FOTOGRAFIA BRASILEIRA EM CARTAZ NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN DE PARIS

ims4

Fotografia brasileira em cartaz na Fundação Gulbenkian de Paris

Muitos conhecem a Fundação Gulbenkian de Lisboa mas nem todo mundo sabe que a instituição portuguesa possui uma bela delegação em Paris, situada no Boulevard de La Tour-Maubourg, bem pertinho da Esplanade des Invalides.
ims1© Marcel Gautherot / Jangadeiro, Aquiraz, Ceará, c. 1950. / Cortesia: Instituto Moreira Salles
Sua nova exposição – inaugurada ontem 06.05 – tem, para nos brasileiros, um interesse especial. Trata-se de uma coletiva de quatro fotógrafos: um brasileiro e três imigrantes que desenvolveram suas carreiras no Brasil. São eles: o brasileiro José Medeiros, o francês Marcel Gautherot, o húngaro Thomaz Farkas e o alemão Hans Gunter Flieg.
ims2© Marcel Gautherot / Palácio do Congresso Nacional, Brasília, c. 1960.Cortesia: Instituto Moreira Salles
A exposição batizada « Modernidades : fotografia brasileira (1940-1964) » apresenta 24 anos de imagens de um Brasil em mutação. Capturadas pelo olhar de quatro artistas com estilos completamente diferentes.
ims7© José Medeiros / Oscar Niemeyer, Vinicius de Moraes, sua mulher Lila Bôscoli e Tom Jobim (ao fundo), nos bastidores da primeira representação de Orfeu da Conceição, Rio de Janeiro, 1956. / Cortesia: Instituto Moreira Salles
No percurso vemos imagens de uma Amazônia ainda intacta, as praias e o coditiano do Rio, cenas de carnaval, ritos de iniciação de religiões afro-brasileiras, os portos fluviais da região norte além de indústrias, igrejas barrocas, tribos indígenas e festas populares. As imagens dos edifícios modernistas de Brasília recém construidos merecem destaque.
ims3© José Medeiros / Carnaval na boate Au Bon Gourmet, Rio de Janeiro, 1952. / Cortesia: Instituto Moreira Salles
A exposição que esteve recentemente na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e no Museu da Fotografia de Berlim, em 2013, tem curadoria de Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do Instituto Moreira Salles, Ludger Derenthal, diretor do Museu da Fotografia em Berlim, e António Pinto Ribeiro, diretor do Programa Gulbenkian Próximo Futuro.
ims5© Hans Gunter Flieg / Estande da Mercedes Benz na Exposição Internacional de Indústria e Comércio de São Cristóvão (projeto de Henri Maluf), Rio de Janeiro, 1960. / Cortesia: Instituto Moreira Salles
“Escolhemos estes quatro fotógrafos pela diversidade e pelo caráter complementar dos seus trabalhos. Analisados em conjunto, eles dão conta perfeitamente de duas décadas de cultura brasileira”, diz Derenthal.
ims4© José Medeiros / Noviça pintada com pontos brancos que aludem a Oxalá, deus da criação, e com a pena vermelha (ekodidé) do ritual de iniciação, Salvador, 1951. / Cortesia: Instituto Moreira Salles
ims6
© José Medeiros / Cortesia: Instituto Moreira Salles

Todas as fotos pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles.

Modernités. Photographie brésilienne (1940-1964)
Até 26.07.15
Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France
39, Bd.de La Tour-Maubourg / Paris 7
www.gulbenkian-paris.org


Fonte:http://revista.vogue.globo.com/paristododia/2015/05/fotografia-brasileira-em-cartaz-na-fundacao-gulbenkian-de-paris/

Comentários