10 VERSÕES "HEREGES" PARA JESUS : LIBERDADE DE PENSAMENTO E A NEO-INQUISIÇÃO VIRTUAL

inquisição

Pouco antes do Natal, divulguei no twitter um texto escrito pela psicóloga norte-americana Valerie Tarico abordando o fato de as relações sexuais não consentidas estarem na origem da maioria das religiões, inclusive na concepção de Jesus Cristo (leia aqui o original e aqui, uma tradução). E perguntei: “Então, na verdade, Deus estuprou Maria?” Alguns dias depois, durante minhas férias, o post foi descoberto por algumas personalidades tuíticas (sei que parece ridículo, mas elas existem), que atiçaram a turba furiosa contra mim. Conservadores disfarçados de moderninhos, em fúria, defendendo a santa madre igreja da bruxa infiel.
Qual uma herege medieval, fui xingada, agredida, ameaçada de processo e até de excomunhão (?!). Teve um cara que me lembrou que eu havia pecado “contra o espírito santo”, como se eu, agnóstica, acreditasse em pecados. Muitos devem ter achado uma pena que a época em que se queimavam pessoas na fogueira por discordar dos textos “sagrados” tenha ficado no passado, e eu me salvei de virar churrasquinho nas mãos de reaças imbuídos do espírito natalino (sic). Não foi só aqui: nos EUA, Valerie também foi atacada como uma feminista que “odeia Cristo, odeia os homens e odeia as mulheres que os amam”. Incrível como os “jovens de direita” (ugh) são iguais em toda parte.
inquisição
O que essas pessoas não sabem porque a falta de leitura também é uma característica comum aos jovens reaças– é que esta versão do Evangelho que eles reputam como a única em realidade é apenas a versão vencedora: a versão dos que mandam na Igreja, dos que fizeram a “santa” inquisição e ganharam a parada à custa de muitas vidas ceifadas e “conversões” ao cristianismo obtidas sob tortura. Mas, queira a direita ou não, houve diversas outras versões “hereges” para a vida de Jesus Cristo, exterminadas junto com seus defensores exatamente da forma que os neo-inquisidores adorariam para mim: na fogueira.
(Curioso é que, apesar de se arvorarem em defensores da religião, os jovens conservadores tampouco leram a Bíblia, ou não se escandalizariam assim, já que o que não falta no Velho Testamento são estupros, incestos, assassinatos e todo tipo de barbaridade cometida em nome do Senhor.)
Como nasceu Cristo? Depois de queimar muita gente que contava os fatos de maneira diferente, a igreja católica conseguiu, enfim, o seu “consenso” sobre a história de Jesus, aceita pela maioria dos cristãos sobre a Terra. Acredita nela, porém, quem quiser, ninguém é forçado. Felizmente, hoje em dia é possível mostrar, sem medo de morrer ou ir preso, que existiram divergências desde o princípio dos tempos, todas elas também cristãs. Eis algumas das versões antigas e novas para a história de Jesus:
inri
 Jesus Cristo é filho adotivo de Deus  O bispo de Antioquia, Paulo de Samósata, defendia que Jesus Cristo não era filho de Deus de fato, mas sim, filho adotivo. Ou seja, era apenas um ser humano iluminado que chegou à divindade, tornando-se filho de Deus a partir do batismo, e não desde o nascedouro. Essa crença, chamada Adocionismo, e seus seguidores, foram perseguidos pela igreja católica no século 3. Paulo de Samósata foi obrigado a abandonar seus postos eclesiásticos.
jesus
 Jesus não é uma divindade  Ário, presbítero de Alexandria por volta do ano de 319, sustentava que só existia um Deus. Jesus era seu filho, mas era um semideus, não uma divindade e por isso não conseguiu salvar a si mesmo ao ser pregado na cruz. Condenado por heresia pelo concílio de Nicéia no ano de 325, Ário e seus seguidores foram excomungados pela igreja.
cataros
3  Jesus era só um profeta  Os cátaros, divergência importante do cristianismo nos séculos 12 e 13, não acreditavam que Jesus era filho de Deus, embora se dissessem cristãos. Diz-se que a caça aos “hereges” seguidores do catarismo, que pregava a igualdade entre homens e mulheres, foi uma das principais razões para o surgimento da Inquisição. Centenas de milhares de cátaros foram chacinados e sua doutrina, sistematicamente destruída.
FOR USE WITH STORY VEGETARIANS
4  Jesus era vegetariano  Em 1881, o reverendo inglês Gideon Ouseley teria achado um manuscrito no Tibete que seria um “evangelho perdido”. O Evangelho dos Doze, em referência aos apóstolos, foi publicado pela primeira vez em 1901, e trazia versões vegetarianas para as lições de Cristo. “Não comereis a carne nem bebereis o sangue de nenhuma criatura abatida”, dizia o texto, nunca reconhecido, para alegria dos carnívoros pecadores. Alguns dizem que o próprio Ouseley inventou o evangelho para defender o vegetarianismo.
jevous
(imagem do filme Je Vous Salue Marie, de Godard)
5  Maria foi estuprada por Deus  Esta versão não foi inventada pela psicóloga que citei, ela existe. Especula-se que Maria tivesse entre 12 e 13 anos na época da concepção de Cristo. 14, no máximo. Fica difícil, assim, aceitar a versão vigente de que a menina deu o consentimento ao anjo Gabriel para que fosse “impregnada” pelo Espírito Santo. Os cristãos consideram suficiente o fato de ela supostamente ter respondido: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”. Outros podem achar que não.
verhoeven
6  Maria foi estuprada por um soldado romano  Estudioso da Bíblia, o cineasta holandês Paul Verhoeven (sim, aquele de Robocop) publicou em 2007 um livro chamado Jesus de Nazaré onde sustenta que Maria foi estuprada por um soldado romano chamado Pantera, e assim concebeu Jesus Cristo. Estupros por soldados, diz Verhoeven, eram comuns naquela época. Jesus, portanto, seria um homem, não o filho de Deus. Um profeta radical que não operou nenhum milagre, ao contrário do que dizem os Evangelhos. O cineasta tenta filmar o livro desde então, mas até agora, nada.
judas
7  O filho de Deus é Judas  No conto Três Versões de Judas do seu livro Ficções (1941), o escritor Jorge Luis Borges cria um teólogo chamado Niels Runeberg, um especialista em refutar a biografia do “traidor” de Cristo. Numa delas, o segredo bem guardado por séculos: Jesus não pode ter sido o filho de Deus, porque era infalível. Judas, sim, era humano, capaz de erros. “Deus se fez total­mente homem até a infâmia, homem até a repro­va­ção e o abismo. Para salvar-nos, poderia ter eleito qualquer dos destinos que tramam a perplexa rede da história; poderia ter sido Alexandre ou Pitágoras ou Rurik ou Jesus; escolheu um ínfimo destino: foi Judas”.

8  Judas é um herói  No filme A Última Tentação de Cristo (1988), Martin Scorsese apresenta Judas como o herói responsável por tornar Jesus Cristo o “Messias” adorado por milhões em todo o mundo. Em uma versão paralela da história, o filme mostra o que teria acontecido se Judas não tivesse traído Jesus: teria se casado com Maria Madalena, teria tido muitos filhos, teria morrido velhinho, feliz e sem glória.
cogumelo
9 – Jesus é um cogumelo alucinógeno  Talvez a mais maluca (e a minha favorita) das versões sobre Cristo, o livro The Sacred Mushroom and the Cross causou barulho em 1970 ao sustentar que Jesus era, na verdade, uma ficção criada a partir do Mestre da Justiça dos essênios. Seu autor, o arqueólogo John Allegro, membro da equipe que traduziu os Manuscritos do Mar Morto, afirmava que nunca houve um Jesus Cristo e que esta era uma forma de referir-se em código ao cogumelo Amanita Muscaria, utilizado de forma mística pelos primeiros cristãos. Obviamente o livro lhe desgraçou a carreira, mas seus estudos estão sendo reconsiderados. Pessoalmente, acho que faz todo sentido.
deus
10  Jesus é vítima de Deus, não dos homens  Em O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), de José Saramago, Jesus é a vítima de um Deus tirano e egocêntrico que lhe dá a missão não desejada de representá-lo na Terra. Assombrado, o Cristo se sente mortificado pelas crueldades que serão feitas em seu nome: seres humanos degolados, mortos a tamancadas, flechados, empalados, queimados na fogueira. No fundo, o comunista Saramago pintou um Jesus muito mais humano do que o megalomaníaco que aparece nos Evangelhos, mas foi execrado pela igreja católica. Fosse em outra época, o que teria sido dele?
Publicado em 5 de janeiro de 2015

Fonte:http://socialistamorena.cartacapital.com.br/10-versoes-hereges-para-jesus-liberdade-de-pensamento-e-a-neo-inquisicao-virtual/

Comentários