RECEITAS CASEIRAS E NATURAIS PARA LIVRAR O JARDIM DE PRAGAS

casa-de-campo-nova-york-southampton-cecilia-dupire-pérgola-pergolado-jardim-área-externa-paisagismo (Foto: Costas Picadas/Divulgação)

Não importa a época do ano. É sempre bom prevenir o jardim contra pragas. A verdade é que, se as plantas estiverem saudáveis e com a adubação em dia, esses seres indesejáveis passarão bem longe do seu jardim. Mas desequilíbrios térmicos, insolação ou ventilação inadequada, excesso ou escassez de água, uso de tesouras mal esterilizadas e lixo acumulado abrem caminho para a proliferação de lesmas, cochonilhas, pulgões, caracóis e formigas.

 

Limpeza dos vasos

O primeiro passo preventivo é fazer uma boa limpeza nos vasos, canteiros e jardineiras, recolhendo galhos e folhas secas. É importante também dar uma olhada de perto nas suas plantas: verifique folha por folha e não se esqueça de checar o verso delas. Essa vistoria detalhada deve ser feita uma vez por semana, pelo menos. “Nós só ficamos doentes quando existe algum desequilíbrio interno, e com as plantas acontece a mesma coisa. É preciso prestar atenção aos sinais que elas dão”, afirma a jornalista Carol Costa, idealizadora do portal de jardinagem Minhas Plantas.
 

Idenfificação das pragas

Depois, é preciso saber como reconhecer cada tipo de praga e, assim, definir a melhor receita para combatê-las. As lesmas e caracóis costumam aparecer em solos úmidos e gostam de atacar durante a noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais. Já as formigas costumam ser injustiçadas: não são todas as espécies que atacam as plantas. Antes de eliminá-las, observe se elas voltam ao formigueiro com folhas cortadas. “As saúvas e as cortadeiras são as que costumam causar mais estragos”, conta Carol.



Pragas sugadoras: como lidar


Atente também para as duas pragas sugadoras mais comuns no jardim: as cochonilhas e os pulgões. Se você notar que as folhas estão enrugadas e com casquinhas pretas, é sinal de que a planta está sendo atacada por um destes dois insetos. Além de roubar nutrientes, eles liberam um tipo de cera doce que facilita o ataque de fungos e atrai formigas. Não bastasse isso, algumas cochonilhas têm uma espécie de carapaça dura, mais difícil de combater, e há alguns pulgões que apresentam asas.

Durante a vistoria, tome cuidado para não se enganar: centopeias e joaninhas são muito bem-vindas no jardim. “Ao usar inseticidas, você pode acabar matando alguns aliados naturais, como os marimbondos, que gostam de comer lagartas, ou as joaninhas, que adoram pulgões. Tenha cautela na hora da aplicação e avalie se é mesmo necessário”, afirma a herborista Sabrina Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda.
 

Receitas caseiras
Apesar de parecer assustador, todos esses problemas podem ser resolvidos com receitas caseiras fáceis de preparar. Além de não poluírem o planeta, os inseticidas naturais podem ser usados em plantas comestíveis e não são tóxicos para os seres humanos. Siga as indicações a seguir e garanta um jardim lindo, florido e sem pragas.

alho-pimenta (Foto: ThinkStock)
PIMENTA E ALHO
Bons para | Repelir insetos que atacam o jardim.
Ingredientes | 100 g de alho + 100 g de pimenta + 2 l de álcool.
Modo de preparo | Bata no liquidificador o alho e a pimenta. Despeje a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 l de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.

coentro (Foto: ThinkStock)
COENTRO
Bom para | Combater ácaros e pulgões.
Ingredientes | 10 folhas inteiras de coentro + 1 l de água.
Modo de preparo | Cozinhe as folhas e a água por dez minutos. Espere esfriar, coe e pulverize a solução sobre as plantas doentes.

chá-de-camomila (Foto: ThinkStock)
CAMOMILA
Boa para | Combater fungos.
Ingredientes | 50 g de flores  de camomila + 1 l de água.
Modo de preparo | Misture tudo e deixe a solução em repouso durante três dias, agitando-a quatro vezes ao dia. Coe a mistura e pulverize-a sobre a espécie doente.

sabao-em-barra (Foto: ThinkStock)
SABÃO EM BARRA
Bom para | Combater cochonilhas, percevejos e ácaros.
Ingredientes | 5 l de água + 3 kg de sabão de coco picado + 2 l de óleo mineral.
Modo de preparo | Leve os ingredientes ao fogo até que o sabão esteja completamente dissolvido. Misture o preparado com óleo mineral na proporção de 1,5 l de calda de sabão para cada 2 l de óleo. Pulverize as plantas até que a infestação cesse.

cebola (Foto: ThinkStock)
CEBOLA
Boa para | Combater pulgões, cochonilhas sem carapaça e lagartas.
Ingredientes | 200 g de cebola + 2 l de água.
Modo de preparo | Bata os ingredientes no liquidificador e deixe curtir durante dez dias. Após o período de descanso, dilua 330 ml da mistura em 1 l de água.

pimenta-alho-cebola (Foto: ThinkStock)
COMBINAÇÃO PODEROSA
Boa para | Acabar com pulgões e cochonilhas.
Ingredientes | Pedaço de sabão de coco + 500 ml de água + 1 cebola grande + muitas pimentas + uma cabeça inteira de alho.
Modo de preparo | Bata todos os ingredientes no liquidificador. O resultado é uma pasta bem forte, com cheiro ardido. Coe e guarde a calda concentrada. Quando precisar, dilua uma parte da calda para dez partes de água e borrife a planta toda.



PRESTE ATENÇÃO NESTES DETALHES


O MELHOR HORÁRIO DE CUIDAR DAS PLANTAS | Para um melhor aproveitamento das receitas, cuide das suas plantas durante a manhã ou no final da tarde, quando a temperatura é mais fresca e os estômatos (estruturas minúsculas localizadas nas folhas, responsáveis por regular a fotossíntese, a respiração e a absorção de nutrientes) estão abertos. Além disso, não se esqueça de usar equipamentos de proteção, como máscara e luvas, ao preparar e borrifar as misturas.

CINZA DE CHURRASCO VIRA ADUBO | Fez um churrasco em casa? Espalhe as cinzas do carvão pelos vasos, canteiros e jardineiras. Vale aproveitar também as cinzas de fogueiras e lareiras. Além de funcionarem como adubo, elas também são fertilizantes naturais.

CASCA DE OVO É FONTE DE CÁLCIO | Não jogue mais as cascas de ovos no lixo. Ricas em cálcio, elas são ótimas para melhorar o crescimento das raízes. Deixe as cascas secarem por dois minutos no forno quente e bata no liquidificador. Retire este pó branco bem fino e espalhe pelos vasos e jardineiras.

ARMADILHA PARA LESMAS E CARACÓIS | Para se livrar desses visitantes incômodos sem matá-los, espalhe pelo jardim pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja. As pragas serão atraídas por essas armadilhas e, após algumas horas, poderão ser facilmente recolhidas. Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso, o que cria uma barreira também para as formigas.

O RESULTADO PODE DEMORAR | “Nunca faça uso dessas receitas em dias de sol forte ou com muito vento. E insista bastante! O ideal é borrifar as plantas uma vez por semana, por pelo menos um mês.Se chover, reaplique”, explica Carol Costa.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.

TCHAU, FORMIGAS | Para espantar saúvas e cortadeiras, espalhe sementes de gergelim em torno dos canteiros. Ao contrário do que muitos pensam, os pedaços vegetais que elas carregam não servem para alimentação da colônia, mas sim para alimentar uma espécie de fungo que, por sua vez, será o alimento das formigas.

CANELA CICATRIZA A PLANTA | Quando descartar uma folha ou um galho, passe um pouco de canela em pó ou de extrato de própolis no local do corte. Os ingredientes são ótimos cicatrizantes naturais e ajudam a evitar a entrada de pragas e doenças.


Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2015/12/receitas-caseiras-e-naturais-para-livrar-o-jardim-das-pragas.html

8 truques caseiros para acabar com as formigas

Cravo, canela e vinagre são alguns dos produtos que podem ajudar nessa missão


Cravo e canela - matéria (Foto: Thinkstock)
Em cima da mesa, sobre a pia e (até!) dentro do micro-ondas. Mesmo morando em apartamento, é impossível deixar qualquer alimento doce fora da geladeira que as formigas já invadem sua cozinha? Isso acontece porque a espécie dos centros urbanos é onívora e se alimenta de açúcares e proteínas. Além disso, possui patas moles e cheias de pelo, garantindo aderência às superfícies verticais.
Se você sofre com a invasão das formigas em casa, mas não quer abusar do uso de inseticidas, confira abaixo uma seleção de produtos domésticos que podem ajudar na missão de exterminá-las:
1. Cravo e canela
Para espantar as formigas de qualquer cômodo da casa, encha com cravos um pequeno pote sem tampa, ou saquinho de tule, e coloque em algum cantinho do ambiente. Segundo Ana Eugênia Campos, pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo, os óleos essenciais encontrados no cravo-da-índia espantam as formigas sem matá-las. O procedimento também pode ser feito com canela. Só não se esqueça de trocar o conteúdo a cada duas semanas, para manter o cheiro e eficiência.

2. Cascas de limão e laranja
Seu açucareiro está sempre tomado de formigas? A dica é colocar um pedaço da casca de um limão dentro dele. O mesmo pode ser feito com o cravo-da-índia ou casca de laranja.

3. Detergente
Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas. É um método barato e que não contamina o ambiente”, explica Ana Eugênia.

Limão/laranja - matéria (Foto: Thinkstock)
4. Vinagre
Para evitar que as formigas apareçam, borrife vinagre branco no piso da cozinha após a limpeza do ambiente. Vale ressaltar que a higienização correta da casa é uma das principais profilaxias para acabar com o inseto. 

5. Suco de limão
Espalhe suco de limão nas bordas das janelas e portas que ficam expostas ao ar livre. O cheiro forte da fruta cítrica vai incomodar muitas delas.

6. Pimenta e borra de café
Depois de aplicar a mistura de detergente e água nas frestas, cantos e rachaduras, cubra os buracos com pimenta-caiena. Mas se o local for frequentado por crianças ou animais de estimação, prefira a borra de café. Dessa forma, não há o risco de tentarem lamber ou cheirar a pimenta.

7. Vaselina
Nas bordas dos recipientes que ficam fora da geladeira, como as fruteiras, e nos potes de água e comida do seu animal de estimação, aplique uma pequena quantidade de vaselina.

8. Óleo de hortelã-pimenta
Sabe aquele caminho que a formiga faz ao redor da sua pia? Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em volta dela e deixe secar. Faça o mesmo nos contornos internos de janelas e portas. O cheirinho da casa fica uma delícia!

Atenção: o mais importante é sempre manter a casa limpa. Por isso, não deixe restos de alimento ou louças sujas na pia; mantenha as latas de lixo sempre tampadas e evite comer na sala ou no quarto.
Se nada resolver, vale procurar uma dedetizadora. Mas tenha cuidado: verifique se a empresa escolhida tem a licença de funcionamento cadastrada no site da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), para que a quantidade de pesticida usada em sua casa não seja prejudicial à sua saúde.

Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/03/8-truques-caseiros-para-acabar-com-formigas.html

casa-de-campo-nova-york-southampton-cecilia-dupire-pérgola-pergolado-jardim-área-externa-paisagismo (Foto: Costas Picadas/Divulgação)

Comentários