vez que valores são sujeitos a variações e
mudanças, cada um deve ter um conjunto de linhas de conduta que governe seus
valores. Esse conjunto - ética - é chamado dharma.
Dharma inclui tanto
uma ética do bom senso, escolher minhas ações de maneira a não agredir os
outros, como uma ética religiosa, que diz não me ser possível escapar dos
resultados das minhas ações. Ações corretas ou incorretas levam a resultados
conseqüentes, seja nesta vida ou depois dela. O quarto objetivo desejado - o
que dá fim a todos os demais desejos e objetivos - é moksha, a liberação.
Liberação e
reconhecimento da própria natureza como plenitude e totalidade. A pessoa
liberada, como um ser pleno, não tem mais desejos e sua vida só pode estar em
harmonia com tudo que a cerca. É um exemplo vivo de dharma a ser seguido por
todos. Até que se alcance essa plenitude, as leis do dharma se mantêm como
linhas de ação que norteiam a vida. Vivendo uma vida reta e virtuosa, a
pessoa prepara a mente para receber o ensinamento que lhe trará moksha.
Perguntas, comentários, referências
http://www.vidyamandir.org.br/texto-dayananda-
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