O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS SEUS CHAKRAS

O que você precisa saber sobre os seus chakras


Existem ao todo sete chakras, que são regidos por princípios da nossa própria consciência e leis espirituais, que podem ser utilizados para adquirir mais felicidade, harmonia e bem-estar em todo o mundo e em nossas vidas.
Chakra raiz: primeiro centro
O muladhara, também chamado de chakra raiz, se localiza bem na base da nossa espinha dorsal. Este primeiro centro é governado pela lei espiritual do Karma.
Quando ele está nítido, a energia acaba fluindo livremente, fazendo com que nos sintamos confiantes, seguros e com todas as nossas necessidades preenchidas. Mas quando esta área é bloqueada, podem ocorrer preocupações e a sensação de ansiedade.
Toda ação resulta em uma reação. A fim de que essa possibilidade seja maximizada, devemos fazer com que o nosso corpo possa ser utilizado como um meio de instrumento de escolhas.
Chakra da criatividade: segundo centro
O svadhishtana, chakra da criatividade, como o próprio nome diz, encontra-se ligado a criatividade, em todos os campos de expressão. Este centro pode ser utilizado para reprodução, já que se localiza na área dos órgãos sexuais. Por outro lado, quando este se encontra em centros mais altos de energia, acaba servindo como combustivo para a criação.
Neste chakra, é ativado a Lei do menor esforço. Isso significa dizer que a solução de cada tipo de problema nunca é, ou raramente se encontra, no mesmo nível do problema. Este chakra utiliza toda a matéria prima do chakra raiz, para que um novo mundo seja criado por dia.
Chakra da energia: terceiro centro
A manipura, chakra da energia, se localiza no plexo solar, onde encontramos o seu poder no nosso mundo. Assim, quando este chakra está aberto, os desejos e intenções do indivíduo são manifestados.
Esse terceiro centro é governado pela Lei da Intenção e do Desejo.
Chakra do coração (ou cardíaco): quarto centro
Podemos localizar o manahata no centro de nosso peito, e ele representa a energia unificadora da compaixão e do amor. Ele se dedica para a superação da separação e da divisão. Quando este não está fluindo, há uma certa percepção de alienação em relação aos indivíduos que nos cercam.
Este chakra é regido através da Lei de dar e de receber. Ou seja, cada vez que você é presenteado na vida, está oferecendo a alguém a grande oportunidade de doar.
Chakra da expressão: quinto centro
O visshuddha, chamado de chakra da expressão, é considerado o centro da expressão. Quando este se encontra fluindo e aberto, o indivíduo se torna capaz de falar sobre as suas necessidades.
Este chakra é governado pela Lei do Desapego.
Chakra da intuição: sexto centro
Ajna, também chamado de chakra da intuição, por estar localizado na nossa testa, é considerado o centro da intuição e da visão. Quando ele se encontra aberto, você acaba se sentindo guiado através de suas escolhas, fazendo com que adquira um senso profundo de conexão com o seu eu interior. No entanto, quando ele é bloqueado, aparecem a desconfiança e a insegurança.
A lei da causa e efeito, ou Lei do Dharma é responsável por reger o sexto centro.
Chakra da consciência: sétimo centro
O dahaswara, também chamado de chakra da consiência, é visto como uma flor de lótus que tem em sua cabeça uma coroa. Vale ressaltar nessa altura que a essencial natureza é algo ilimitado, e você nada mais é do que um espírito disfarçado de pessoa. Isso significa dizer que está é a unificação da individualidade com a universalidade e da ação com o ser.
O sétimo chakra é governado através da Lei da Potencialidade.

Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras

Fonte:http://www.eusemfronteiras.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-seus-chakras/

Para facilitar, na ilustração que abre a matéria acima, localizamos os chacras na região frontal, mas lembre-se: eles também operam nas partes posteriores, veja as ilustrações abaixo.



Chacras e as terminações correspondentes nas mãos.





Chacras- do sânscrito - são os centros de força situados no corpo energético e que têm como função principal a absorção de energia - prana, chi - do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico.

Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete – que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: 

coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico. 

Suas características básicas são as seguintes:








































Chacra Coronário
7º Chacra
Intuição

Situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é também conhecido como coronário.

Está  diretamente ligado à espiritualidade, ao contacto com o Eu Superior, canalização e meditação.

Fisicamente, rege a nossa cabeça e o sistema nervoso central.

É através do chacra da coroa que entram no nosso corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade.

Nome Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")Mantra: Aum.Localização: No topo da cabeça, bem no centro.Cor: Violeta e Branco.Glândula: Pineal. Essa glândula está ligada ao chacra coronário, que, por sua vez, se abre no topo da cabeça, mas tem a sua raiz energética situada dentro dela.

Obs.: a pineal é a glândula mais alta do sistema endócrino, situada bem no centro da cabeça, logo abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

Devido a essa ligação sutil, a pineal - também chamada de “epífise” - é o ponto de ligação das energias superiores no corpo denso e, por extensão, tem muita importância nos fenômenos anímico-mediúnicos, incluindo nisso as projeções da consciência para fora do corpo físico.Elemento: Todos os elementos.Zodíaco: Capricórnio e Peixes.Planetas: Nenhum.Massagem: Para as mulheres, no sentido horário e para os homens no sentido anti horário.Funções: Revitaliza o cérebro, Integração, Cura, Consciência plena.

Disfunções: Alienação, distúrbios mentais.
Cristais: Alexandrita, Ametista e Diamante.
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Distúrbios Mentais, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.

Temas: A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória.

Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade.

Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.

Como Ativar: Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas).

Para Refletir: O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância.






























Chacra Frontal 
6º ChacraCompreensão

 Está localizado na testa, entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho ou terceira visão.
 
Associa-se também à glândula pituitária (hipófise) e é responsável pela nossa concentração, memória, imaginação e visualizações.
 
Pode-se compará-lo ao computador que registra no nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chacra coronário, para que as possamos compreender e dar-lhes forma através de pensamentos ou imagens.
 
Desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição.
 
Ás vezes, pode palpitar como um coração.
 
Nome Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando" Ajna, significa saber, perceber.)Mantra: Om.Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.Cor: Azul índigo.

Glândula
: Hipófise ou Pituitária.Elemento: Todos.Zodíaco: Sagitário, Aquário e Peixes.Planetas: Mercúrio, Vênus e Urano.Massagem: Para as mulheres, no sentido horário e para os homens no sentido anti horário.Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão. Desenvolver a sabedoria.
 Disfunções: Dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão.Cristais: Azurita, Lápis Lazuli e Quartzo. 
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria. 
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos (visão), Pesadelos e Tensão, Incompreensão.

Temas: No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho".
 
Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres.
 
Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos.
 
Como Ativar: Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos.
 
Para Refletir: Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê.


































Chacra Laríngeo
5º ChacraCriatividade

O quinto chacra situa-se na região da garganta e associa-se à glândula tiróide (e para-tiróides) que, por sua vez, está ligada ao metabolismo do corpo.

Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação da nossa verdade interior e pela respiração.

Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz.

É através deste chacra que purificamos as nossas energias. serve também de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacra coronário.

Desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência.

Nome Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")Vishudha, que significa purificar.Mantra: Ham.Localização: Região da garganta.Cor: Azul claro.
Glândula: Tireóide.Elemento: Éter.Zodíaco: Gêmeos, Touro e Aquário.

Planetas: Marte, Vênus e Urano.
Massagem: Para as mulheres, no sentido anti horário e para os homens no sentido horário.
Funções: Som, vibração, comunicação.Desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros.

Disfunções: Bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide.Cristais: Aquamarina, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topazio azul.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
Temas: Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro.
Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência.
Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região.
O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta.
Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar.

Como Ativar: Cantar ou entoar mantras.

Para Refletir: Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais.
























Chacra Cardíaco
4º ChacraCompaixão

Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos.
É associado ao timo e é nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, a nossa fonte vital.
É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões.
Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial.

Nome Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado", intocado ou inaudível.)Mantra: Yam.Localização: Coração. Centro do peito.Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
Glândula: Timo.
Elemento: Ar.Zodíaco: Leão e Balança.Planetas: Vênus, Saturno e o astro Sol.Massagem: Para as mulheres, no sentido horário e para os homens no sentido anti horário.Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.Estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão.
Disfunções: Problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.
Cristais: Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.

Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.

Temas: Elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima.
 Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos.
 
Como Ativar: Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas.
 
Para Refletir: Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é.




































Chacra Umbilical
3º Chacra
Poder


Este chacra localiza-se na zona da barriga, controlando toda a região do plexo solar. Está associado ao pâncreas.

Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao Ego individual.

Fisicamente rege o aparelho digestivo.

Não é por coincidência que problemas emocionais causam sempre problemas digestivos.

A emoção e a digestão estão intimamente ligadas.

Desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.

Nome Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias",gema ou jóia reluzente.)
Mantra: Ram.

Localização: Zona da barriga.Acima do umbigo, na região do estômago.

Cor: Amarelo-ouro.
Glândula: Pâncreas.
Elemento: Fogo.
Zodíaco: Leão, Sagitário e Virgem.
Planetas: Júpiter, Marte, Mercúrio e o astro Sol.
Massagem: Para as mulheres, no sentido anti horário e para os homens no sentido horário.
Funções: Digestão, fortalecimento da vontade, emoções e metabolismo.

Disfunção: Distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo.
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.
Qualidades Positivas: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.
Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação.

Temas: As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções.
Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las.
Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles.

Como Ativar: Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol).

Para Refletir: Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder.



































Chacra Sexual 
2º Chacra 
Sensualidade

O chacra do hara ou sexual situa-se na região do baixo ventre e trabalha com a energia sexual e a criatividade.

Associa-se às gônadas (Homem: testículos; Mulher: ovários).

Está ligado também à produção da adrenalina e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza.

Tudo o que criamos na nossa mente é ativado para se manifestar através deste centro de energia.

Fisicamente rege os órgãos sexuais.

Desenvolvido, estimula o funcionamento dos outros chacras.

Nome Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Mantra: Vam.
Localização: Abaixo do umbigo. Região do baixo-ventre.
Cor: Laranja.

Glândulas: Ovários e testículos.

Elemento: Água.
Zodíaco: Caranguejo, Balança e Escorpião.
Planetas: Vênus, Marte, Mercúrio e Lua.
Massagem: Para as mulheres, no sentido horário e para os homens no sentido anti horário.
Funções: Força e vitalidade física.Prazer, procriação, criatividade.

Disfunções: Dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas reprodutor e circulatório.
Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia e Coral.
Qualidades Positivas: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

Temas: A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas.
Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção.

Como Ativar: Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual.

Para Refletir: Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.
































Chacra Básico
1º Chacra 
Segurança

Este chacra, também conhecido como básico, está situado na base da coluna e encontra-se associado às glândulas supra-renais.

Também está relacionado com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos.

É através dele que plantamos os nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico.

É responsável pela absorção de energia da terra (energia telúrica, geoenergia, kundalini).

Não é aconselhado, por muitos autores, o desenvolvimento deste chacra.

Nome Sânscrito: MULADHARA ("Base e raiz"; "Suporte",nmula, que significa raiz, e adhara, base.)
Mantra: Lam.
Localização: Base da Espinha.Região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais.
Cor: Vermelho.

Glândulas: Supra-renais.

Elemento: Terra.
Zodíaco: Carneiro, Marte, Touro e Escorpião.
Planetas: Nenhum.
Massagem: Para as mulheres, no sentido anti horário e para os homens no sentido horário.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.Sobrevivência.

Disfunções: Fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração.
Cristais: Obsidiana, Quartzo Fumê, Rubi e Turmalina Preta.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

Temas: Associado à  vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão.
A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro,  que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva.

Como Ativar: Caminhar descalça, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar  atitudes em relação às questões materiais da existência.

Para Refletir: O que pode estruturar ou desestruturar você?


Chacra Esplênico

Localização: Acima do Baço

Correlação Física: Não possui ligação com nenhuma glândula.

Cor: Várias, predominando o Rosa, o Amarelo e o Verde Claro

É responsável pela energização do Baço. Veja Baço.

É considerado um Dínamo do corpo Humano, pois é através dele que penetra uma parte da energia (prana) do ambiente.

Bem desenvolvido, favorece a soltura do duplo etérico e, consequentemente, o desenvolvimento da mediunidade, bem como a soltura do psicossoma em relação às projeções da consciência.

Este chacra não é considerado pela ciência hindu como um dos sete principais. É considerado um chacra secundário.

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA