AMAZÔNIA: DESFLORESTAÇÃO AUMENTOU 16% EM RELAÇÃO A 2014

desflorestacao_SAPO
AMAZÔNIA: DESFLORESTAÇÃO AUMENTOU 16% EM RELAÇÃO A 2014
Nem a recessão económica travou a desflorestação na Amazónia, segundo um estudo do Prodes divulgado esta manhã pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro. De acordo com o instituto, a desflorestação aumentou 16% entre Agosto de 2014 e Julho de 2015, tendo em conta o mesmo período de 2013-2014. No ano passado, recorde-se, a desflorestação tinha caído.
Nesses doze meses, foram derrubados 5.800 km2 de floresta, o equivalente a cerca de quatro cidades de São Paulo. Segundo a Folha de São Paulo, este aumento na desflorestação já tinha sido apontado por outros levantamentos independentes, como o da ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia).
A desflorestação é a principal causa de emissão de gases com efeito de estufa do Brasil. Estes dados, por outro lado, chegam em vésperas da Cimeira do Clima, que se inicia na segunda-feira em Paris, e devem ser tema de conversa na capital francesa.
O estudo conclui ainda que houve um aumento particularmente grande da desflorestação no estado do Mato Grosso. “[Estes números] foram uma surpresa”, explicou a ministra do Meio Ambiente brasileira, Izabella Teixeira.
Foto: Eduardo Santos / Creative Commons
Fonte:http://greensavers.sapo.pt/2015/11/27/amazonia-desflorestacao-aumentou-16-em-relacao-a-2014/
desflorestacao_SAPO

Comentários