FAÇA SUA CASA TRABALHAR COM O FENG SHUI

Faça a casa trabalhar a seu favor com o Feng Shui

Quando a empresária Chrís Trëmtin foi morar no interior de São Paulo, há 10 anos, ela resolveu aplicar o Feng Shui para deixar a casa “bonitinha”. “Achei que faria minha casa ficar fofa”, lembra. Na época, ela estava começando um negócio do zero e trabalho não estava fácil.

Faça a casa trabalhar a seu favor com o Feng Shui

Com as energias do seu lar em harmonia, você atrai prosperidade, saúde e amor. Dá até para melhorar sua dieta e ter mais concentração no trabalho!

Só que isso mudou quando a Chrís descobriu o Feng Shui. Depois de aplicá-lo, a prosperidade bateu na sua porta e hoje ela tem duas empresas que vão muito bem, obrigada!
É claro que não existe milagre! Segundo a arquiteta e mestra em Feng Shui Aline Mendes, esta sabedoria chinesa de 3 mil anos é um misto de ciência e arte, porque se baseia tanto em cálculos, como em sensibilidade e intuição.
A técnica usa os móveis, cores e objetos como cristais e espelhos para harmonizar a energia do ambiente e, em consequência, a vida dos moradores ou quem usa o espaço. “Assim, conseguimos que o ambiente nos ajude a manifestar nosso potencial“, diz Aline. Ou seja, você faz a casa trabalhar a seu favor. E é justamente isso o que aconteceu com a Chrís.
Toda casa e local de trabalho têm uma energia que precisa ser trabalhada. “Na natureza, as energias estão em constante movimento. Quando erguemos uma construção, as energias daquele local se fixam. Isso cria um padrão energético”, diz Aline.
Acontece que cada energia tem um potencial diferente que interfere na nossa vida – e nem sempre é benéfico. Por isso, essas energias precisam ser ativadas ou neutralizadas.
Cada casa, um caso
Não é só sair espalhando espelhos pela casa que estará tudo certo. Bem ao contrário, cada ambiente precisa de uma análise individual para determinar os problemas e as melhores curas.
A maneira mais usada para identificar tais características é recorrer ao ba-guá, uma ferramenta em forma de octógono que divide a casa em oito partes mais o centro.
Cada parte indica uma das nove áreas da vida da pessoa: trabalho, religião e sabedoria, família, prosperidade, sucesso, amor e relacionamentos afetivos, filhos e criatividade, amigos e, ao centro, saúde.
Só que o ba-guá não anda sozinho. “Ele é um complemento dentro da filosofia. Primeiro, precisamos saber como a energia entra na casa, como circula e é afetada pela disposição dos móveis”, diz o consultor Franco Guizatti. Essa é a chamada análise de energia do local.
Por exemplo, não adianta apenas colocar almofadas amarelas no centro da saúde se a sua cama está embaixo da janela, local de energias dinâmicas que podem provocar agitação e prejudicar o sono. As soluções precisam ser combinadas.
Felizmente, você pode juntar as curas do ba-guá com algumas regras gerais de análise de energia, que harmonizam as vibrações de qualquer lugar.
Como usar o ba-guá
O consultor Franco Guizatti dá as dicas: primeiramente, faça um desenho da planta da sua casa, respeitando as proporções reais. Divida cada lado da figura em três partes iguais e ligue os pontos opostos com linhas diagonais, que vão passar pelo centro.
O octógono do ba-guá estará formado. Aí é só estabelecer que “trabalho” deve coincidir com a porta de entrada principal da casa e colocar as demais áreas na ordem a seguir, em sentido horário: religião, família, prosperidade, sucesso, amor e relacionamentos, criatividade e filhos, amigos. A área da saúde ficará ao centro.
A escolha de como posicionar área do trabalho depende da escola de Feng Shui que você preferir – tradicional chinesa, das formas e do chapéu preto são as mais conhecidas –, mas os especialistas garantem que haverá resultados positivos de qualquer maneira.
Ajuda da decoração
Guizatti faz um resumo sobre como decorar cada espaço da casa ou ambiente de trabalho, de acordo com o elemento que o rege. Vale investir nos objetos citados e adotar as cores, mesmo que em detalhes, para ativar os pontos positivos de cada área.
Trabalho
Elemento: água
Objetos: fonte, aquário, pinturas e fotos sobre rios ou mares
Cores: preto, tons de azul, grafite e verde-piscina
Religião e sabedoria
Elemento: terra
Objetos: pedras, cristais, cerâmica vermelha, areia, argila, piso cerâmico
Cores: amarelo, terracota, marrom e lilás
Família
Elemento: madeira
Objetos: móveis, piso e portas de madeira ou bambu, flores e plantas em geral, imagens de florestas
Cores: variações de verde
Prosperidade
Elemento: madeira
Objetos: peças de madeira ou que remetam à riqueza, como moedas e cofres
Cores: verde, azul, amarelo, laranja, vermelho, dourado, prata e berinjela
Sucesso
Elemento: fogo
Objetos: figuras de sol e estrelas, iluminação abundante, velas, lareira
Cores: amarelo, vermelho, laranja, dourado e prata
Amor e relacionamentos afetivos
Elemento: terra
Objetos: cristais, vasos e esculturas de argila, cerâmica
