MEDITAR DURANTE UMA SEMANA : O QUE ACONTECEU QUANDO ACEITEI O DESAFIO

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Depois de me privar de comer açúcar por uma semana inteira, minha editora quis se redimir e, ao invés de tirar algo da minha rotina, resolveu incluir uma novidade. Sim, eu estava convidada a passar uma semana meditando todos os dias.
A ideia dela foi baseada na série fotográfica criada por Peter Seidler que mostra pessoas antes de começarem a praticar meditação e 30 dias depois. Nas fotos, a maioria parece bem mais relaxada depois de começar a prática.
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Esse relaxamento não é por acaso: já há estudos que comprovam os benefícios da meditação não apenas para o bem-estar, mas também para a melhoria da saúde de uma maneira geral. Duvida? Já se convencionou que a meditação é praticamente um calmante natural, já que inibe a produção de hormônios que são produzidos em situações de estresse, mas dedicar um tempinho a entoar mantras pode trazer muitos outros benefícios para o nosso corpo, inclusive o de diminuir a sensação de dor até mesmo em pacientes crônicos.
Não sou eu quem estou dizendo isso, mas um estudo realizado pela Clínica de Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts, que acompanhou 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas durante 24 anos. A conclusão é que, quando submetidos a sessões de meditação, esses pacientes foram capazes de diminuir ou abandonar o uso de analgésicos. As queixas de dor após o experimento diminuíram em média 40%. Como? Tudo acontece com o controle da ansiedade, que faz com que possamos conviver melhor com a dor. Ou seja, ao invés de antecipar o medo de sentir a dor, os pacientes aprenderam a pensar em outra coisa e esperar que ela realmente aparecesse.
O que não nos contam por aí é que a meditação também é capaz de melhorar a ação do nosso sistema imunológico – e, consequentemente, nos proteger contra bactérias, vírus e outros germes – e até diminuir o acúmulo de gordura nas artérias. Há indícios de que ela possa inclusive alterar fisicamente as nossas células.
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É hora de trocar seu médico por um guru zen? Não, mas cada vez mais a medicina está aprendendo a conviver com a meditação como um tratamento complementar.
Foi o que levou o Hospital do Servidor Municipal de São Paulo a integrar a meditação aos tratamentos convencionais, com direito a presença de monjas budistas e tudo. Uma situação semelhante acontece no Hospital Geral e no Hospital Cesar Cals, em Fortaleza, onde se constatou que pacientes que praticam meditação antes de se submeter a cirurgias perdem 40% menos sangue na operação e têm alta na metade do tempo previsto. E o melhor: não há contraindicações.
Se nos hospitais já é comum encontrar pacientes em posição de lótus, em penitenciárias a meditação começa a ser vista como uma ótima aliada na reabilitação de detentos. É o que ocorre no presídio de Kings County North Rehabilitation Facility, em Seattle, que obteve uma diminuição considerável no número de reincidências (de 75% para 56%) e no presídio de Tihar Jail, em Nova Delhi, onde a violência deu lugar à paz após a inserção de práticas de meditação entre os detentos, como mostra o documentário “Doing Time, Doing Vipassana”. Enquanto isso, nas escolas, os resultados positivos vêm em forma de melhoria no desempenho escolar.

