ISHA UPANISHAD - (ISHOPANICHAD)



ISHA UPANISHAD - (Ishopanishad)


1- Upanishad do Ser infinito.
2- Esta Upanishad possui 18 mantras (os versos das Upanishads são chamados de mantras).
3- As Upanishads focalizam-se inteiramente na busca interior. Convidam-nos a um questionamento sobre a realidade transcendental. Essas escrituras oferecem um guia prático e preciso para realizar o propósito supremo da existência.
4- É a mais breve das Upanishads. Estima-se sua idade em 3500 anos.
5- Propósito: Mostrar-nos a onipresença do Absoluto e a unidade essencial existente no universo. Ensina-nos que espiritualidade e vida cotidiana são compatíveis.
6- Isha ou Ishavasya designa o Absoluto ou Ser Infinito.
7- Isha significa "Controlador" em sânscrito, mas se traduz com mais freqüência como "Senhor".
8- Mahatma Gandhi: "Se as Upanishads e todas as outras escrituras fossem repentinamente reduzidas a cinzas, e se somente o primeiro verso da Isha Upanishad permanecesse na memória dos hindus, o hinduísmo viveria para sempre."
O primeiro verso ao qual Gandhi refere-se é:
Shantipath
Om purnamadah purnamidam purnat purnamudacyate
Purnasya purnamadaya purnamevavashisyate
Om shantih shantih shantih
(significado)
Invocação da paz
Om Isto é plenitude. Aquilo é plenitude.
Da plenitude, a plenitude surge.
Tirando-se a plenitude da plenitude,
Somente a plenitude resta.
Om paz, paz, paz.
Obs.: Purnam = completude, completo, pleno.
Adah = isso (ou aquilo/a causa da criação). Algo que não está tão perto de nós.
Idam = isto ("isto" está sempre ligado ao mundo). Algo que está perto de nós.
Obs.: Esse verso ou oração, geralmente, é encontrado no final de uma meditação, aula, satsanga; é um verso de fechamento, mas nesta Upanishad está no início.
9- Essa Upanishad pertence ao YAJUR VEDA.
O Yajur Veda é dividido em: Shukla e Krsna.
Isha Upanishad - Shukla Yajur Veda ( É mais conhecido e estudado no norte da Índia - SHUKLA = Branco ).
Taittiriya Upanishad - Krsna Yajur Veda ( É mais conhecido e estudado no sul da Índia - KRSNA = Negro/Preto ).
10- Isha = Ishvara = Brahman com maya.
Maya = "O aparente" = Poder de fazer aparecer alguma coisa; não tem uma realidade independente de Brahman.
CORDA x COBRA
- corda = verdadeira, "Brahman".
- cobra = aparente/falsa, "maya". Tirando ou acrescentando a aparente cobra, a corda continua a mesma.
11- Esta Upanisad menciona 2 tipos de pessoa:
a) aquela que quer moksha (mencionada no verso 1 e citada entre os versos 3 e 8).
b) aquela que não quer moksa (mencionada no verso 2 e citada entre os versos 9 e 18).
12- Mumukshu = aquele que abriu mão dos desejos pelas 3 primeiras "buscas" (purusharthas: artha, kama, Dharma) e abraçou a última que é a liberação (moksha).
Obs.: As Upanishads (Vedas) dizem que existe uma diferença total e absoluta entre ação e conhecimento:
a) Ação (Karma): Produz. Lida com um objeto que não existe, mas você quer que passe a existir; produz uma coisa nova, uma novidade; nasce outra coisa que até então não existia; o resultado vai ser produzido; relacionada à pessoa que deseja conquistar e realizar várias coisas na vida, que diz que não está satisfeita com o estado presente e quer produzir um novo estado. Ex.: Quando fazemos uma ação, mesmo que seja levantar o braço, produzimos algo novo, o braço que estava aqui, agora está ali, ele saiu do lugar.
b) Conhecimento (Jnanam): Revela. Lida com um objeto que já existe, mas você não conhece; não produz nada novo, não produz nada, somente revela o que já existia lá; vem à tona aquilo que já existia; produz um reconhecimento mas o objeto em si não é produzido, é somente revelado, nada mais; o resultado vai ser conhecido; relacionado à pessoa que deseja conhecer a si mesmo, um Ser já existente.
Obs.: O conhecimento de Vedanta considera que o "Eu" que você é, já é puro, livre de limitação e Absoluto, só que você não conhece. Você usa a palavra "eu" e a identifica com vários significados diferentes, e não tem acesso a esse "Eu" livre de limitação e Absoluto. Então, o conhecimento é apenas para revelar para você que o "eu" já é livre e eterno, não vai produzir nada novo.
Vedanta não é ação, é conhecimento. Existe a ação envolvida (Karma - Yoga) como uma forma de preparar a mente para o conhecimento.
Obs.: No verso 1, a Upanishad quer mostrar a pessoa que deseja conhecimento, que quer focar nisso, se dedicar completamente. Neste ponto, a Upanishad está considerando que existe outro tipo de pessoa, aquela que não quer este foco e dedicação, quer várias coisas diferentes, como uma vida longa, prazeres, seguranças. 
<Continua no próximo post acompanhe, virá com o mesmo título >

harih Om
Gustavo Schimming

Fonte:http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Gustavo/501

Comentários