Cores: rosa, branco, vermelho, tons pastel, amarelo, terracota e marrom
Filhos e criatividade
Elemento: metal
Objetos: móveis e itens de decoração feitos de prata, cobre, bronze ou aço
Cores: branco, amarelo claro, dourado e prata
Amigos
Elemento: metal
Objetos: móveis e itens de decoração feitos de prata, cobre, bronze ou aço
Cores: branco, amarelo claro, dourado, prata e cinza claro
Saúde
Elemento: terra
Objetos: cristais, vasos e esculturas de argila, cerâmica
Cores: amarelo, terracota, marrom e verde
Atenção: se o imóvel não tem formato quadrado ou retangular, algumas áreas podem ficar de fora. Foi o caso da Chrís, que morava numa casa em forma de “U”. A área que ficava de fora era justamente a da prosperidade.
Para consertar, ela colocou cristais no espaço, na área externa. O ideal é consultar um especialista para saber como não deixar essa área enfraquecida.
Lar em harmonia
A arquiteta e mestra em Feng Shui Aline Mendes revela alguns truques para fazer a energia fluir para melhorar a sua vida:
  • Evite colocar a cama embaixo da janela e de frente para a porta. Na hora de dormir, precisamos de energias tranquilas. Janelas e portas são locais onde as energias dinâmicas circulam, resultando em sono inquieto.
  • Dentre as cores indicadas para cada área, escolha aquela que tem mais a ver com a personalidade de quem usa o ambiente. Mesmo que você possa adotar o azul em um quarto de dormir, por exemplo, a cor pode deprimir uma pessoa tímida e introspectiva, que já tenha essa tendência. Nesse caso, utilize outra tonalidade dentro da cartela para paredes e deixe o azul para detalhes.
  • Espelhos têm a propriedade de dinamizar energia e fazê-la circular. Coloque-os em ambientes escuros ou estreitos, como corredores. Evite-os nos quartos de dormir e nunca tenha um espelho que não reflita sua cabeça, porque a reflexão de energia será desigual.
  • Tenha uma drusa de ametista na porta de entrada da casa. A pedra tem poder de limpeza e equilibra as energias nada harmônicas que você traz da rua.
  • Prefira ralos com tampa nos banheiros para evitar que eles drenem a energia do espaço.
  • Deixe a tampa da privada abaixada e a porta fechada, principalmente se o banheiro estiver na suíte.
  • Cristais funcionam como âncoras de energia. Coloque-os nos banheiros, para que a energia não escoe, e perto das janelas. Você pode usar turmalina negra e citrino.
  • Mantenha a casa limpa e sem entulhos. Sujeira e bagunça deixam a energia estagnada e o ideal é que o imóvel tenha bastantea espaço para a energia e as pessoas circularem sem obstáculos.
  • Guardar excesso de roupas ou objetos que você não usa acaba com a vitalidade do ambiente, que deve ser renovado e abrir espaço para o novo. Doe o que estiver sobrando e conserte o que estiver quebrado!
  • Evite formas pontiagudas no quarto do casal, porque elas geram agressividade. Prefira as arredondadas, que ativam energias suaves.
  • Nunca posicione o sofá da sala de costas para quem entra. Isso não só bloqueia a circulação de energia como gera sensação de rejeição em quem chega.
  • Para fortalecer a união do casal, decore o quarto com objetos aos pares, como vasos e porta-retratos. Mesmo que você só tenha um vaso, coloque um número par de flores dentro dele.
  • Não tenha lixeira dentro da cozinha. O ambiente está relacionado à saúde e comida em decomposição gera uma energia nociva. Deixe o lixo na área de serviço, perto de uma janela, para que a energia seja reciclada.
  • Coloque o fogão longe da geladeira. Os aparelhos têm energias contrárias que, quando próximas, entram em conflito.
  • Quem está de dieta deve evitar cores quentes, principalmente o laranja, dentro da cozinha, porque isso favorece o apetite. A cor é indicada se você quer fazer uma criança comer, mas não se você quer perder alguns quilos.
  • Limpe os cristais uma vez por semana, deixando-os por uma hora em banho de sal grosso. Eles acumulam energias desarmônicas e, se não forem limpos, começam a emiti-las.
  • Não trabalhe embaixo de vigas. Elas comprimem a energia para baixo e podem gerar falta de atenção e até dor de cabeça. Evite ainda ficar de costas para a janela ou sentada em frente à uma porta, porque isso pode lhe deixar desconcentrada.
  • Evite deixar sapatos, que carregam a energia da rua, embaixo da cama. Reserve o espaço para roupa de cama e nada mais.
  • Evite aparelhos eletrônicos no quarto de dormir. Se não for possível, tire-os da tomada à noite, porque eles geram energia dinâmica.
  • Não deixe o celular carregando ao lado da cama e muito menos embaixo do travesseiro! Se você precisar usá-lo como despertador, deixe-o fora da tomada no modo avião. O ideal é ter um relógio a pilha.
  • Está solteira e mora sozinha? Evite dormir sempre no mesmo lado da cama e sentar no mesmo canto do sofá. Usar os dois lados deixa a energia do local mais receptiva a um possível par.

