BERLIM RECEBERÁ PRIMEIRA IGREJA-MESQUITA-SINAGOGA DO MUNDO

Igreja-mesquista-sinagoga em Berlim  (Foto: Divulgação )

Berlim receberá primeira igreja-mesquita-sinagoga do mundo

Espaço de oração compartilhada reunirá três religiões sob um mesmo teto

18/12/2015 | POR LUISA CELLA; FOTOS DIVULGAÇÃO E REPRODUÇÃO


Judeus, muçulmanos e cristãos praticando sua fé sob o mesmo teto soa impossível? Se depender do novo projeto a ser construído em Berlim, tal fato está bem próximo de se tornar realidade. Idealizada para ser a primeira igreja-mesquita-sinagoga do mundo, a House of One (que pode ser traduzido como Casa de Todos, em português) funcionará como um espaço de oração compatilhada, dedicada a reunir membros de três grandes religiões monoteístas.  

Igreja-mesquista-sinagoga em Berlim  (Foto: Divulgação )

Depois de analisar diferentes projetos, os idealizadores fecharam contrato com o escritório de arquitetura Kuehn Malvezzi, que ficará responsável pela construção. A planta será composta por três espaços de mesma metragem, mas com diferentes layouts, um para cada fé, e uma única entrada de acesso, comum a todos. 

O espaço deve ocupar o terreno de uma antiga igreja do séc. 13, no centro de Berlim, que foi destruída e reconstruída várias vezes até a Segunda Guerra Mundial, quando foi abaixo de vez. Desde então, a igreja dona da propriedade decidiu que, no lugar de erguer uma nova casa cristã, eles queriam dar um presente mais rico para a cidade e seus cidadãos. Assim, surgiu a ideia de unir, em uma única estrutura, cristãos, judeus e muçulmanos.

Igreja-mesquista-sinagoga em Berlim  (Foto: Divulgação )

De acordo com Frithjof Timm, representante da House of One, o projeto é sustentado por quatro conceitos principais: não-violência e respeito pela vida, solidariedade, igualdade e respeito pelas vidas vividas com integridade.

Fonte:http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2015/12/berlim-recebera-primeira-igreja-mesquita-sinagoga-do-mundo.html

Comentários