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Meditação e muito amor em Tihar Jail.
Com todos esses motivos na manga, eu teria apenas uma semana para provar os benefícios da meditação. Será que adiantaria? Confesso que, a princípio, achei que uma semana não mudaria muita coisa, mas quis pagar para ver. Afinal, o desafio aqui veio em boa hora. Eu já fui praticante de yoga e vivo prometendo voltar à prática, mas sempre acabo deixando para depois. E, justo essa semana, eu estava vivendo um daqueles momentos em que o estresse bate na porta para ficar. Sabe quando a gente já acorda com o pé esquerdo, dá dois passos e leva um soco da vida? Pois é, tive uma semana recheada de notícias ruins e acabei levando o desafio como uma obrigação (e uma oportunidade) de ficar de bem com o mundo de novo.
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Mesmo já tendo meditado por algum tempo, eu estava há mais de três anos sem me dedicar à prática, então, a coisa não seria tão simples. Para ajudar na concentração, pedi uma ajudinha para a tecnologia e descobri dois aplicativos bem legais (e em português). Um deles é o Deep Relax, que oferece uma variedade de sons para auxiliar a concentração durante a prática e permite que você utilize um temporizador para contar o tempo que medita; o outro é o 5 minutos (disponível para Android e iPhone), que funciona como um lembrete que avisa quando está na hora de meditar e um cronômetro que dura apenas 5 minutos, praticamente uma meditação fast food. A ideia aqui é não usar a falta de tempo como uma desculpa – e você vai ver que é possível encontrar muitos intervalos de 5 minutos pelo dia.
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Eu decidi começar meu desafio assim: meu primeiro dia contou com apenas 5 minutos de meditação um pouco antes de dormir. E confesso que esse tempo já me fez sentir muito melhor e afastou um pouco da nuvem negra que eu estava carregando sobre a cabeça nos últimos dias.
Quando aceitei o desafio, pensei que eu acabaria meditando 1 hora por dia, todos os dias. Afinal, o Dalai Lama dedica quatro horas sagradas do seu dia para a meditação, porque eu não poderia dedicar apenas uma? Mas a verdade é que essa dedicação toda é bem mais difícil do que parece: nós somos acostumados com um turbilhão de informações todos os dias e é praticamente um luxo conseguir todo esse tempo para dedicar a uma atividade sem ser interrompido. Eu divido o apartamento com meu namorado e a minha meditação significaria que ele também teria que ficar em silêncio, por exemplo. Um dia, enquanto eu meditava, ele resolveu passar o tempo inocentemente usando o computador. O barulho daquelas teclas invadiu minha paz interior e tirou todo o meu foco. Não dava. Conclusão: é preciso bem mais experiência para conseguir meditar com ruídos em volta.
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Mas o que eu não esperava é que os meus momentos meditando fossem se multiplicar ao longo dos dias. Sabe quando uma coisa começa a te fazer bem e você quer mais? Alguns dias eu cheguei a meditar três vezes, sempre por períodos de tempo que duravam entre 5 minutos e meia hora. Eu preferi não me impor um horário ou um tempo mínimo ou máximo e acabei deixando que a meditação se envolvesse nos meus dias como uma atividade normal: eu apenas sabia que ia surgir o momento de meditar naquele intervalo de 24 horas.
Foi aí que aconteceu o mais legal: sabe aquela conta que você não conseguiu pagar porque o internet banking estava fora do ar e o banco já estava fechado e amanhã é sábado? E aquela batida que você deu com o dedão no pé da cadeira e doeu *@I%$$@&? De repente, elas ficaram bem menores. Foi simplesmente pensar em outra coisa – no caso, em nada. Pode parecer estranho, mas esse efeito de relaxamento foi aparecendo naturalmente, mesmo em poucos dias.
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A meditação à qual me dediquei – e também a mais comum nos dias de hoje – não tem muita relação com a que o Dalai Lama pratica, mas os benefícios ainda são os mesmos ao que tudo indica e há quem diga que eles podem ser sentidos com apenas 5 minutos de prática diária. A diferença é que essa meditação pode ser praticada por quase todas as pessoas, independente de crenças, e há tantas técnicas quantas você puder imaginar – e também quem pratique sem técnica nenhuma. No final das contas,é tudo uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, como já dizia Walter Franco.
Agora eu convido vocês a seguirem esse desafio também e compartilhar a experiência nas redes sociais com as hashtags #1semanameditando e #desafiohype. O vídeo abaixo pode dar uma ajudinha para quem nunca meditou e quer aprender mais sobre o assunto com o Lama Padma Samten.

Agora eu convido vocês a seguirem esse desafio também e compartilhar a experiência nas redes sociais com as hashtags #1semanameditando e #desafiohype. O vídeo abaixo pode dar uma ajudinha para quem nunca meditou e quer aprender mais sobre o assunto com o Lama Padma Samten.

Para começar a meditar


Fotos 1, 2: Peter Seidler; Foto 3: Milenar.org; Foto 4, 10: Reprodução Youtube; Foto 5, 8, 9: Diego Lock Farina; Imagens 6: Reprodução Deep Relax;  Imagem 7: Reprodução 5 Minutos.

Fonte:http://www.hypeness.com.br/2015/02/como-foi-a-experiencia-de-meditar-todos-os-dias-durante-uma-semana/?

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