(Foto: Getty Images)
Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/rede-babble/sa%C3%BAde-e-bem-estar/fa%C3%A7a-casa-trabalhar-seu-favor-com-o-feng-shui
Cores poderosas

Cores poderosas

Conheça os benefícios da cromoterapia e aprenda a usá-los a seu favor

Você sabia que as cores têm poderes terapêuticos? A cromoterapia, palavra de origem grega (kromos = cor e teraphia = terapia), é também conhecida como "terapia das cores".
É ela que nos ensina a tirar maior proveito das tonalidades presentes na natureza. A cromoterapia tem como base de estudo as sete cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (ou anil) e violeta. Cada uma possui uma vibração diferente, de acordo com suas nuances.
O vermelho, por exemplo, possui uma frequência mais intensa, enquanto o violeta é uma cor fria e mais branda.
Existem diversas formas de obter os benefícios das cores. Para resultados mais efetivos, o ideal é procurar um bom cromoterapeuta. Esse profissional é quem vai detectar suas reais necessidades e indicar as cores que podem promover mais força e disposição.
Durante as sessões, o cromoterapeuta pode aplicar luzes em pontos similares aos da acupuntura, com tons que favoreçam suas demandas pessoais.
Já no dia a dia, as roupas coloridas podem ser suas melhores amigas. Quando sentir que o dia está muito tenso, por exemplo, o uso de peças azuis pode trazer mais calma e tranquilidade. Se estiver meio borocoxô, sem energia e motivação, aposte em um acessório na cor vermelha.
Em casa, o amarelo é perfeito para quem tem filhos em idade escolar. A cor estimula o foco e a concentração nos estudos. Que tal colocar um objeto amarelo na mesa de estudos?
No prato, aposte em alimentos verdes. Hortaliças e frutas com casca ou pele verde são excelentes auxiliares da digestão e promovem um imenso bem-estar. 
"Outra ideia benéfica é consumir água solarizada: ela pode melhorar sua qualidade de vida e seu ânimo!", explica Francisco Cidral Filho, especialista em Naturologia e Neurociências pela UFSC.
É que, segundo Francisco, a luz do sol tem efeito purificador, renovador e revitalizante. Ou seja, ao bebermos água exposta aos raios solares, permitimos que esses benefícios fluam para diferentes partes do nosso corpo, renovando e revitalizando o organismo.
Para fazer água solarizada em casa, coloque água mineral em uma garrafa de vidro transparente e envolva-a com papel colorido (pode ser celofane) na cor desejada (veja lista abaixo). Você também pode comprar uma garrafa colorida.
Uma terceira sugestão é reaproveitar garrafas já coloridas, como as de vinho ou cerveja. Nesse caso, devem ser muito bem esterilizadas previamente, além de lavadas com água quente e sabão.
Os tons no dia a dia
"Sempre escolhi as cores das roupas e das paredes de casa intuitivamente, e percebia que elas faziam uma diferença tremenda no meu estado de espírito”, diz Vanessa dos Santos, 30 anos, administradora de empresas.
Quando começou a ler livros de cromoterapia, percebeu que acertava bastante usando a intuição, mas descobriu que também existem restrições.
“Como sou muito ansiosa, evito exagerar no vermelho, que traz agitação. Em dias de reuniões importantes, por exemplo, opto por tons de rosa, que é uma cor mais calma. Durante sessões de cromoterapia, fui entendendo melhor como usar cada tom em diferentes situações e tenho me sentido cada vez mais confiante!", garante.
Entendendo as cores
Solange Lima, especialista em cromoterapia, revela o significado e os benefícios de cada tonalidade.
  • Vermelho: é uma cor estimulante, que afasta a depressão e o desânimo. Além disso, está relacionada às conquistas, às paixões e à sexualidade.
  • Laranja: restauradora e regeneradora, é uma tonalidade que estimula a recuperação depois de um processo destrutivo ou que não deu certo. É associada à coragem, à reconstrução e à melhora.
  • Amarelo: é ativadora e dinâmica. Também age sobre os processos mentais, além de aumentar a capacidade de raciocínio. É a cor que representa e estimula a inteligência, o estudo e a criatividade.
  • Verde: calmante, traz equilíbrio para as pessoas e os ambientes. O verde ainda melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.
  • Azul: é uma cor que também traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade. Ajuda nos casos de insônia e estresse e, por isso, pode ser uma boa opção para pintura de paredes de quartos.
  • Índigo: trabalha o campo energético, fortalece a intuição e traz proteção. É bastante indicada para limpeza e purificação de ambientes.
  • Violeta: cor profundamente espiritual, mística e religiosa, o violeta atua sobre quem está descrente e sem conexão com as forças divinas.

(Foto: Getty Images)

Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/rede-babble/sa%C3%BAde-e-bem-estar/cores-poderosas

Faça a casa trabalhar a seu favor com o Feng Shui

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA