OS POLÍTICOS E O PODER - OSHO

Os políticos e o poder – Osho

 “O que os políticos têm feito no mundo inteiro, ao longo de toda a história, é simplesmente desumano e feio. Mas a razão, a razão básica, é que eles têm um sentimento profundo de inferioridade e querem provar a si mesmos que não. “Olhe, você tem tanto poder tem tantas pessoas nas mãos, que pode mandar e desmandar, tem tantas armas nucleares! Simplesmente aperte um botão e pode destruir o planeta inteiro.”

O poder sobre os outros é destrutivo — sempre destrutivo. Em um mundo melhor, qualquer um que seja ambicioso, que queira ser mais importante do que os outros, que queira estar à frente dos outros, teria que passar por um tratamento psicológico.
É necessário também esclarecer que a política só atrai as mentes mais medíocres no mundo. Esta não atrai Albert Einsteins, Bertrand Russells, Jean-Paul Sartres, Rabindranath Tagores… Não, ela atrai um certo tipo de pessoas.
Os psicólogos estão cientes do fato de que as pessoas que estão sofrendo de algum complexo de inferioridade são as pessoas atraídas pela política, porque a política pode dar a eles poder. E através do poder, podem convencer a si mesmos e aos outros de que eles não são inferiores, de que não são medíocres.
Mas apenas conseguir poder não faz nenhuma diferença para a inteligência deles. Assim o mundo inteiro é regido por pessoas medíocres, embora tenhamos um grande número de pessoas inteligentes: cientistas, artistas, poetas, dançarinos, pintores. Todo tipo de pessoas sensitivas, criativas, a nata da humanidade, estes, porém, não estão no poder. Eles podem mudar todo o edifício da história humana, podem mudar a escuridão do futuro numa bela manhã, um nascer do sol. Mas a desgraça é que o poder está nas mãos das pessoas erradas, e as pessoas de inteligência estão destituídas de poder.”




Osho

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA