ECOVILAS : HISTÓRIA E ORIGENS

Ecovilas | História e Origens

Usar o termo história para falar sobre as Ecovilas talvez não seja muito apropriado por trata-se de um movimento muito recente. Melhor seria abordar o histórico do movimento, suas origens e surgimento. E sem mais pretenções, aqui se faz uma breve abordagem.

Surgimento e Conceituação das Ecovilas


As ecovilas, vem de um movimento mundialmente integrado que visa criar comunidades autosuficientes, sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente. Assim sendo, as ecovilas como movimento global, possuem uma proposta ou agenda comum e uma das questões é, de onde e como surgiu este movimento.
As origens vem das propostas e estudos sobre como resolver o problema da deterioração do planeta e como criar comunidades sustentáveis. Entretanto, as idéias e o movimento ganharam impulso com as conferências da Nações Unidas sobre o meio ambiente, como a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992, assim como outras conferências posteriores também influenciaram.
O conceito de Ecovila foi bastante discutido em 1995 e lançado à nível mundial após um encontro histórico realizado na na Fundação Findhorn, na Escócia, quando então o conceito de ecovilas foi discutido amplamente, definido e lançado globalmente.

Fundação Findhorn | A Primeira Ecovila


A Fundação Findhorn foi criada em 1962, como uma organizção não-governamental, sendo associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. A função da organização é promover a sustentabilidade ecológica, econômica, cultural e espiritual.
Esta fundação tornou-se o primeira modelo de comunidade ecológica do mundo, tendo se iniciado com 3 membros e nos dias atuais, no final da primeira década do século 20, conta com cerca de 500 integrantes de mais de 40 paises. A comunidade foi erguida com materiais ecológicos, e calcula-se que produz 27% da energica elétrica consumida anualmente. A comunidade produz através do cultivo 60% de sua comida, e o esgoto é tratado pela própria comunidade. A administração é feita através de um processo de decisões tido como altamente democrático. Quanto à saúde, a comunidade criou um sistema de apoio holístico, ou seja que não aborda apenas o tratamento da doença, mas tudo que envolve ou causa o surgimento da mesma, oferecendo um modo de vida alternativo, envolvendo alimentação saudável e bem estar.

Permacultura | Surgimento no Final dos Anos de 1970


As Ecovilas como comunidade estão basicamente ligados aos princípios de Permacultura, e pode-se dizer que, as Ecovilas são a colocação em prática dos princípios e fundamentos da Permacultura.
Permacultura, é uma abeviatura de um termo que vem do Inglês, que originalmente significava "Permanent Agriculture" ou em Português "Agricultura Duradoura" ou "Agricultura Auto Sustentável".
A conceituação inicial de "Permacultura" foi feita 1978, por David Homgren e Bill Mollison, dois ecologistas Australianos que idealizaram uma forma ecólogica e ética no trato da terra, na produção alimentos, nas relações com as pessoas e no uso dos sobras de alimentos.
O conceito de Permacultura foi posteriormente ampliado para "Permanent Culture" ou "Cultura Sustentável". Inicialmente mais voltado para cultivo e produção de alimentos, passou a abranger diversas áreas como arquitetura ecológica, paisagismo, e produção de objetos.
Em 1981, Bill Mollison lançou uma série de escritos, que juntos formavam um livro de introdução á permacultura, onde apresentava idéias indo muito além da agricultura, com algumas soluções para projetos de casas ecológicas considerando diferentes tipos de climas ou regiões bio-climáticos, além de idéias para criação de pequenas comunidades sustentáveis
O conceito de Permacultura, envolve também o uso de energias renováveis, aproveitando recurso naturais como sol, água e vento, e tudo isto se encontra incluso nas idéias de Bill Mollison e David Homgren.
Dentro deste prisma, a Permacultura é um método holístico voltado para o planejamento, reforma e manutenção de comunidades sustentáveis com enfoque socialmente justo e visando viabilidade financeira.
Gaia Trust é Fundada em 1987
Gaia Trust é uma associação de caridade situada na Dinamarca, fundada 1987 por iniciativa de Ross e Hildur Jackson cuja missão é apoiar e ajudar na transição para uma futura sociedade mais sustentável e espiritual através de doações e iniciativas proativas.
A organização tem apoiado projetos sustentáveis, especialmente os envolvidos com o movimento ecovila.

Ecovilas Conceituadas em Livro em 1991

Em 1991, Robert Gilman e sua esposa, lançaram o livro "Ecovilas e Comunidades Sustentáveis" cujo nome em Inglês é "Eco-Villages and Sustainable Communities". O livro veio de um produtivo estudo para o Gaia Trust, descrito no item acima.
Robert C. Gilman é um pensador acerca da sustentabilidade do planeta, que junto com sua esposa Diane (já falecida) tem pesquisado e escrito sobre ecovilas. Os trabalhos de Gilman foram de suma importância para conceituar e definir ecovilas como modelo de assentamento sustentável como também como "movimento", ajudando a formar a idéia que levaria à Rede Global de Evilas ou Global Ecovillage Network.
Robert Gilman, é fundador e editor do Instituto Context, e editou entre 1983 e 1995 uma revista semestral chamada "In Context" sobre Cultura Humana Sustentável. A revista não é mais publicada, mas os artigos de vários autores se encontram disponíveis no website do Context Org.
Ainda no ano de 1991, R. Gilman escreveu um artigo para sua revista sob o título de "The Eco-village Challenge" onde ele no início dizia que não exitia um concenso até aquele momento sobre a definição de ecovila. E neste artigo, seu propósito foi exatamente definir uma ecovila, como a seguir, onde é entre aspas está citado o texto original em Inglês. Mais abaixo uma tradução minha, de quem escreve esta página.
“A human-scale, full-featured settlement in which human activities are harmlessly integrated into the natural world in a way that is supportive of healthy human development, and can be successfully continued into the indefinite future.”
Abaixo entre aspas, minha tradução. Procurei ser fiel ao significado dos textos e termos e evitar me prender a traduções literais sem considerar o significado idiomático.
"Uma Eco-Vila é um assentamento em escala humana, com todos as caracteristicas de uma vila presentes e acessíveis na mesma área, onde as atividades humanas estão integradas de forma não danosa à terra e sua natureza, de tal forma que encorajem o desenvolvimento humano de forma saudável, e que possam continuar de forma próspera e continua no futuro".

ONU Incorpora Idéia de Ecovílas


O Organização das Nações Unidas inclui o modelo de Ecovilas dentro do SCDP ou Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis.

Rede Global de Ecovilas | 1995

No ano de 1995, durante a "Conferência sobre Ecovilas e Comunidades Sustentáveis - Modelos para o Século 21", acontecida na Fundação Findhorn, na Escócia, foi criada a Global Eco-villages Network ou Rede Global de Ecovilas.

Ecovilas Expandem-se Pelo Mundo


As Ecovilas como comunidades e movimento já se faz presente em todos os continentes habitados, como em vários paises da Europa, Estados Unidos e Canadá, Austrália, África do Sul, Ásia e América do Sul.
Estima-se que já existam aproximadamente 15 mil ecovilas em todo o mundo.

Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas

  • Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
  • Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services
  • Guia de Planejamento de Ecovilas, de M. Bueno
  • O Desafio das Ecovilas, em Inglês | The Eco-village Challenge, artigo de Robert Gilman, de 1991

Assuntos relacionados em links externos

Fonte:http://www.jrrio.com.br/construcao-sustentavel/ecovila-historia.html

Comentários