OS HOMENS E AS MULHERES DO CUIDADO DO PREMIER HOSPITAL DE SÃO PAULO

infografico

Os homens e as mulheres do cuidado do Premier Hospital


Quem passa pela Avenida Jurubatuba, 481 na Vila Cordeiro/Brooklin, São Paulo, encontra algo que nos enche de humanidade, de fé e de amor. É o “Premier Hospital/MAIS-Modelo de Atenção Integral à Saúde”. Trata-se de uma entidade que reúne multiprofissionais da saúde, inteiramente dedicados ao atendimento de idosos e idosas e pacientes em cuidados paliativos. Surgiu no Brasil a Academia Nacional de Cuidados Paliativos que acumulou reconhecidos méritos. Mas o Premier Hospital da Vila Cordeiro, seguramente sobressai por sua excelência e pela visão integral e holística que confere ao cuidado, palavra-chave, inspiradora de todos os cuidados. O cuidado é aquele gesto amoroso que acolhe o paciente e lhe confere sossego e paz.
O Dr. Samir Salman é seu superindentende, muçulmano ecumênico, cujo coração é maior que o próprio hospital. Não apenas se preocupa com o cuidado dos enfermos mas com o entorno ecológico, como a praça, os jardins com variegadas flores, a escola vizinha e aberto às necessidades de todo bairro. É secundado pelo jornalista Sérgio Gomes da Oboré, outra entidade que se distingue pelos serviços que presta à comunicação preferentemente de cunho popular, via radio, com ênfase na formação e na complementação universitária para estudantes de jornalismo. É uma pessoa de notório e diversificado saber, e articulada com a sociedade, preso político e torturado mas que não perdeu a ternura para com os humilhados e ofendidos da sociedade.
Uma coisa é escrever a teoria do cuidado como o fiz em dois livros – Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela Terra(1999) e o outro O cuidado necesário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade (2012). Outra coisa é ver a prática direta do cuidado para com os pacientes. Aí ficamos de fato impactados com o carinho, o amor e a jeito pessoalíssimo de se acercarem dos idosos e idosas, de outras pessoas afetadas por Alzheimer e de doentes terminais.
Aqui se vê em ação a inteligência cordial ou emocional que é mais do que a inteligência intelectual, sempre necessária para a formação científica. Vale dizer, aqui é o reino do cuidado que se traduz por amor, por palavras suaves e consoladoras, por toques que devolvem o sentido humano da relação.
Tocar uma pessoa (com todos os cuidados necessários para evitar bactérias) é mais que um gesto físico. É uma expressão profundamente humana e espiritual. O toque da pele quer comunicar: “você que está ai é meu irmãozinho e minha irmãzinha, você pertence à nossa humanidade, você não estará nunca só porque eu estou aqui para te acompanhar”.
Passei por muitos quartos, conversei com muitos pacientes, tomando-lhes as mãos e fazendo-os rir, ao apresentar-me, por causa de minha barba, como o “irmão do Papai Noel” que os visitava antes do Natal. Com D. Iolanda Leone, uma velhinha de 85 anos e olhos brilhantes cantamos juntos várias canções em vêneto que tanto ela com eu conhecíamos quando crianças. Segurava-me a mão e não queria que partisse.
Não quero esquecer entre tantos e tantas médicos e médicos como a médica Angélica Massako Yamaguchi sempre pronta a atender pouco importa a que horas do dia e da noite e outros enfermeiros e enfermeiras e auxiliares.
Pela tarde fizemos uma roda de conversa com o pessoal do Premier Hospital. Tentei mostrar-lhe que eles não apenas cuidam da vida das pessoas afetadas mas que devem se abrir ao cuidado da vida da Mãe Terra, pois todos somos filhos e filhas queridos dela, melhor ainda, somos a própria Terra que sente e ama e que agora sofre com febre alta devido às agressões irresponsáveis dos que somente pensam acumular sem cuidar da natureza. Eles são cuidadores e cuidadoras de toda a vida em sua esplêndida diversidade. Prova disso são as flores, os jardins e praças que o hospital assumiu cuidar.
Tudo terminou no dia 13 de dezembro conferindo-me o Prêmio Averroes –Pioneiro e Compartilhador – no auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. Nem todos sabem da importância de Averroes da Andaluzia (1126-1198). Muçulmano, foi o grande comentador de Aristóteles, um sábio que dominava todos os saberes de seu tempo, fazendo-os culminar na medicina como promoção plena da vida. Os medievais como os discípulos de Tomás de Aquino o visitavam pois se haviam perdidos os textos dos clássicos gregos como Aristóteles e Platão que foram conservados por eles e estão na base da Escolástica medieval. Dizia-se que Averroes chegou ”a um supremo grau de perfeição, acessível ao mundo material”. Há os que o consideram o “pai espiritual da Europa”.
A cerimônia da entrega do belo trofeu com o nome de Averroes escrito em árabe, hebraico e latim, das três religiões que conviviam ecumenicamente. Houve um belíssimo concerto com orquestra, com o Coro Luther King e o Coral Paulistano Mario de Andrade executando trechos da obra O Messias de Haendel, dirigido pelo maestro Martinho Lutero Galati. Deu inteligentes explicações de cada parte. Não dirigia apenas com a vareta, mas todo o seu corpo vibrava com a música. Os dois coros se superavam mutuamente na beleza das vozes.
Nos três dias em que convivi com os mantenedores do Premier Hospital senti a força da fé na pessoa humana, do amor incondicional, da hospitalidade calorosa mas principalmente do cuidado essencial. A Mãe Terra não nos dá apenas sinais de dores, mas também de esperança e de futuro. Enquanto houver o cuidado que encontrei naquele hospital percebemos: nem tudo está perido. Há ainda salvação.

