EQUILIBRANDO OS CHAKRAS COM ERVAS E PLANTAS MEDICINAIS




Plantas tem sido usadas como medicina há milhões de anos para curar diversas doenças, adquirir sabedoria e para nos ajudar a conectarmos com a natureza. Há textos que datam 2.500 AC sobre várias plantas e suas propriedades de cura. Na Índia, há vários Vedas que mencionam diversos tratamentos a base de ervas e plantas. As plantas emitem uma frequência vibracional que vive em sintonia com nossos corpos e psique. Essas qualidades vibracionais das plantas auxiliam no equilíbrio, cura e energização dos sete principais chakras. 

Os componentes das ervas interagem com nosso sistema energético e remove as toxinas do sangue, melhora a circulação sanguínea e regula o fluxo de oxigênio. Se usadas apropriadamente, pode-se manter um estado de equilíbrio da mente, corpo e espírito. Aqui estão algumas das ervas associados com os sete chakras:


1º CHAKRA – BÁSICO OU RAIZ (MULADHARA)

O Chakra Raíz está localizado na base da coluna vertebral. Nos conecta a terra, porque é daí que recebemos todos os nutrientes vitais essenciais para a nossa sobrevivência, e é também onde as toxinas do corpo são liberadas.


Raíz de Dente de Leão
O chakra raíz não nos aterra apenas fisicamente, mas também exerce a função de nos manter no presente momento. Esse chakra quando desequilibrado pode levar a problemas nas pernas, pés, reto, cóccix, sistema imunológico, depressão, deficiências auto-imunes. O chá de raíz de Dente de Leão (Taraxacum) é altamente eficaz no tratamento de depressão, vesícula biliar ou pressão sanguínea elevada, um remédio desintoxicante para o fígado e os rins

Adicionando em alimentos como: cenoura, batata, nabo, rabanete, cebola e alho, e qualquer outra coisa que se enraíza, pode ter um efeito calmante para o nosso chakra raiz.


2º CHAKRA – ESPLÊNICO, SACRO OU SEXUAL (SVADHISTHANA)

O Chakra Sacral está localizado entre o nível próximo ao abdômen, entre os ovários para as mulheres e próximo a próstata para os homens. A qualidade fundamental desse chakra é a criatividade pura, a atenção, a expressão sexual, livre do ego. Quando esse chakra está bloqueado pode levar  a distúrbios alimentares, problemas do trato urinário, distúrbios reprodutivos, dor de cabeça ocasional, febre e desequilíbrios emocionais.


Flor Gardênia
A Calendula é uma erva fácil de plantar que acentua a criatividade em todas as áreas da vida. Outra erva que é altamente benéfica para este chakra é a Gardenia, que pode-se utilizar tanto as raízes quanto o óleo para muitos fins. Suas flores são usadas por ser muito reconfortante para os sentidos, bem como, não é de admirar que também é conhecida como a erva felicidade.



Já o Sândalo ajuda a curar muitos tipos de infecções, uma vez que instiga crescimento de novas células. Você pode aplicar óleo de sândalo em seu corpo antes de tomar um banho ou você pode usá-lo para criar um bom aroma em sua casa. Outras ervas e especiarias que são benéficos são coentro, erva-doce, alcaçuz, canela, baunilha, alfarrobeiras, páprica doce, sementes de gergelim, sementes de cominho.



3º CHAKRA – PLEXO SOLAR OU UMBILICAL (MANIPURA)

O Terceiro Chakra ou o Plexus Solar é o centro de poder das emoções e do controle positivo de si mesmo. Quando bloqueado pode gerar certas emoções negativas, como sentir-se indigno e com baixa auto-estima, depressão e ansiedade com uma tendência duvidosa e desconfiada para com os outros. E como as emoções se manifestam no corpo físico na forma de doenças, isso pode levar a uma infinidade de problemas: má digestão, úlceras, diabetes, problemas hepáticos ou renais, anorexia, bulimia, e até tumores intestinais.

Folhas de Alecrim
Para desbloquear o fluxo energético, pode-se usar óleo de lavanda, bergamota ou alecrim. Bergamota é ótima para o sistema digestivo, uma vez que acelera o processo de digestão causando menos tensão para o trato intestinal.

Na região Mediterrânea, as pessoas consideram o alecrim como uma erva essencial para o estômago e intestino. Pode-se colocar folhas de alecrim em vários pratos ou você pode usar óleo de alecrim para cozinhar. Althea também relaxa o terceiro chakra e suaviza nossos esforços para controlar a vida. Ele ajuda você a relaxar o diafragma e reconectar-se com a respiração. Outras ervas e especiarias que são úteis como anis, aipo, canela, lírio do vale, hortelã, gengibre, hortelã (menta, hortelã, etc.), melissa, açafrão, cominho, erva-doce.


4º CHAKRA – CARDÍACO OU CHAKRA DO CORAÇÃO (ANAHATA)

O Chakra do Coração é o centro do amor, compaixão e perdão do nosso sistema energético do corpo. Quando esse chakra está bloqueado, tendemos a nos sentir disconectos e com problemas em amar a si mesmo e os outros. Além disso, experienciamos uma baixa na circulação no nível físico, não há empatia no nível emocional, e carece de devoção no nível espiritual.


Espinheiro
Muitas questões como amor, tristeza, ódio, raiva, ciúme, temores de traição, de solidão, assim como a capacidade de curar a nós mesmos e outros estão centradas no quarto chakra. Um chá ou extrato de bagas de Espinheiro aumenta a confiança no processo da vida e incentiva você a se sentir seguro ao seguir seu coração. Ela também ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos. Você também pode usar pimenta caiena, jasmim, lavanda, manjericão, sálvia, tomilho, coentro e salsa para um coração saudável.


5º CHAKRA – LARÍNGEO OU CHAKRA DA GARGANTA (VISHUDDHA)

É em grande parte responsável pela auto-expressão e comunicação. Quando este chakra é claro, nosso discurso se torna leve, sábio e podemos comunicar claramente a nossa intenção. Quando em desequilíbrio, leva a problemas de tireoide, laringite, co-dependência no nível emocional, pensamentos pouco claros no nível mental, e insegurança no nível espiritual.


Falamos muitas vezes sem pensar e encontramos dificuldade para nos expressar de forma autêntica. Ele também é responsável pelo nervosismo, medo e ansiedade. Flores de trevo vermelho auxiliam, permitindo um fluxo livre de comunicação e auto-expressão. Uma xícara de chá de trevo vermelho pode desbloquear as emoções e pensamentos que estão esperando para sair.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland em seu Centro Médico mostra que erva-cidreira é capaz de curar várias doenças, incluindo tireoide. O óleo de eucalipto é muito benéfico para o descongestionamento, simplesmente esfregar algumas gotas de óleo na garganta já ajuda. Outras ervas e especiarias que podem ajudar com o chakra da garganta é Tussilagem, que é excelente para tosse irritativa e catarro, a tussilagem ou unha-de-cavalo alivia e relaxa os pulmões, acalma a respiração e ajuda a expelir o muco, hortelã-pimenta, sálvia, sal e limão grama.


6º CHAKRA – FRONTAL OU TERCEIRO OLHO (AJNA)

É associado com a intuição e a glândula pineal. Quando bloqueado, tendemos a falta de imaginação e da intuição, resultando na tomada de decisões pobres e de auto-engano. Fisicamente, a fraqueza do terceiro olho pode se manifestar como problemas nos olhos e ouvidos, dores de cabeça, enxaquecas, insônia e  até mesmo pesadelos.


Ervalhiça Eyebright
Menta, jasmim e a ervalhiça eyebright são ervas utilizadas para abrir o sexto chakra. A menta tem sido utilizada para curar depressão, enxaquecas e perda de memória. Ela também aumenta a conexão entre mente e corpo. Estas são as ervas e especiarias que podem energizar e curar qualquer desequilíbrio no chakra do terceiro olho, zimbro, artemísia, papoula, alecrim e lavanda.





7º CHAKRA – CORONÁRIO OU CHAKRA DA COROA (SAHASRARA)

Nos conecta a energia universal divina. Esse chakra é associado a sabedoria, iluminação e transcendência. Quando aberto e limpo, experienciamos a união divina e o amor cósmico, estendendo-se para sempre. Nossa frequência única em sintonia com a orquestra cósmica. Quando bloqueado, nos sentimos desconectados espiritualmente e passamos a viver sem direção ou propósito. No nível físico, pode levar a depressão, distúrbios do sistema nervoso, enxaquecas, amnésia, ADD, dislexia, e em casos mais extremos, delírios cognitivos e doença mental.


As flores de lavanda e de lótus auxiliam a abertura do sétimo chakra. A lavanda traz para você o alinhamento com a sabedoria divina em uma base diária e é uma erva popular para melhorar a meditação. Enquanto as folhas de lótus e caules são amplamente utilizados na culinária japonesa e chinesa, e cada parte tem seu próprio conjunto de benefícios.

A Lavanda é sua melhor aposta, porque ele funciona bem em todos os chakras. Você pode incluir plantas internamente em sua vida através de chás, ou externamente como um banho ou aromaterapia, você pode aumentar os benefícios por conscientemente se conectar com suas qualidades vibracionais.

Ervas e plantas são demais, podem causar todos os tipos de efeitos em nossos três corpos, o físico, mental e espiritual. Viva a natureza e seus grandes poderes!!!❤





As plantas com poder curativo (fitoterápicos) normalmente são utilizadas para tratar o físico, esse uso já é bastante conhecido, não somente como parte de uma tradição popular, como também, alvo de inúmeras pesquisas que tem comprovado o poder curativo de muitas dessas plantas.


No entanto, aqui vamos falar de outras qualidades e usos destas plantas. A Fito energética é uma abordagem diferente sobre o poder curativo das plantas. Na verdade trata-se do mesmo principio utilizado nas essências florais, onde se considera a energia ou vibração própria de cada uma dessas plantas, que vai além dos benefícios provindos dos seus componentes químicos e princípios ativos.


A energia de cada planta vai atuar em nosso campo energético (corpo etérico, sutil...) influenciando e elevando nosso nível vibratório para que este volte a sua harmonia. “As doenças, geralmente, não nascem no físico, mas na essência, na alma do ser, que é onde está presente o mundo de sentimentos e emoções.”(Gimenes, p. 29)


Energeticamente equilibrados o corpo também volta ao equilíbrio e harmonia que é percebida como um estado de saúde física-emocional. 

Escolhi alguns chás bem conhecidos nossos. Chás que costumamos tomar, principalmente no inverno e que trazem benefícios que vão muito além de nos aquecer no frio, aquecem o coração e a alma. São todos chás facilmente encontrados e que podem ser usados em sachê (chás de caixinha).



Camomila


Atua no 3º chacra- Plexo Solar.
Função fito energética: limpa a raiva, o ódio, as mágoas; elimina a falta de fé. Acalma e relaxa sem dar sono. Útil em momentos de nervosismo e para pessoas agitadas ou hiperativas.




Canela

Atua em todos os chacras.

Função fito energética: elimina a falta de fé e a falta de amor, pois traz um sentimento de conexão com o criador. Promove o sentimento de gratidão, a empatia e a compreensão. Combate a birra, a rebeldia, a frieza e a insensibilidade.


Erva Doce

Atua no 3º chacra

Função fito energética: promove o otimismo, a motivação, aumenta a coragem. Diminui a ansiedade e ajuda a organizar a mente no sentido de estabelecer prioridades. Bom para ser usado à noite, pois induz a uma leve sonolência.


Funcho

Atua no chacra laríngeo.

Função fito energética: promove o desejo de buscar o melhor de si mesmo, vontade de se aperfeiçoar, de trabalhar talentos e virtudes próprios. É um gerador de transformações internas que ajuda a cortar os laços com o passado.


Hortelã

Atua em todos os chacras.

Função fito energética: abre novos caminhos na vida. Ajuda a entender e trabalhar dificuldades com o pai. Combate a hipocrisia e a falsidade. Contribui nas mudanças de pensamento. Tem efeito analgésico, reduz o estresse, gera vitalidade energética.


Laranjeira

Atua no 2º chacra – umbilical

Função fito energética: possibilita maior estabilidade emocional, equilibra. Elimina a sensação de abandono e solidão. Ajuda a limpar memórias negativas do passado. Gera leveza para a alma; abre a consciência para o verdadeiro propósito na vida.

Maçã

Atua no 4º chacra- chacra cardíaco

Função fito energética: é um gerador de paz, pois proporciona bem estar, harmoniza emocionalmente, acalma, libera o sorriso. Incentiva o entendimento entre as pessoas.


Marcela

Atua no 3º chacra, o plexo solar.

Função fito energética: gera sentimento de segurança, ativa a coragem, cria esperança. Elimina maus hábitos. Possibilita a limpeza de ódios, mágoas e trabalha a capacidade de perdoar.


Melissa

Atua no chacra cardíaco.

Função fito energética: Ajuda a superar separações difíceis. Energia para aprender a amar e viver de forma mais leve. Elimina traumas de infância, traz consciência da infância para melhor entender o presente. Entendimento e compreensão dissipam a discórdia. Incentiva a honestidade em todas as relações.

Atenção: Não tomar o mesmo chá por mais de 15 dias. Alterne chás com benefícios parecidos. Não substitua o consumo de água por chás.

Material retirado do livro Fito energética: A energia das plantas no equilíbrio da alma, Bruno J. Guimenes – 2º Ed. 2007- Editora Borboletras- RS




Todas as pessoas têm ao redor do corpo físico um campo eletromagnético. Este campo é composto por corpos sutis, que chamamos de 'Aura'.
A Aura das pessoas  seria como uma espécie de antena que recebem e envia mensagens entre si. Estas mensagens são decodificadas através da nossa intuição.
Quando passamos por situações ruins ou conflitantes, energias desequilibradas se agregam à nossa Aura e lá permanecem podendo provocar doenças.

Dica muito conhecida e eficaz é o Banho de Ervas. Através dele, limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos Chakras que são uma espécie de túneis por onde entram as energias em nosso corpo físico.

Cada erva ou planta tem características específicas que interagem com as nossas energias provocando mudanças muitas vezes necessárias e essenciais. As ervas tem o poder de limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, afastar a negatividade, etc.

Para fazer um banho de ervas, escolha aquela que apresenta propriedades que se adequadam ao problema ou situação. Depois, pegue um punhado de cada erva e faça um chá com elas. Coe numa jarra e após tomar um banho normal, jogue o chá do ombro pra baixo. As ervas podem ser misturadas e o resultado será melhor se usado número ímpar de ervas.

O Sal grosso pode ser usado como banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas logo após. 

ERVAS E SUAS PROPRIEDADES

       * Arnica - afasta a negatividade                                                   
       * Abre Caminho - novas forças
       * Alho (palha) - proteção
       * Alecrim - clareza mental
       * Alpiste - prosperidade
       * Arruda - proteção
       * Anis Estrelado - aumenta a auto-estima
       * Água-de-arroz - calmante
       * Água-marinha (planta) - limpeza
       * Alfazema - mudança
       * Bulbo de cebolinha - tira o cansaço
       * Comigo-ninguém-pode - defesa
       * Camomila - limpeza (bactericida)
       * Canela - limpeza, força e prosperidade
       * Cravo da Índia - estimulante
       * Crizântemo branco - calmante
       * Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)
       * Contas de Rosário - concentração
       * Cenoura (folhas) - fraqueza
       * Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico
       * Erva doce - boas energias
       * Espada de São Jorge - proteção
       * Folha de Pinheiro - limpeza
       * Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas
       * Folhas de Limão - corta energias negativas
       * Folhas de Manga - prosperidade
       * Folhas de Louro - prosperidade
       * Fumo - proteção
       * Flor de sabugueiro - calmante
       * Guiné - proteção e força
       * Girassol (sementes) - acelera as mudanças
       * Guaraná - aumenta as energias
       * Hortelã - aceitação
       * Inhame - força e limpeza
       * Levante - força, melhorar a auto-estima
       * Losna - corta a negatividade (raivas)
       * Macela - calmante (bom para insônia)
       * Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo
       * Pitanga (folhas) - melhora a circulação
       * Rosas brancas - limpeza
       * Rosas vermelhas - energia
       * Sementes de tangerina - para dores na coluna
       * Sálvia - rejuvenecimento




Por Bruno J. Gimenes

Neste conteúdo especial eu vou lhe ensinar uma fórmula com a energia das ervas para você fazer uma limpeza energética e espiritual que é muito eficiente. Essa técnica é rápida, eficiente, simples e barata.

OS BENEFÍCIOS DESTE BANHO

- Aliviar o Stress e a Ansiedade;
- Eliminar o cansaço;
- Acalmar a mente e clarear os pensamentos;
- Eliminar emoções e sentimentos negativos;
- Ajudar na sua elevação espiritual e na conexão com o seu Eu superior;
- Ajuda a eliminar a dor de cabeça de ordem emocional;
- Ajuda contra o medo de situações mais comuns;
- Ajuda a contra a insônia.



Quando me refiro a causa energética eu quero falar do campo de energia, conhecido como aura, que é uma emanação sutil e invisível aos olhos destreinados. A aura de uma pessoa é formada com base em vários fatores difíceis de serem citados em um único texto, contudo, uma coisa é certa: ela é afetada diretamente pela força dos pensamentos e sentimentos, tanto da própria pessoa quanto de todas as outras que as cercam. Por isso, para que um tratamento realmente trate as emoções de uma pessoa, ele precisará alcançar a aura delas. E essa função é perfeitamente possível para as ervas, porque o que entra em jogo não são os princípios ativos químicos dos vegetais, mas o princípio energético.



ERVAS NECESSÁRIAS POR BANHO

 ( tanto faz que estejam frescas ou desidratadas)


-1 folha de Boldo do Chile (ou qualquer espécie de boldo que você conheça ou tenha acesso);
-1 pequena casca de canela;
-1 Folha de laranjeira ( de qualquer espécie);
-1 Folha de Ipê-roxo ( ou uma pequena lasca da casca);
-1 Rodela fina de Maçã;
-1 Folha de Louro.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA O BANHO DE ERVAS:

-Não há contra-indicações, portanto grávidas, gestantes e crianças podem usar tranquilamente;
-Use sempre 3 dias em seguido;
-Não importa o horário do banho;
-Não importa se você está fazendo algum outro tipo de tratamento;
- Para cada banho você precisa fazer um novo preparado, pois a validade da energia é de até duas horas, por isso, não é possível reservar para outro momento.
- Não reaproveite as ervas usadas;
- Siga exatamente a recomendação das ervas que devem ser usadas. Não deixe faltar nenhuma espécie e também não substitua por outra.
- Use água mineral de preferencia.
- A cada 3 dias de uso, espere 7 antes de fazer o próximo.
- O efeito total do Banho acontece somente se você fizer 3 dias em seguida, sem intervalos.

Como preparar o banho:

-Aqueça um litro de água até começar a formas bolhas na água. Não deixe ferver.
-Apague o fogo e coloque todas as plantas. Jamais aqueça em micro ondas.
-Faça uma oração pessoal:  Faça um agradecimento a sua vida e as suas bênçãos, em seguida peça a bênção de Deus...da Fonte Pai/mãe, da natureza e dos seres de Luz para o seu preparado.
-Agora mentalize que no seu preparado ( imagine, sinta ou acredite) pulsam as luzes verde e prata. Imagine elas como se fosse um coração pulsando o verde e o prata. Quando o verde fica mais fraco, o prata fica mais forte e vice-versa.
-Faça isso por 3 minutos e está pronto.
-Se você preferir, pode filtrar ou coar o preparado, retirando as ervas que foram usadas.



COMO USAR:

-Leve o conteúdo preparado imediatamente para o ambiente do seu banheiro.
-Tome o seu banho e no momento que decidir, seja ele qualquer, despeje com suavidade e lentidão o conteúdo todo sobre a cabeça, certificando que vai tocando o corpo todo. Nesse instante você deve sair da ducha e ficar por um minuto sem se enxaguar com a água comum do banho.
-Depois pode voltar ao banho normalmente, mesmo que queira lavar-se novamente com os seus produtos de higiene! Fique a vontade, pois não anula o efeito da energia das ervas.
-Fique perceptivo aos efeitos do banho de ervas e sinta o seu estado de espírito mais sereno e mais harmônico. 

Delicie-se da sensação!!!




Baseado nas seguintes Fontes:
Plantas que curam tradução NM

Comentários