AZUL,A COR MAIS 'JOVEM'


Cena do filme 'Azul é a cor mais quente' - Agência O Globo
Azul, a cor mais 'jovem'
Ou, supostamente, a última a ganhar um nome, segundo pesquisas reunidas em documentário de rádio de Nova York
Passado o hype em torno do vestido mais comentado de todos os tempos(veja reportagem sobre abaixo), ficam as discussões interessantes sobre a ciência da visão e a história das cores na nossa sociedade. Uma delas dá conta da aparente "juventude" do azul. Ou, pelo menos, de como os seres humanos ignoravam a sua presença há até "pouco" tempo atrás.
De acordo com "Colors", documentário sobre a origem das cores veiculado pela estação de rádio WNYC, de Nova York, e motivo de uma matéria do "Business insider", as culturas antigas, entre elas a chinesa, a grega e a hebraica, sequer tinham uma palavra para descrever o azul. O programa vasculha o trabalho de pesquisadores que se debruçaram sobre textos antigos e de um grupo de cientistas que foi até a Namíbia, na África, para investigar como uma sociedade tradicional se relaciona com a cor. Compilados, os achados são impressionantes.
Nos épicos "Odisseia" e "Ilíada", escritos pelo grego Homero 800 anos antes de Cristo, por exemplo, o poeta descreve o "mar vinho-escuro" em vez de, por exemplo, usar a palavra verde ou azul. Somado a outros indícios, a constatação leva estudiosos a acreditar que, como provavelmente não havia a palavra para se referir à cor, é possível que os antigos simplesmente não a enxergassem.
Em 1858, o acadêmico William Gladstone decidiu investir um tempo nessa questão. Ele percebeu que Homero utiliza muitas páginas para descrever detalhes de vestimenta, armaduras, arsenal, mas as suas referências para cores fogem da nossa compreensão atual. Aço e ovelhas são violeta, e mel é verde. Contando menções a cores no livro, Gladstone trouxe à tona observações que sugerem que os gregos viviam num mundo bem pouco colorido.
O estudioso percebeu que a cor preta é citada quase 200 vezes na obra de Homero, e a branca, cerca de 100 vezes. Outras cores são raras. O vermelho é mencionado menos de 15 vezes, enquanto amarelo e verde, menos de 10. O acadêmico procurou em outros livros da Grécia Antiga e constatou que em nenhum deles havia qualquer referência, mesmo que indireta, ao azul.
Mais tarde, o filólogo Lazarus Geiger mostrou que o mesmo pode ser observado a partir de textos de outras culturas antigas. Ele estudou sagas da Islândia, o Alcorão, histórias da China Antiga e uma versão hebraica e antiga da Bíblia. Sobre hinos hindus, ele disse que nenhum, mesmo aqueles com 10 mil linhas e que descrevem diferentes cenários, menciona algo hoje trivial como o fato de que o céu é azul.
Geiger notou que todo idioma tem, em primeiro lugar, uma palavra para o preto e o branco. A próxima cor a receber um nome seria o vermelho, a cor do vinho e do sangue, por exemplo. Em seguida, viriam amarelo e, depois, o verde. A última cor a aparecer em todas as culturas estudadas por Geiger é o azul.
Tudo isso levou o pesquisador Jules Davidoff, professor de neuropsicologia da Universidade de Londres, a conduzir um experimento com a tribo Himba, da Namíbia, cujo dialeto não tem uma palavra para azul ou distinção entre azul e verde. Os membros da comunidade não conseguiam distinguir um quadrado azul em meio a 11 quadrados verdes. Os poucos que conseguiam levavam muito tempo.

Africana da tribo Himba, na Namíbia, faz teste de visualização de cores - Reprodução da web
Por outro lado, quando olhavam para um círculo de quadrados verdes com apenas um de tom diferente, eles facilmente identificavam o "intruso". O que não surpreendeu o pesquisador, já que os Himba têm mais palavras para tipos de verde do que a sociedade moderna. Davidoff concluiu que, sem uma palavra para designar uma cor, é mais difícil para uma pessoa perceber o que a torna diferente.
O documentário utiliza esses argumentos para levantar a tese de que, antes de o azul se tornar um conceito comum, talvez os humanos já enxergassem a cor. Mas, aparentemente, nós não sabíamos que estávamos olhando para o azul.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/azul-cor-mais-jovem-15491386#ixzz3URbhLhux 






Qual é a cor deste vestido?

