INNA - A DEUSA DA LUA


INNAH


A lua, uma divindade que nasce - a única - de uma ação humana – é a manifestação desse espirito que surge partir desse feito, desse olhar humano.
Não a lua como elemento astrológico, mas a lua como divindade.
No mito de Adam Marú, a lua aparece como uma força oculta. Até uma geração antes de Adam Marú, o céu está encoberto, escuro, e os homens não viam mais a lua e as estrelas. Algumas existências passaram pela terra sem saber o que era a lua, e seu brilho no céu – e a partir do momento em que Adam Marú faz sua dança e seu canto frente a uma situação trágica, as nuvens se abrem e surge uma esfera luminosa em meio a escuridão dos céus, Innah, a lua.
Por isso os antigos associaram esse brilho dos céus ao abrir-se os olhos de Inannah. Pode-se dizer que Innah é filha de Inannah com Adam Marú. Esse é um mito que representa a supremacia, a superação do elemento humano alcançando seu ápce. Por isso o conceito de Adam Marú não se refere a uma pessoa e sim a um estado de espitirito que todo ser humano tem em potencial, porque todos descendemos deste estado sublime. E Innah é uma testemuna desse estado sublime, e por isso desperta em nós essa potência.
Innah é a deusa da visão, da clareza e da lucidez, simbolizando a própria iluminação.
O nome “Innah” em ikle, é “senhora”, senhora da luz.
A senhora da luz que nos guia a uma condição existencial mais essencial.
A lua desperta em nós o instinto, e tudo o que o instinto ativa como o mais básico sentido de sobrevivência e de superação do ser humano. E para isso se utiliza de toda espécie de aromas, dos banhos e óleos perfumados.

Innah como divindade é a grande aliada do ser humano, talvez por ser filha da ação humana. É ela quem leva nossos feitos e a nossa arte aos nossos deuses.
Nossa comunicação com o sagrado se dá pelos aromas, cheiros, óleos perfumados, regidos por Innah.
Também é a partir de Innah que surge o calendário, o tempo da lua que nos liga aos ciclos da vida. E a partir daí, ela é o elemento intermediário entre os homens e as demais divindades.
Os animais de Innah são os lobos e os gatos, pode-se dizer todos os felinos com exceção do leão, que são animais noturnos.
É Innah quem nos concede o sal, um instumento de cura e prazer. Ativa o sabor das coisas e era usado como elemento de cura. E o sal é um presente da lua para os homens, para os seres humanos. Todas as magias com sal são as magias de Innah.
Por conta da historia com Adam Marú, Innah é a deusa que nos ajuda a superar o trágico, as perdas, a desilusão. Até pela ação do tempo.


Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2015, vamos dar um mergulho nos mistérios de Innah,
nas faces da lua e nas fases da vida.
Vamos construir um portal para Innah. Uma vivência inesquecível.


Comentários