INDIA PLANTA 50 MILHÕES DE ÁRVORES EM MENOS DE 24 HORAS E PROJETO MIRABOLANTE QUER REFLORESTAR O MUNDO USANDO DRONES

bandeira da índia com árvores

Índia planta 50 milhões de árvores em menos de 24 horas

POR Carol Castro ATUALIZADO EM 25/07/2016

Um mutirão de indianos saiu de casa na semana passada para ajudar a reflorestar umas das regiões mais secas do país: o estado de Uttar Pradesh, que faz fronteira com o Nepal. Em menos de 24 horas, 800 mil pessoas plantaram, 49,3 milhões de árvores de 80 espécies diferentes.
Todas as mudas foram compradas de viveiros da região e replantadas ao longo de estradas, trilhos de trem e florestas públicas. É a primeira ação realizada com os US$ 6 bilhões que o governo prometeu investir em reflorestamento.
Mas não é de hoje que a Índia tenta resolver o problema de desmatamento no país. Desde o início dos anos 2000, o governo promoveu tanto programa de reflorestamento que cobertura florestal teve um ganho de 53 mil km2. A última vez que eles viram sua área florestal diminuir foi em 1990.
Para se ter ideia, há quase 30 anos, as florestas no Brasil só perdem espaço. Enquanto o governo indiano recuperou o equivalente a um Rio Grande do Norte inteiro em 15 anos, nós corremos na direção contrária: destruímos uma área de florestas cinco vezes maior do que essa no mesmo período.
O empenho da Índia tem uma razão. Seis cidades do país aparecem entre as 10 mais poluídas do mundo. Plantar árvores pode ser o pontapé para melhorar a qualidade do ar e mudar essa história. Só precisam agora ver como mantê-las vivas. Sem água e cuidados, a taxa de mortalidade pode chegar a 40%.
De qualquer forma, já é um começo. E pelo menos uma coisa eles já garantiram: um novo recorde mundial. A Índia bateu a antiga marca do Paquistão, de 847 mil árvores plantadas em um dia só, e garantiu seu nome no Livro dos Recorde.
Fonte:
http://super.abril.com.br/ideias/india-planta-50-milhoes-de-arvores-em-menos-de-24-horas

Projeto mirabolante quer reflorestar o mundo - usando drones. Entenda:
POR Lucas Baptista EDITADO POR Bruno Garattoni ATUALIZADO EM 07/10/2015
Dronethinkstockimages
No mundo, de acordo com um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, existem cerca de 3,04 trilhões de árvores. A cada ano, 15 bilhões delas são cortadas. O número de árvores, desde o início da civilização humana, caiu em 46%.   
O fato é que replantá-las manualmente é caro e mal recompõe o que foi destruido. Mas uma start up britânica quer mudar isso. ABioCarbon, fundada pela engenheira da NASA, Lauren Fletcher, tem o objetivo de plantar um bilhão de árvores por ano utilizando drones para recompor florestas e semeando os lugares certos para plantação e de forma saudável.
A empresa usará drones para mapear a terra e coletar dados. As informações serão analisadas em computador para definir um plano de plantio - a tecnologia permite o reconhecimento de locais ideais para o desenvolvimento rápido das mudas. Depois, drones serão enviados para atirar sementes nos locais escolhidos.
gifdronemakeagif
"O segredo é tentar plantar em diferentes ambientes com diferentes condições climáticas. Com isso, aprendemos mais sobre como trabalhar com vários solos e espécies", diz Susam Graham, chefe de engenharia da BioCarbon ao Tech Times "Em vez de uma pá, teremos um drone", completa.
Fonte:http://super.abril.com.br/ideias/projeto-mirabolante-quer-reflorestar-o-mundo-usando-drones-entenda

Comentários