MENSAGEM DO GURUJI PRAJNANANANDA PARA A AMADA E DIVINA ALMA NO MÊS LUNAR EXTRA(JULHO 2015)



GURU PURNIMA
Amada e divina alma,
Que as bênçãos mais seletas de Deus e dos mestres estejam sobre todos vocês. Eu aproveito esta oportunidade para orar à vocês enquanto celebramos, neste dia 31 de Julho de 2015, o Guru Purnima, o dia do Mestre.
Embora a lua cheia de Julho seja celebrada como Guru Purnima, este ano tivemos a rara ocasião da Lua Azul, ou seja, a segunda de duas luas cheias num mesmo mês. A primeira lua cheia não é considerada auspiciosa. No calendário Védico, este ano possui um mês lunar extra, com as luas cheias caindo em 02 e 31 de Julho. Na linguagem Védica isso é chamado purushottama masa (o mês do Senhor Supremo) ou adhika masa (o mês lunar extra). É um mês extra para mais oração e meditação.
O final desse mês extra de práticas espirituais se encerrará com a ocasião especial do Guru Purnima. Durante este mês lunar extra em Puri, as formas do Senhor Jagannath foram renovadas. Esta renovação é um símbolo de nossa busca para transformarmos nossas atitudes, padrões de pensamentos, estilo de vida e hábitos. Devemos mudar a nós mesmos. Ninguém pode fazer isto por nós.
Ao celebramos o Guru Purnima, um verso do Guru Gita vem a minha mente, que reflete sobre a natureza do discípulo no qual o Senhor Shiva explica para a sua amada companheira e discípula Parvati, os deveres de um sincero seguidor, mesmo antes da iniciação.
duhsamgam ca parityajya papakarma parityajet
cittacihnamidam yasya tasya diksha vidhiyate
- Guru Gita (308)
Aquele que renunciou as más-companhias e abandonou os atos pecaminosos, aquele que mantém impressões de pureza no coração e mente, pode ser considerado apto para a iniciação pelo guru.
O verso acima menciona três coisas:
1.     Renunciar más companhias: Buscadores sinceros devem ser rigorosos com relação a companhia que mantém. Não somente as pessoas que contatamos, mas também nossa comida, hábitos, pensamentos, leitura e , nos dias atuais, os dispositivos eletrônicos. Nossas vidas deveriam ser simples, ativas, produtivas e dedicadas a Deus e a Sua Criação.
2.     Eliminar atos e pensamentos pecaminosos: A mente não é somente o parque de diversões, mas também a que mais se diverte. A mente nos motiva e embala com indulgências, pensamentos e atos impuros. O seguidor deve ser rígido e disciplinado. Se a mente for santificada, pode se tornar uma boa amiga e guia.
3.     Manter pureza na mente e coração: Sem a pureza interior, nenhuma obtenção espiritual é possível. Deveríamos tentar manter a mente e coração puros e limpos. Práticas sinceras e disciplinadas de oração, meditação, auto estudo, boa companhia e serviço altruísta tornam isso possível.
Após reunir estas três condições, o Senhor Shiva diz que o buscador pode então ser iniciado no caminho espiritual. Devemos perguntar a nós mesmos, será que atingimos estes pré-requisitos? Os mestres, sempre cheios de compaixão, nos iniciaram e nos ajudam ao longo da jornada. Mas quão sincero somos nós?
Nosso dever é seguir fielmente o caminho . Os humanos modernos não são somente de certa forma preguiçosos, mas também altamente ambiciosos. Queremos bons resultados sem esforço sincero. Nós não temos paciência nem perseverança. Devemos cultivar estas qualidades. O tempo está passando e não espera por ninguém. Devemos fazer um bom uso de nosso precioso tempo.
Durante este ano especial com a Lua Azul em Julho, eu oro a Deus e aos mestres para abençoarem a cada um de nós em nosso caminho. Não podemos negligenciar esta oportunidade divina de sermos instrumentos dignos e alcançarmos o maior propósito da vida.
Com amor,

Prajnanananda 

Fonte:Kriya São Paulo [kriyasaopaulo@kriya.org.br]

Comentários