DA NECESSIDADE DA FUGA DA REALIDADE : A MÚSICA E A ARTE

Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 02.jpg

Da Necessidade da Fuga da Realidade :

A Música e a Arte

Quem hoje sai de casa rumo a seus destinos cotidianos sem fone de ouvido? Ou mesmo com um livro na mochila para qualquer ocasião? Digo melhor, quem não escuta música na agonia do dia-dia? As vezes a melhor opção é estar em outro lugar do que vivenciar a realidade brotar.

Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 04.jpg
"Se a música tem, portanto, um número maior de amantes do que a poesia, ou a arquitectura, ou a escultura, tal não se deve ao facto se ser mais espiritual, como se costuma dizer, mas sim devido ao facto contrário: é mais sensual." Vitaliano Brancati
Deixarei no artigo algumas músicas que tentei relacionar sobre o poder da música em nossas vidas. Uma mistura de Lorde & Florence, mesmo aqueles que não conhecem ou ainda não ouviram, vale apena cair nessa curiosidade e chocantes músicas que essas duas mulheres chocam o mundo com a intensidade de suas vozes.

Passamos os dias testemunhando os problemas, as injustiças, a combinação de esquecimento humano e do governo sobre as próprias pessoas, nem os animais são lembrados, ou as vezes, tratados melhor do que um ser humano. Sempre foi complicado julgar e dizer: quem é superior a quem? Quem merece mais? Quem é mais importante?
Mesmo não querendo, parece um processo automático nosso julgar e classificar as pessoas, dizer quem merece mais, o que deve ser reconsiderado, o que deve ter mais oportunidades. É duvidoso e errado, pois o que serão dos outros? As pessoas que não fazem parte da sua vida não são tão importantes quanto nossos conhecidos? Amigos? Familiares? Tens o direito de julgar a si mesmo?
Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 03.jpg
Nesses tempos difíceis, difíceis para os sonhadores, é impossível não encontrar uma forma de passar pela realidade sem ser controlado por ela. A música tens esse poder, ela consegue tirar-lhe de um lugar e move-lo a outro, uma mudança temporária. Muitas pessoas acabam não encontrando esta alternativa de “tentar esquecer” e procuram outras formas parecidas, ou mais fortes, como exemplo do uso de drogas. Não é necessário uma atitude tão consequente se nós temos a verdadeira arte sentimental e temporal. A música, os livros, os filmes, as pinturas. Já encontrou o seu modo de fuga?
Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 01.png Cena: Amélie Poulain (Audrey Tautou) - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain), 2001
Os sentimentos e os pensamentos podem tornar tudo reverso, a tudo desabar. Acreditar que podemos decair a qualquer instante, ou que não conseguiremos resistir a tudo. Viver hoje é suportar e aceitar as imperfeições, os pouco certos e os muito errados, testemunhar atrocidades e não poder mudar, simplesmente deixar como está.
Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 02.jpg
Nestes cenários hediondos, o que nos resta é passar despercebido. Aprendemos a aceitar as coisas como são e como estão, tudo isso varia da idade, da profissão, do conhecimento, do governo. Não é fácil ter a ideia de que tudo que deveria ser feito deve ser deixado de lado. É como um policial não poder investigar, ou reabrir um caso passado com a verdade não mostrada. As consequências podem ser catastróficas, e assim nos privamos do que algo de ruim aconteça com a única coisa que temos, ou das poucas coisas que podemos contar.
Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 05.jpg
Gostaria de poder ter esperanças, ou acreditar que o certo, que a justiça, que a bondade prevaleça do mal. A história foi mal contada, os tempos estão mudando, padecendo a cada minuto. Por que não somos capazes de mudar as coisas? Podemos trocar nossa vida pela dos outros? Desculpe Florence, mas os dias de cão não acabaram.

Por Gustavo Padilha

Fonte:
© obvious:
http://lounge.obviousmag.org/fabulas_do_mundo_esquecido/2014/11/

Comentários