HOMENS ADULTOS QUE CONSOMEM "LEITE MATERNO" : IGNORÂNCIA OU NOVA BIZARRICE ALIMENTAR

/ 

Nova bizarrice alimentar:

homens adultos que consomem leite materno


HOMENS ADULTOS que CONSOMEM "LEITE MATERNO": ignorância


                                                        Todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios do aleitamento materno, especialmente nos primeiros meses de vida dos bebês, não é mesmo?

Pois, provavelmente com base em todos os estudos relacionados com esse nutritivo alimento, uma nova bizarrice alimentar está ganhando cada vez mais adeptos. Segundo o pessoal da New York Mag, existe um crescente número de homens adultos consumindo leite materno como suplemento alimentar. Pois é…
Aparentemente, de acordo com a publicação, a maioria dos consumidores são atletas ou frequentadores de academias que acreditam que o leite materno seja uma espécie deelixir mágico que enche seus corpos de energia. Esse pessoal tem substituído os suplementos convencionais — e até os perigosos esteroides — pela substância, e recorrem a fornecedoras conhecidas e sites especializados para obter o produto.

Um dos entrevistados revelou que começou a tomar leite materno após um amigo sugerir que ele experimentasse e, depois de se tornar consumidor assíduo, acabou conhecendo muitos outros homens que também fazem uso do produto. Conforme explicou, ele costuma comprar o leite online, e cada 30 ml sai a um custo de US$ 2,5 (cerca de R$ 5,60). Aliás, o entrevistado não só paga pela substância, como compensa generosamente as fornecedoras do elixir.
Antes de recorrer a sites especializados, esse entrevistado costumava obter o leite de uma vizinha que estava amamentando, mas, sabe como são as coisas… a “fonte secou” e ele que buscar outros meios para conseguir a substância. Outro consumidor contou à NY Mag que começou a tomar o leite depois do nascimento do primeiro filho — hoje ele tem 4! — baseado na ideia de que se é bom para os bebês, então deve ser bom para os marmanjos também!

Motivação


A maioria dos homens que consome o leite materno alega fazer isso por questões nutricionais ou de saúde. Existem estudos que sugerem que a substância contém um agente que pode ajudar no combate ao câncer, e é relativamente comum que médicos indiquem o consumo do leite materno para amenizar as náuseas provocadas pela quimioterapia e como fonte nutritiva. Contudo, também há quem tenha um certo fetiche pela coisa.
De maneira geral, os sites que oferecem leite materno nos EUA operam apenas com doações e estão focados em crianças que realmente precisam do alimento. Contudo, embora a venda de fluídos corporais seja proibida em sites como o eBay, por exemplo, não existe nenhuma regulamentação específica que proíba a comercialização do leite materno através de sites menores, mesmo que seja para o consumo de homens adultos. E o mercado paralelo está crescendo!
Uma das “fornecedoras” — que decidiu doar um estoque de leite não utilizado — contou que ficou horrorizada com a quantidade de homens interessados em obter o produto. Tanto que ela inclusive chegou a duvidar que no site escolhido por ela realmente existissem mulheres em busca da substância para alimentar seus filhos. Além de a procura estar crescendo nos EUA, outro país no qual o mercado está florescendo é a China. Não existem informações sobre a prática aqui no Brasil.

E é bom mesmo?


Apesar de existirem estudos sobre os benefícios do consumo do leite materno para adultos — como nos casos que mencionamos anteriormente, relacionados com doentes de câncer —, muitos especialistas duvidam que o alimento ofereça qualquer efeito para pessoas saudáveis. Afinal, “projetado” para suprir as necessidades de bebês, um adulto de 90 quilos, por exemplo, apenas obteria um décimo dos nutrientes necessários.
Sem falar que o consumo de fluídos corporais obtidos de estranhos pode ser arriscado. Uma pesquisa realizada nos EUA revelou que 64 % das amostras de leite materno obtido através desses sites apresentava contaminação por estafilococos, 36% por estreptococos e quase três quartos do total apresentava contaminação por outros tipos de bactérias. Caso fosse destinado aos bancos de leite mantidos pelo governo, 74% do leite teria sido reprovado.

***

E você, leitor, já tinha ouvido falar de pessoas crescidinhas que tomam leite materno como suplemento alimentar? Não deixe de contar para a gente qual é a sua opinião sobre este tema nos comentários!

Comentários