9 ITENS DE UMA CASA FELIZ, SEGUNDO A CIÊNCIA

O apartamento tem apenas 70 m², mas a sala é ampla, com poucos e pequenos móveis. A prateleira no alto oferece mais espaço para guardar livros e expor quadros da arquiteta Marcela Madureira. Como tudo é branco, o elemento passa quase despercebido (Foto: Maíra Acayaba/Casa e Jardim)






9 ITENS DE UMA CASA FELIZ, SEGUNDO A CIÊNCIA

Preparar um arranjo de flores lindo, pintar uma parede e até fazer uma anotação podem tornar a sua rotina mais leve e feliz. Duvida? Pesquisas cientificas comprovam.

A nossa casa é o melhor lugar do mundo. Quem discorda? Ela nos transmite segurança, aconchego, bem-estar. É justamente esse sentimento que nos faz sentir saudade do lar quando estamos viajando para qualquer canto do mundo – até o mais incrível deles. Mas a ciência comprovou que é possível tornar o nosso ninho ainda melhor e mais feliz. São nove maneiras de tornar a rotina mais leve e divertida. E o melhor: nada de reforma, quebra-quebra e trabalho. Confira!
Lavabo | A bancada de madeira bruta que compunha o antigo frontão da lareira destaca-se no espaço pintado de um tom verde seco. Cuba da Roca. A escada veio da Divino Espaço. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Pinte uma parede de verde ou amarelo
De todas as cores do arco-íris, o amarelo e o verde são os tons que mais provocam sentimentos de felicidade e bem-estar, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Vrije, em Amsterdã, na Holanda. Você pode escolher entre todos os tons de amarelos e verdes que existem e eleger apenas uma parede para colocar a cor.
Fruteira e flores na bancada de mármore do bar (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
Faça um arranjo de flores
Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos mostrou que ter um belo arranjo de flores em casa só faz bem. Segundo os pesquisadores, elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade a longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.
Com espaço de sobra, os moradores conseguiram deixar os  livros prediletos à mão e ainda expor porta-retratos com  momentos especiais. Os objetos de decoração são da LS  Selection e da L’Oeil (Foto: Célia Weiss)
Espalhe fotos pela casa
Se você tem apenas um livro e um copo d’água em seu criado-mudo, experimente incluir também um porta-retrato com uma foto linda de sua família. Os cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, garantem que isso fará você mais feliz. Segundo a pesquisa, olhar para fotos antigas e de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calmaria.
Potes recebem uma tinta spray e velas. Regadores Ideia Única, prato Jardineiro Fiel (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)







Acenda uma vela de baunilha
Se você é da turma que adora acender uma vela aromatizada para relaxar, vai gostar de saber dessa notícia. Uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Senses, especialista em estudos químicos, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Se estiver na dúvida na hora de escolher a sua vela, fique sempre com o cheiro mais doce!
bloco-de-notas (Foto: ThinkStock)
Faça anotações
Um estudo feito pela Associação de Ciência Psicológica, nos Estados Unidos, mostrou que escrever pequenos lembretes em blocos e cadernos contribui para o bom humor, assim como fazer atividades físicas e terapia. Segundo os cientistas, redescobrir as notas após algum tempo faz com que você se sinta mais feliz. Aproveita e já anota essas dicas em um bloquinho.
Aprenda a tornar a sua ausência mais tranquila para o seu pet  (Foto: Thinkstock)
Tenha um amigo peludo
Não precisa de ciência para saber que ter um cão ou gato em casa torna o ambiente muito mais divertido e acolhedor. Mas uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e, consequentemente, os tornam muito mais felizes.
aroma-floral (Foto: ThinkStock)
Escolha aromas florais
“A flor é uma manipuladora de humores”, afirma a pesquisadora Patricia Wilson, da Universidade La Salle, na Filadélfia, nos Estados Unidos após conduzir um estudo sobre aromas. Quando os participantes da pesquisa foram questionamos sobre cheiros que traziam felicidade, 74% deles afirmaram flores. Você concorda?
Quarto do casal | Cama executada pela Marcenaria Doffini. Capa de edredom da Alexia Lutece, com manta comprada em Amsterdã. Pendente da Lumina Arandela. Na parede, a obra Kimono, do artista plástico Thomaz Velho – amigo do casal (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)
Arrume a cama
Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.
Desenhada pelo arquiteto Flavio Miranda, a bancada do banheiro da suíte tem cuba dupla com metais industriais (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
Lembre-se: menos é mais!
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Ou seja, quanto mais enfeites e acessórios você tem, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, a solução para uma vida calma e feliz é uma boa limpeza e uma casa minimalista. Que tal tentar?
Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2016/04/9-itens-de-uma-casa-feliz-segundo-ciencia.html

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA