sexta-feira, 26 de agosto de 2016

COMO CONSUMIR ALIMENTOS DURANTE EXERCÍCIOS LONGOS SEM DESCONFORTO

EuAtleta - ironman nutrição (Foto: Divulgação)

Provas de longa duração, como o Ironman, 
exigem nutrição durante o exercício (Foto: Divulgação)

Como consumir alimentos durante exercícios longos sem desconfortos

Fisiologista fala da necessidade de repor nutrientes em provas que duram duas horas ou mais e explica que a água pode ajudar a evitar complicações gástricas. Confira:


A utilização de nutrientes durante uma atividade física, principalmente as de longa duração, é um desafio que deve ser enfrentado com o conhecimento científico pertinente. Quando a questão for relativa às atividades de duração mais curta, não existe nenhuma necessidade de se consumir alimentos, ficando a preocupação de reposição restrita à hidratação e sais minerais.

Por outro lado, quando tratamos de atividades que ultrapassem duas horas ou mais, a necessidade de reposição de nutrientes, principalmente os carboidratos, passa a ser uma questão a ser considerada.


O grande problema de consumir nutrientes durante o exercício é a “competição” entre o tubo digestivo e os músculos pelo fluxo sanguíneo. Na atividade, a necessidade de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, “rouba” o sangue do tubo digestivo, dificultando a digestão e afetando o esvaziamento do estômago.

A possibilidade de realmente podermos absorver nutrientes durante o exercício depende de dois fatores: a intensidade do exercício e o tipo de alimento ingerido. Quando o exercício é de intensidade muito elevada, a restrição do fluxo sanguíneo imposta ao tubo digestivo praticamente inviabiliza qualquer possibilidade de digestão de alimentos. É certo, entretanto, que atividades de intensidade muito elevada não terão duração muito longa, não necessitando da reposição de nutrientes.

A natureza do nutriente ingerido é fator fundamental. Nos exercícios de intensidade mais moderada que terão duração mais longa, como uma prova de maratona ou corridas de aventura, que duram várias horas, a situação é diferente. Passa a existir a necessidade de reposição de carboidratos, caso contrário a falta desse nutriente causará sérios problemas. A preocupação passa a ser adequar a concentração do carboidrato a ser ingerido.


Quando ingerimos o nutriente com concentração elevada, o esvaziamento do estômago é prejudicado, e além de não podermos utilizar o nutriente que fica parado no estômago, a possibilidade de desconforto gástrico é muito grande. A solução é sempre associar a ingestão de volumes fracionados com a ingestão de água, diluindo a concentração do alimento para facilitar o esvaziamento do estômago.
mulher bebendo água hidratação euatleta (Foto: Getty Images)Beber água junto com a alimentação pode evitar desconforto gástrico durante a atividade (Foto: Getty Images)

Com essa estratégia fica possível conciliar uma atividade física moderada e de longa duração com a absorção de nutrientes, evitando principalmente a hipoglicemia que inviabiliza a continuidade do exercício e compromete seriamente a sensação de conforto e a própria integridade física.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
EuAtleta Turibio Barros Fisiologia Especialista (Foto: EuAtleta)

TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. É membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com.


Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/08/como-consumir-alimentos-durante-exercicios-longos-sem-desconfortos.html#assunto-saude