A NOVA E VANGUARDISTA VARSÓVIA NA POLÔNIA




Quem visita Varsóvia pela primeira vez fica impressionado com os pomposos edifícios do realismo socialista do início dos anos 1950, como o icônico Palácio da Cultura e Ciência, visível até para aqueles que chegam à cidade de avião. Os modernos prédios de aço e vidro que o cercam parecem invisíveis por uma fração de segundo.

No entanto, se você olhar mais de perto, à sombra das colunas monumentais, será surpreendido pela descoberta de um estilo de vida urbano que fervilha em novos cafés, bares e eventos de arte e design que vêm atraindo representantes de uma geração que não conhece as dificuldades do comunismo. Dentro do Palácio, além de teatros e museus, o Cafe Kulturalna e o Bar Studio trouxeram ainda mais agito à sua aura glam. 

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

Com uma movimentada agenda de shows e festas, eles estão entre os melhores lugares para um brunch casual ou um happy hour com os amigos. Sua popularidade se deve, em parte, à localização central – fica entre hotspots comerciais e culturais, a poucos minutos a pé das principais estações de transporte público, bem como do prédio temporário do imperdível Museu de Arte Moderna, que exibe, até 1º de maio, a mostra Why We Have Wars, com trabalhos de 14 artistas poloneses que abordam questões contemporâneas. 

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

Mais ao sul da área central, os edifícios comunistas também foram adaptados aos tempos atuais: a rotatória Plac Zbawiciela (Praça Salvador ou Praça Hipster) é o endereço de um número crescente de cafés e bares, e da antiga sede do partido comunista, que hoje se tornou um espaço de escritórios caros.

No bar Cuda Na Kiju, situado em um pavilhão térreo envidraçado, é servida a melhor pizza da cidade. Aproveite a passagem pela região e estique o passeio até o bairro residencial Mokotow, onde a nova sede da companhia de teatro Nowy Teatr, comandada pelo diretor artístico Krzysztof Warlikowski, abre as portas no dia 15 deste mês.

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

A loja Reset, perto dali, é um ótimo lugar para comprar pôsteres de jovens designers poloneses – o país é historicamente famoso pelo design gráfico. A entrada da Polônia na União Europeia, em 2004, fez com que Varsóvia passasse por uma acelerada transição. Comparada a Berlim pelo seu fervilhante cenário de arte, custo de vida moderado e rápido crescimento urbano, a capital atrai pessoas de vários cantos do país.

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)
O design não poderia passar incólume: a produção cresce e aparece em design weeks mundiais – na MADE, em São Paulo, em 2014, a mostra The Spirit of Poland reuniu trabalhos de nomes como Modus Design, Malafor e Shinoi.

Dois eventos locais se destacam: o Gdynia Design Days (de 1º a 10 de julho), 439 km ao norte de Varsóvia, e o Lodz Design Festival (de 13 a 23 de outubro), 129 km a sudoeste.

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)
Programe-se. A arte também vive um período fervilhante. As mais interessantes galerias estão escondidas nos andares superiores de prédios antigos e, para entrar, é preciso tocar a campainha. 
Uma boa época para conhecê-las é durante o Warsaw Gallery Weekend, de 23 a 25 de setembro, com cerca de 20 endereços abertos ao público – um deles é a galeria lokal_30, no topo de um elegante edifício residencial do século 19.
Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)
Entre uma mostra e outra, vale conhecer a Foksal Gallery Foundation, recentemente remodelada pelo arquiteto Roger Diener (do escritório suíço Diener & Diener), e encerrar o programa com um chá no Odette Tea Room ou um chocolate quente na flagship da tradicional chocolateria E.Wedel.

Explore, ainda, museus mais afastados do centro, como o Polin – Museu da História dos Judeus Poloneses. Não só a arquitetura projetada pelo finlandês Rainer Mahlamäki é espetacular, mas também a exposição permanente, contando a história de uma relação de mil anos entre poloneses e judeus.

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

Frequentar cafés ao ar livre é parte da cultura local. Os melhores blends podem ser degustados no Coffee Karma (localizado na Praça Salvador), no Café Relaks (emMokotow) e no Café Stor (perto do Museu Fryderyk Chopin).

No verão, os varsovianos gostam de passear nos boulevards renovados, ir às “praias” do rio Vístula e fazer piqueniques em diversos parques. Um dos mais populares fica na área de Jazdów, onde estáo Centro de Arte Contemporânea, no reconstruído Castelo Ujazdowski, do século 13.

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

 Ao final do dia, antes de voltar ao hotel (recomendamos o novíssimo Autor Rooms, decorado com as melhores peças do design polonês, de nomes como Tomasz Segiet e Aleksander Onisz, reconhecidos pelo trabalho com marcenaria), faça como os locais e beba uma cerveja ou um coquetel em um bar acolhedor, como o Oleandrów 3 ou o El Koktel. Varsóvia merece um brinde.

*O fotógrafo viajou a Varsóvia a convite do Instituto Adam Mickiewicz.

*Matéria publicada em Casa Vogue #368 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)

Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)
Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)
Lazer Viagem Varsóvia (Foto: Divulgação)

Comentários