"O SÉCULO XXI VAI SE DEDICAR A PLANTAR FLORESTAS"

“O século XXI vai se dedicar a plantar florestas”



O Brasil tem hoje mais de 7,8 milhões de hectares de área com florestas plantadas para a indústria.  Essas árvores sequestram carbono na atmosfera, amenizando os efeitos do aquecimento global
as-arvores-depois-do-codigo-florestal-36
O Brasil é conhecido pelas suas exuberantes florestas naturais, seja na Amazônia ou em outros biomas.  Mas o país também é o maior produtor de florestas plantadas do mundo.  São plantações de pinus e eucalipto usados na produção de papel e celulose, por exemplo.  Qual é o papel dessas florestas para o ambiente?
Segundo Elizabeth de Carvalhaes, da Indústria Brasileira de Árvores, a associação das empresas do setor, essas plantações de árvores têm papel fundamental nas políticas para o clima. Ela apresentou o ponto de vista do setor nesta quinta-feira (21), em conferência da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em Roma, Itália. Por telefone, ela falou a ÉPOCA sobre os principais pontos de sua apresentação. “O século XXI vai se dedicar a plantar florestas”, disse.
O Brasil tem hoje mais dede 7,8 milhões de hectares de área com florestas plantadas para a indústria. Essas árvores sequestram carbono na atmosfera, amenizando os efeitos do aquecimento global. “Isso pode mitigar as emissões do setor industrial por dois anos consecutivos”, diz. Segundo ela, mesmo com as árvores sendo derrubadas para a produção de papel ou móveis, esse carbono continua preso no produto. O carbono só retornaria para a atmosfera em caso de incêndio. Ou seja, se você queimar uma folha de papel só por diversão, estará devolvendo à atmosfera o CO2 absorvido pelas árvores.
Segundo Elizabeth, os avanços em biotecnologia estão fazendo com que as plantações de florestas tenham um desempenho ainda melhor para o clima. “O Brasil é o primeiro país do mundo em conhecimento genético de árvores. E quanto melhor for o indivíduo genético, maior a capacidade de absorver o carbono da atmosfera”, diz.
Claro que, mesmo com esses avanços, as florestas plantadas não são tão eficientes quanto as florestas naturais. Por isso, além de plantar, precisamos de políticas eficientes para acabar com o desmatamento. E fazer o reflorestamento de áreas degradadas.
Por: Bruno Calixto
Fonte: Blog do Planeta
http://amazonia.org.br/2016/07/o-seculo-xxi-vai-se-dedicar-a-plantar-florestas/?

Comentários