A internet está indo a loucura com essa questão — que já pode estar superando a máxima do 'ser ou não ser?'.
Tudo começou quando a uma internauta postou em seu Tumblr Swiked a imagem acima com a pergunta: "Gente, por favor, me ajudem!  Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e meus amigos não conseguimos chegar a um consenso e estamos enlouquecendo com isso!". Não demorou para os comentários pipocarem no Tumblr da jovem e, claro, algumas palavras referentes ao vestido subirem nos Trending Topics Mundiais #WhiteandGold. No Brasil também apareceram as menções #TheDress e Preto.


Houve quem enxergasse azul e preto, branco e dourado e até verde e lilás apareceram na lista. Confira alguns dos comentários:
littlewotsit: Então, eu olhei e vi azul e preto, óbvio, daí todos os meus amigos disseram: "não, isso é azul e dourado". Agora eu estou super confusa, o que é visão?
swiked: Eu vi branco e dourado. Meus amigos assim que olharam disseram azul e preto. EU NÃO POSSO SUPORTAR ISSO.
snacksandharts: Se isso não é dourado minha vida inteira é uma mentira!
swiked: Eu vejo Azul e Preto, como as pessoas estão vendo diferentes? Existe algum tipo de feitiçaria acontecendo aqui? :-O
ijustloveyoutubers: Eu vi dourado e branco, mas o que é estranho é que antes eu vi azul e preto. Então eu pensei, talvez seja só comigo, daí eu repostei isso e vi azul e preto de novo?!?! EU VOU CHORAR!
katze-geht-meow: Minha sala de aula acabou fazer um debate sobre isso. Metade viu preto e azul , e a outra viu dourado e branco. Alguém me explica isso...
swiked: ESPALHE ATÉ QUE ISSO CHEGUE ATÉ A NASA TALVEZ NÓS TENHAMOS ALGUMAS RESPOSTAS
bellasfault: Isso acabou de mudar de cor na minha frente. Como isso pode acontecer?!
Um internauta perturbado com a polêmica do vestido, que chegou a ser chamado de "destruidor de lares", pediu à dona do Tumblr para postar uma outra imagem da peça. Eis aqui:
llamaswill: Você poderia postar mais fotos deste vestido por favor? Nós estamos angustiados e acabando com amizades ao analisarmos profundamente essa foto. E envie para um cientista, um astrônomo, por favor! Socorro!
swiked: Esse é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É só naquela outra foto... mas isso não é estranho?

Depois, 'swiked' voltou a jurar que, 'na vida real', o vestido é azul e preto. Mas a polêmica continua.

UMA PISTA PARA O MISTÉRIO?
Um internauta levantou uma questão que pode começar a elucidar a questão. O usuário polygon-dusted postou: "Eu acho que isso tem a ver com as telas do computador das pessoas. Quando eu subo um pouco a minha tela para cima e para baixo eu posso ver branco e dourado. Alguém disse que a cor mudou enquanto rolava a tela para baixo para enviar o rascunho. Eu acho que é o brilho e a posição. A mesma coisa se eu inclino o meu telefone, a cor muda. Eu não sei como você pode ver branco em uma posição e outra se mudar a visualização. Eu estou LOUCO! Primeiro não tinha mudado nada, não importava o ângulo. Só uma vez quando eu vi pelo celular é que parecia azul, mas depois não mudou mais nada!" 
É possível que tudo não passe de uma grande ação na web com o objetivo de viralizar, mas está claro que a polêmica tem incomodado as pessoas. É por isso que nós queremos saber: "QUAL É A COR DESTE VESTIDO?"

Por ANA CLARA OTONI E PEDRO MANSUR26.02.2015 21h50m 

PS. E, por favor, se você souber por que há divergência entre as pessoas, entre em contato conosco e ajude-nos a dormir mais tranquilos! ;-)

Fonte:http://oglobo.globo.com/blogs/nasredes/posts/2015/02/26/qual-a-cor-deste-vestido-561864.asp

Comentários