TENDES QUE APRENDER A VOS DESAPEGAR - J.KRISHNAMURTI

Tendes que aprender a vos desapegar

O intelecto deveria atuar como ponte entre a intuição que é o alvo do pensamento e sentimento, e o mundo da ação. Tão logo como o intelecto constrói uma ponte, a função dele cessa. As palavras deveriam também servir de ponte para o entendimento. Estou me utilizando de termos vulgares com intenção muito definida, dando-lhes um novo significado.

Pergunta: Haveis dito que cada qual deveria restringir-se a si mesmo até chegar a um mínimo nos bens possuídos. Isto parece estar em conflito com tudo quanto eu tenho compreendido de vosso ensinamento. Colocar as posses sobre uma base quantitativa, desta maneira, só pode conduzir à pobreza complexa ou a interpretar a virtude espiritual em termos quantitativos. A história do Sannyasi que se apegava ao seu pano de cingir rins, isto é, ao seu mínimo, mais do que o rei ao seu palácio, isto é, o máximo, seguramente prova que a quantidade nada tem a ver com o assunto.

Krishnamurti: Não se trata de quantidade ou se há um máximo ou um mínimo. Em primeiro lugar deve haver desprendimento e então, o terdes posses ou não é de pouca importância. Mas se tendes um mínimo ou um máximo não importa. A questão é a de se estais ou não apegados. No explicar seja o que for, sempre me esforço para contradizer o que afirmei. A história do rei e do Sannyasi mostra que não se trata aí de mínimo ou de máximo, porém sim, do reconhecimento de que a vossa felicidade, a vossa clareza de pensamento e sentimento, não depende das posses. Em uma palavra, deveis estar desapegados. Uma vez que tenhais compreendido o justo valor, o verdadeiro mérito das coisas, ficareis automaticamente desapegados de todas elas. Portanto, tendes de averiguar, se já estais desprendidos ou se ainda dependeis das posses materiais. Podeis possuir uma multidão de bens e estar inteiramente desapegados deles ou só terdes dois cinge-rins e a eles estar aferrados. Se estiverdes apegados às coisas, tendes que aprender a delas vos desaprenderes.    

Fonte:http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br/2016/07/tendes-que-aprender-vos-desapegar.html

Comentários