Por Leonardo Boff,20/12/2014

Fonte:http://leonardoboff.wordpress.com/2014/12/20/os-homens-e-as-mulheres-do-cuidado-do-premier-hospital/

Grupo MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde


O Grupo MAIS  interliga seus serviços para estar à frente no cuidado com o paciente crônico. Uma rede contando com monitoramento, assistência domiciliar, ambulatório e hospital de retaguarda proporciona atendimento contínuo e integrado. um prontuário eletrônico unificado permite acompanhar o paciente de forma competente e verdadeiramente humanizada em todas as fases da sua trajetória de vida. Os maiores beneficiados com este Modelo de Atenção Integral à Saúde são o paciente e sua família, tendo sempre à disposição uma equipe multiprofissional que realmente conhece, mas do que um caso, uma história de vida. 



strip premier

O Hospital Premier investe em pessoas e por isso é referência no exercício da medicina do cuidar. Após tratamentos intensivos e estabilização do quadro geral do paciente, o mais importante é investir na qualidade de vida e conforto, tanto do paciente quanto de seus familiares. Focando no cuidado aos portadores de doenças crônicas, tendo  os cuidados paliativos como norteadores da atuação, o Premier conta com uma estrutura organizacional que permite a aproximação entre a equipe, seus pacientes e familiares, propondo um tratamento diferenciado.

SÃO PAULO INTERNAÇÕES DOMICILIARES

strip spid
A São Paulo Internações Domiciliares atua no segmento de assistência domiciliar, tendo como principal objetivo garantir ao paciente assistido em seu lar níveis de qualidade e segurança compatíveis aos oferecidos no ambiente hospitalar. Por meio desse serviço, o paciente é atendido em sua residência por uma equipe multiprofissional de forma segura, individualizada, próximo da família e com um risco de infecção reduzido se comparado à internação hospitalar.

spid01A São Paulo Internações Domiciliares é uma das maiores empresas do segmento no Brasil e seu principal objetivo é garantir ao paciente assistido em seu LAR níveis de qualidade e segurança compatíveis aos oferecidos no ambiente hospitalar. Por meio desse serviço, o paciente é atendido com mais conforto, de forma individualizada, próximo da família e das pessoas que ama e com um risco de infecção muito menor.

Estamos capacitados a atender pacientes nos diversos níveis de complexidade clínica, desde atendimentos pontuais até pacientes com grande dependência  dos mais variados diagnósticos. Contamos com uma estrutura de Call Center com Retaguarda Médica 24h. Dispõe de Unidades Avançadas de Atendimento Móvel para suporte ao atendimento de Urgências/Emergências nos domicílios (APH - Atendimento Pré-Hospitalar).
  

spid02Dispomos ainda de um serviço específico para pacientes portadores de ostomias, feridas e incontinência urinária com acompanhamento do Estomaterapeuta, serviços de remoções eletivas/emergenciais, além de exames laboratoriais e de imagem em domicílio. Buscamos oferecer melhoria na qualidade de vida das pessoas e suas famílias, otimizando as ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças, de terapeutica e dos cuidados paliativos. Assim, contribuimos na construção de um modelo de organização de serviços de saúde na valorização da atuação em equipe de profissionais qualificados, comprometidos com a sociedade e o meio ambiente.

Equipe:
Odontólogos
Médicos  Especialistas
Terapeutas Ocupacionais
Psicólogos
Enfermeiros
Técnicos de Enfermagem
Estomoterapeutas
Assistentes Sociais
Fonoaudiólogos
Farmacêuticos
Fisioterapeutas

Contato:
Av. Jurubatuba, 481 - Vila Cordeiro - CEP: 04583-100
São Paulo SP
Central 24h: 11 5096 2898 

PROATIVA

stri proa
A Proativa constitui-se numa equipe multidisciplinar com foco na promoção e na prevenção de agravos à saúde. Neste sentido, utiliza-se de amplo instrumental para as intervenções, que vão desde palestras de sensibilização e esclarecimento ao monitoramento de condições crônicas.
Dentre suas atividades, destaca-se a preocupação no estabelecimento de uma cultura de proteção à saúde nos ambientes corporativos, 
oferecendo soluções e produtos adequados a cada realidade e respeitando a estrutura epidemiológica de cada população de 
colaboradores.

. Equipe Multidisciplinar: Médico Epidemiologista, Cirurgião-Dentista, Enfermeira, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico;

• Abordagem Transdisciplinar: reconhecimento da complexidade na abordagem da saúde.

• Metodologia Epidemiológica: uso de evidências científicas, trabalhos validados e indicadores mensuráveis para comparação e aferição de resultados;

• Inserção Contextual: empresa inserida em equipe ampla de saúde, segundo modelo de integralidade.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Dispõe de capacidade técnica para abordar vários temas em saúde, seja sob a forma de palestras, psicodrama, teatro ou vídeos.

SCREENING (RASTREAMENTO)
Instrumento sensível de captação de riscos à saúde através da verificação dos valores da pressão arterial, glicemia, colesterol, peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal) e RCQ (Relação Cintura-Quadril), seguido da aplicação de um questionário que engloba vários aspectos e hábitos de vida. Quando aplicado numa população de colaboradores, permite o conhecimento dos principais hábitos nocivos e problemas de saúde prevalentes. Deste, modo torna-se crucial para os gestores direcionarem as ações de saúde.

MONITORAMENTO
Acompanhamento sistemático de indivíduos com fatores de risco e/ou patologias crônicas visando à obtenção do autocontrole de sua saúde e a diminuição de intercorrências (internações, complicações, entradas em pronto-socorro ou gastos com saúde).
O Monitoramento de condições crônicas é realizado por equipe multidisciplinar através de ligações telefônicas e visitas 
presenciais de acordo com a complexidade de cada caso.

Benefícios do monitoramento:
• Maior conhecimento e controle de sua própria saúde
• Diminuição de intercorrências
• Diminuição de gastos com saúde
• Redução de internações hospitalares e de entradas em pronto-socorro
• Central de atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana
• Remoção e assistência pré-hospitalar (a depender da modalidade do plano)

VACINAÇÃO CORPORATIVA
As vacinas são excelentes ferramentas na prevenção de doenças e sua correta administração pode contribuir para uma melhora global na saúde dos colaboradores. A Proativa dispõe de equipe com médico infectologista preparado para realizar triagem da população e para indicar a vacina mais adequada para cada extrato populacional.

PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO
Conta com equipe de nutricionistas capacitadas para atendimento/avaliação nutricional, bem como para palestras sobre temas na área de nutrição. 
 
ERGONOMIA
A observação da postura, práticas e mobiliários pode ser crucial para a saúde dos colaboradores em seus locais de trabalho. Para tanto, a Proativa dispõe de terapeutas ocupacionais com experiência em programas de orientação postural e na realização de blitz ergonômica. 

ANÁLISE POPULACIONAL (ANÁLISE DE CARTEIRA)
A análise criteriosa dos dados coletados pelo sistema de informação de uma seguradora/convênio pode ser uma importante ferramenta de gestão. Além do perfil de utilização da rede credenciada, a Proativa incorpora ferramentas analíticas utilizadas em Epidemiologia para o tratamento de tais dados, provendo um retrato da situação e uma projeção das demandas futuras.

SABER+

O Saber MAIS é o instituto de Ensino e Pesquisa nato do Hospital Premier, que promove, apoia e conduz ações de educação e pesquisa na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos. Seu objetivo é capacitar pessoas e proporcionar conhecimento de forma ampla seja no campo científico, cultural, artístico e social.

Principais atividades:
   
• Estágios para alunos de graduação e profissionais da área da saúde.

• Visitas técnicas

• Condução de pesquisas na área do envelhecimento humano e Cuidados Paliativos

• Parceria como campo de pesquisa

• Atividades socioculturais

• Atividades científicas

• Pós-graduação em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde

• Consultoria, treinamento e capacitação de profissionais e estudantes.


Principais projetos realizados:
   
• Jornada de Cuidados Paliativos

• Encontro Brasileiro dos Serviços de Cuidados Paliativos

• Sessão Averroes de Cinema e Reflexão 

• Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer

• Prêmio Averroes - Pioneiro e Compartilhador 

• Prata da Casa - Escritas do cotidiano de uma equipe que cuida 

• Curso de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Idosos

• Ciclo Idosos do Brasil - Estado da Arte e Desafios - Grupo MAIS/IEA-USP

• Bairro Amigo do Idoso - Vila Cordeiro/São Paulo - SP

• Pós-graduação em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina de Itajubá - MG

• Congresso Municipal do Envelhecimento Ativo em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo

CASES

infografico

Comentários