EVOLUÇÃO DO BIQUINI : A HISTÓRIA DAS 2 PEÇAS CONTADA POR 10 MULHERES


Evolução do biquíni: a história das 2 peças contada por 10 mulheres

Item indispensável no verão, sofreu várias mudanças ao longo das décadas. Veja quem é o símbolo de cada fase


18/02/2016 - 08h52 por FELIPE GOMES

Apesar de ter sido criado oficialmente por um francês na década de 40, o biquíni já era usado pelas mulheresnas praias e piscinas - mas em versões superdiscretas. Com o passar dos anos, ele ganhou muitos formatos e cortes. Aqui no Brasil, as duas peças ganhou popularidade entre os anos 60 e 70. E, como você já sabe, quem sempre ajudou o biquíni a ganhar fama foram as famosas - vide tops e atrizes que, neste verão 2015/16, lançaram o biquíni de crochê ao estrelato. Role a página e tenha uma aula de história fashion:
Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Com vocês, o primeiro biquíni
O primeiro traje oficial de banho foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard em 1946. Considerado ousado na época, foi usado pela primeira vez pela dançarina francesa Micheline Bernardini. O nome da peça surgiu na Segunda Guerra Mundial, logo após os bombardeios no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico - tava todo mundo apostando que a invenção seria tão bombástica como uma bomba atômica. 

  • Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Biquíni no cinema
Em 1956, quando a sociedade ainda resistia à novidade, o biquíni estreou nos cinemas. A atriz francesa Brigitte Bardot o vestiu pela primeira vez nas telonas, no filme "E Deus Criou a Mulher". Primeiro grande "boom" do nosso companheiro insperável do verão. Todas as mulheres quiseram ter um biquíni pra chamar de seu depois da empreitada.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
No Brasil...
A peça se popularizou no nosso litoral quando a alemã Mirian Etz usou a peça pela primeira vez nas praias cariocas, em 1948, acredita? Sim, uma alemã. Foi a primeira vez que um traje de banho que deixava o umbigo à mostra foi usado por aqui. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
A garota de Ipanema
Nos anos 60, a sempre guapa Helô Pinheiro democratizou de vez o uso do biquíni. Ícone da história da moda praia, Helô desfilou os mais diferentes biquínis pelos calçadões cariocas. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

Pra todas!
A atriz brasileira Leila Diniz também não pode ficar de fora na história do biquíni, principalmente no Brasil. Ela polemizou ao posar grávida com a peça - que ainda era uma novidade and uma ousadia por aqui. A imagem virou um dos símbolos do feminismo brasileiro nos anos 60 e 70. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

Tamanho: pequeno
Com o passar dos anos, a calcinha ficou ainda mais cavada, ganhou diferentes estampas, cortes menores... A atriz americana Jayne Mainsfeld foi uma das responsáveis por mostrar ao mundo o biquíni cavado e foi peça fundamental pra ajudar a sociedade conservadora a aceitar a novidade de vez. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Ousadia máxima
E esse lacre da modelo americana Peggy Moffitt, que posou com um biquíni que exibia os mamilos em pleno anos 60? O responsável pela criação, intitulada de monokini, foi o designer Rudi Gernreich. Bombástico pra época, hein!?

Magda Cotrofe (Foto: Thinkstock)
E nasce o fio dental
A modelo brasileira Magda Cotrofe foi a responsável por lançar o biquíni fio dental nos anos 80. A peça ficou tão famosa quanto sua primeira usuária e a gata foi capa de revistas masculinas durante toda a década. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Era do minimalismo
A carreira da escocesa Stella Tennant nas passarelas viveu o seu maior "boom" quando a top usou um biquíni que cobria apenas os mamilos, lá em 1996. O modelo foi usado novamente pela top australiana Miranda Kerr em 2010. 

Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Perfume vintage no ar
Entre as peças contemporâneas, o hot pants é sucesso absoluto e celebra o passado. A cantora Taylor Swift é uma das responsáveis pela criação do hit. Miga, corre garantir o seu!


Fonte:http://revistaglamour.globo.com/Moda/noticia/2016/02/evolucao-do-biquini-historia-das-2-pecas-contada-por-10-mulheres.html

Comentários