A GRANDE PIADA CÓSMICA POR TRÁS DA ILUMINAÇÃO

A grande piada cósmica por trás da Iluminação
A grande piada cósmica é que você é o que está procurando. kkkkk.
Essa é a grande piada do universo. Andamos tanto, buscamos tanto, imaginamos tanto, fazemos tantos e tantos planos, queremos conhecer tanto os mistérios do universo, mistérios da vida, mistérios da morte……
Toda a busca religiosa e espiritual neste planeta acabará por onde você começou. Se isso não é uma piada fantástica vale uma boa gargalhada.
Nós todos olhamos para a felicidade, paz e satisfação nas coisas do mundo, mas atrás de todas estas coisas está nossa própria natureza – nosso próprio ser.
Alguns mestres de meditação e místicos ao longo da história tem explicado sobre essa piada cósmica. Um deles é o mestre Zen Thich Nhat Hanh que diz:
Eu rio quando penso como procurava o paraíso fora do mundo do nascimento e morte. E é o no mundo de nascimento e morte que a verdade milagrosa é revelada. Mas este não é o riso de alguém que de repente adquire uma grande fortuna; nem é o riso de quem teve uma grande vitória. É, antes, o riso de quem; depois de uma desgastante procura por algo por um longo tempo, encontra esse algo no bolso de seu casaco.
Temos levado a iluminação como algo muito a sério?
 

Buda percebeu que todas as condições do mundo são temporárias e levar qualquer coisa muito a sério cria sofrimento, é a lei da impermanência.
Tudo irá se modificar, a tentativa de se apegar a qualquer coisa, situação, pessoa ou objeto é a base de todo sofrimento.
Outro praticante budista, Longchenpa, percebeu a verdade da lei da impermanência e concluiu:
Uma vez que tudo é apenas uma aparição, não tendo nada a ver com bom ou mau, de aceitação ou de rejeição, podemos muito bem dar uma gargalhada de tudo.
O recados de mestres espirituais é que cada coisa que você imagina ser, é na realidade uma mentira inteligente construída por um mecanismo de defesa psicológica na sua mente contra a verdade existencial da transitoriedade.
Em outras palavras você não é quem você pensa que é. Isso é muito engraçado, não é? No entanto, só rindo sobre isso e não levando a sério já é um ótimo mecanismo de enfrentamento maravilhoso para ser capaz de digerir “verdades” aparentemente duras.
Como diz Longchenpa, você pode também começar a rir, ou como um outro mestre Zen moderno Adyashanti explica:
Nós percebemos, muitas vezes, de repente, que o nosso senso de auto-centramento, que foi formado e construído a partir de nossas idéias, crenças e imagens, não é realmente o que somos. Esse senso não nos define, não há centro.
Adyashanti
Grandes professores espirituais têm um traço comum – eles riem muito.
Diziam que para saber se um importante lama da tradição budista tibetana Gelugpa estava chegando no templo era só ouvir as risadas que ele disparava.
Outro professor espiritual foi o inglês Alan Watts a quem você não pode ouvir por 5 minutos sem chegar a ouvir sua gargalhada contagiante.
As pessoas sofrem só porque eles levam a sério o que os deuses fizeram para se divertir – Alan Wats
Comediantes muitas vezes apontam para a discrepância entre a forma como pensamos e as coisas como elas realmente são, bem melhor do que os “sérios” da sociedade
Bill Hicks e George Carlin disse:
O tolo iluminado é aquele que vê as viagens do ego da sociedade e ainda é possível encontrar alegria e riso em seu meio.
O tolo é muitas vezes o iluminado, aquele com sabedoria louca, com risos e piadas como sua arma, eles cortam a conformidade mundana e traz à luz a criança latente borbulhando de felicidade logo abaixo da superfície de toda a seriedade.
O tolo possui uma sabedoria que está fora do alcance do conformista. A atitude lúdica em contato com uma enorme quantidade de criatividade.
Humor também é extremamente curativo, todos dizem que o riso é o melhor remédio e é verdade. Ele também pode aliviar o stress e a tensão da vida diária, reduzir o tédio no trabalho e unir pessoas de diferentes origens.
A Iluminação
 

A maioria das pessoas pensa que iluminação é a pessoa “iluminada” ser perfeita. Virtude perfeita, amor perfeito, perfeito conhecimento.
Este ideal da pessoa perfeita é uma piada e não existe na realidade. São criados cultos de adoração em torno de pessoas que são vistas como perfeitas e apenas sublinha o resto de nós com culpa por não viver de acordo com essas fantasias idealistas.
Então onde a piada cósmica pode nos levar?
 

Voltar para onde começamos; para a alegria pura não adulterada de apenas estar vivo – rindo sem motivo e sorrindo como um chapeleiro louco.
A vida é uma dança cósmica sobre a cabeça da agulha da eternidade.

Fonte:
http://yogui.co/grande-piada-cosmica-por-tras-da-iluminacao/


Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA