ZERO AÇÚCAR ?

 (Foto: Orlandeli/Editora Globo)

Zero açúcar?

Se quando você pensa em dieta a primeira coisa que vem à sua cabeça é trocar o açúcar do cafezinho por adoçante, então essa notícia pode ser assustadora. Estudo do Weizmann Institute of Health, em Israel, revelou que alimentos sem açúcar, feitos com adoçantes, podem fazer as pessoas ganharem peso ao invés de emagrecer.
Segundo a pesquisa, o consumo de adoçantes pode aumentar o nível de glicose no sangue mais do que o próprio açúcar. Isso porque os mamíferos não digerem adoçantes, mas as bactérias que vivem em seus corpos sim. Quando uma pessoa consome a substância ela aumenta a população microbiana de seu organismo. Essas novas bactérias digerem o adoçante e aumentam os níveis de açúcar do sangue, já que utilizam a energia que vem dos alimentos e produzem mais açúcar e gorduras com ela. Onde vão parar essas gordurinhas extras? 
Um dos autores da pesquisa, Eran Segal, ressalta que o número de pessoas testadas ainda não foi significativo — foram 381 participantes, e todos estavam previamente associados com a obesidade e o diabetes. “Os resultados não nos tornam aptos a fazer recomendações quanto ao uso e dosagem de adoçantes artificiais”, ele diz. “Mas as pessoas precisam reavaliar o seu uso maciço.”

Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/12/zero-acucar.html

Comentários