PAIS DA GERAÇÃO Y CRIAM FILHOS DE UM JEITO DIFERENTE

Pais da geração Y criam filhos de um jeito diferente

Pais da geração Y criam filhos de um jeito diferente

Por Renata Deos *

Depois de causar no mercado de trabalho, a geração Y está dando o que falar pela maneira que criam os filhos. A pergunta dos psicólogos, pediatras e cientistas é qual será o impacto na sociedade

A geração Y, também conhecida como Millennial, é disruptiva. Para facilitar a compreensão, vamos dizer que é uma "geração que causa".

Depois de provocar uma série de mudanças e por que não dizer uma revolução, ainda em andamento, no mercado de trabalho, com a quebra da hierarquia tradicional, mudança dos horários fixos e troca do local de trabalho definido, por exemplo, agora surge um novo setor em que os Millennials provocam uma nova revolução: o jeito de criar os filhos.
Os Millennials acabam de ser capa de uma das mais importantes publicações do mundo, a revista Time. E sem muito "frufru", a capa da revista estampa simples e diretamente "Help - My Parents are Millennials" (Socorro - Meus Pais são Millennials).

O extenso artigo, cobre bem as diferença de três gerações: a dos Millennials (nascidos após 1980), a geração X (de 1960 até os anos 1980) e a Baby Boomers (nascidos entre 1943 e 1960).
Entrevistando mães, pais, psicólogos, cientistas e vários outros profissionais que analisam a questão, com pesquisas embasando as questões mais importantes, fica clara a diferença entre a maneira de criar os filhos e a maior diferença está na geração Millennial.
São pais que tiveram filhos mais tarde, deixam as crianças mais soltas, se preocupam mais com a alimentação saudável (há mais veganos ou vegetarianos que em outras gerações), expõem mais os filhos ao mundo (estão presente em redes sociais), estão mais presentes (o home office é maior entre eles), os homens cuidam dos filhos (há mais pais cuidando da casa enquanto as mães trabalham) e tantas outras diferenças de outras gerações...
Outra mudança importante que aparece é em relação à maneira da obtenção da informação sobre cuidados com os filhos. As gerações anteriores buscavam ajuda de um parente próximo ou amigo para saber como cuidar de uma dor de barriga do neném ou como fazer a criança parar de chorar, por exemplo.
Hoje as listas da Internet, os blogs, o Google e mais um "zilhão" de conteúdos estão disponíveis. Uma das mães entrevistadas disse que, muitas vezes, as informações são contrárias umas às outras e ela ficava sem saber o que fazer. E no fim acabou recorrendo ao antigo seu pediatra, que ficava do outro lado da cidade. Gastou horas para chegar e se sentiu mal por ter gasto horas pesquisando na Internet e outras tantas horas para ir a um lugar que já era conhecido.
Depois de ler o artigo, ver as pesquisas relacionadas, entendi que é certo que os Millennials sofrem uma pressão muito maior por vários motivos, mas uma em particular é que eles também estão muitíssimo mais expostos. Tudo o que eles fazem é escancarado em praça pública, ou melhor, no Facebook, no Instagram, no WhatsApp etc...
A pergunta que eu faço é como é possível acertar com tanta gente dando palpite sobre o jeito como você deve criar os seus filhos?
Para ler o artigo da revista Time na íntegra (em inglês) basta acessar o site.
(Imagens: PhotoDune [maior] e reprodução capa revista Time [menor])

*Especialista em Mídias Digitais, Renata participou de momentos importantes do cenário digital brasileiro, com passagens por empresas como Grupo Estado, Microsoft e Editora Abril. Esteve à frente de grandes projetos, entre os quais Estadao.com.br, MSN Brasil e MdeMulher. Hoje, é ela a responsável pelo blog Essa Moda Vai Pegar, projeto pessoal em que revela tudo sobre lançamentos e curiosidades relacionadas a produtos e serviços. Sua curadoria e olhar afiado sempre trazem as novidades mais importantes para quem quer estar em sintonia com o que vem por aí.

Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/familia/pais-da-geracao-y-criam-filhos-de-um-jeito-diferente

Pais da geração Y criam filhos de um jeito diferente

Comentários