CASA NA ÁRVORE : PROJETOS QUE VÃO REVIVER ESSE SONHO DE INFÂNCIA

casa-na-arvore-madeira-eucalipto-reflorestamento-ricardo-brunelli (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

Casa na árvore: projetos que vão reviver esse sonho de infância

Você provavelmente já sonhou em ter uma casa na árvore. Com projetos fantásticos, essas pequenas construções de madeira de até 12 m² vão fazer você relembrar a infância e, claro, curtir muito junto com a criançada

Chalé em miniatura
A casa de veraneio tem piscina, campo de futebol e fica à beira da represa de Ibiúna, no interior de São Paulo, mas as crianças gostam mesmo é de brincar na charmosa casa na árvore, com paredes inclinadas, escorregador, bancada escamoteável, terraço, escada de corda e tubo para descidas rápidas. “A ideia é criar um ambiente lúdico para que as crianças possam brincar e até dormir, já que a área acomoda dois colchões de solteiro no primeiro pavimento e um no mezanino”, conta Ricardo Brunelli, dono da empresa Casa na Árvore e autor do projeto.

O modelo da foto é o Sabiá, com 10 m² de área interna. Sustentada por mourões de eucalipto tratado de dois metros de altura, a estrutura é feita com madeira de reflorestamento e, assim como uma casa de verdade, conta com batente, assoalho, rodapé, forro, janelas, dobradiças, telhas. “Assim como em qualquer construção, tomamos muito cuidado com os acabamentos. Os pregos são todos escondidos”, diz Ricardo.
casa-na-arvore-madeira-eucalipto-reflorestamento-ricardo-brunelli-lateral (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
casa-na-arvore-madeira-eucalipto-reflorestamento-ricardo-brunelli-parte-interna (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
casa-na-arvore-madeira-eucalipto-reflorestamento-ricardo-brunelli-deque-piscina (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
                                                                                             
casa-na-arvore-madeira-designer-de-interiores-norah-carneiro-anexo-balanco-eucalipto (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
Anexo equipado

As crianças queriam um espaço só para elas nesta casa de campo em Ibiúna, São Paulo. Em vez de transformar um dos cômodos em uma brinquedoteca, a designer de interiores Norah Carneiro teve uma ideia melhor: criar um anexo para eles, com direito a TV para jogar videogame, colchões, frigobar e varanda. “Resolvi fazer uma casa suspensa para que eles pudessem ver a represa da janela. Para aproveitar também a parte de baixo da construção, coloquei um balanço e uma mesa para brincadeiras e refeições”, conta Norah.


Não deu outra: a casinha se transformou no QG da criançada. Erguida a dois metros do chão por toras de eucalipto tratado, a casa de 7 m² é toda de cedrinho. Para proteger a madeira da ação do sol e da chuva, a estrutura foi impermeabilizada com verniz náutico.
casa-na-arvore-madeira-designer-de-interiores-norah-carneiro-anexo-interior (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
casa-na-arvore-madeira-designer-de-interiores-norah-carneiro-anexo-varanda-cedrinho-deque (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
casa-na-arvore-madeira-designer-de-interiores-norah-carneiro-varanda-cedrinho-deque (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
                                             
casa-na-arvore-madeira-paisagista-odilon-claro-anni-verde-cabana-autoclave-pinus-pedriscos-macico-de-moreias-jasmim-dos-acores (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
Cabana rústica

Os filhos dos proprietários desse imóvel em São Paulo sonhavam em ter uma casa na árvore, mas não havia no terreno uma espécie que suportasse a estrutura. A solução foi criar um modelo suspenso. “Os meninos queriam que ela se parecesse com uma cabana, por isso optei por não tingir a madeira”, conta o paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi. O tom esverdeado é resultado da autoclave, tratamento que deixa a madeira mais resistente e impede a ação de fungos e insetos.


A construção de 12 m² foi erguida sobre seis pilares de concreto revestidos por pínus, também usado na estrutura e no telhado, e conta com escada de ferro galvanizado e tubo de bombeiro. A localização é estratégica: permite a visão de todo o jardim e ainda esconde o poste com transformador da rua.
casa-na-arvore-madeira-paisagista-odilon-claro-anni-verde-cabana-autoclave-pinus-interior (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
                                               
casa-na-arvore-madeira-eucalipto-palmeiras-reais-designer-estevao-toledo-lambri-cumaru-cedrinho (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
Surpresa no quintal

A modesta casinha de 4 m², criada para agradar os netos da antiga moradora, foi um dos motivos que levou o casal de cariocas, com duas filhas pequenas, a comprar este imóvel em São Paulo. “Tivemos uma ótima surpresa quando visitamos a casa. As meninas adoraram!”, conta Daniele, atual proprietária. Posicionada entre duas palmeiras reais e suspensa por pilares de eucalipto autoclavado a 2,40m do chão, a estrutura foi projetada pelo designer Estevão Toledo, que usou lambri de cedrinho nas paredes e tábuas de cumaru no assoalho. “O jardim não é tão grande, então me inspirei nas palafitas, suspensas por estacas, para aproveitar melhor o espaço”, diz Estevão. “Fiz desenho simples para não interferir na arquitetura da casa.”


casa-na-arvore-madeira-eucalipto-palmeiras-reais-designer-estevao-toledo-lambri-cumaru (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2015/12/casa-na-arvore-projetos-que-vao-reviver-esse-sonho-de-infancia.html?folder_id=168

casa-na-arvore-madeira-eucalipto-reflorestamento-ricardo-brunelli (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

Comentários