COMO UM EGO SAUDÁVEL SE TORNA FERIDO E SE CORROMPE? - DEBBIE FORD

Como um ego saudável se torna ferido e se corrompe universe natural


Como um ego saudável se torna ferido e se corrompe?


O ego ferido toma forma quando acontece algo que o faz se sentir menos do que é – quando algo o ameaça, o agride, o repreende, o ignora, o rejeita, o molesta ou o abandona. Existem dezenas de milhares de situações diferentes que simplesmente acabam se revelando dolorosas demais para o ego saudável digerir. Quando a dor se torna insuportável, o ego saudável começa a se afastar da inteligência do ser integral e se torna uma força com a qual precisamos acertar as contas – é aí que nasce o ego ferido.
O ego um dia saudável, ávido para se dissociar dos seus aspectos corrompidos ou feridos, começa a empurrar para as sombras essas partes de si, na tentativa de fazê-las desaparecer. Ele está certo de que, escondendo dentro de si as suas falhas e imperfeições, as suas inseguranças, os seus erros, a sua vergonha e as suas feridas, ninguém – nem ele próprio – descobrirá a verdade sombria e ele se manterá a salvo. É assim que o nosso eu integral, inteiro, aos poucos se fragmenta. Deixe-me dar um exemplo.
O seu ego saudável matricula você numa escola de administração de empresas, inflamado pelo desejo de se tornar um executivo de uma das melhores empresas do país, líder de mercado. O seu ego saudável leva você a se destacar nas aulas, a aprender a defender os seus pontos de vista, a se instruir nos métodos administrativos mais modernos e inovadores e a analisar os profissionais mais bem sucedidos e que atingiram o topo da sua carreira. Quando você se forma, é contratado por uma excelente empresa e começa a sua escalada corporativa. Então um dia você percebe que muitos outros também acalentam o sonho de chegar ao topo (o ego sempre percebe a competição) e fica preocupado. O seu ego saudável sente-se agora ameaçado com a constatação de que você pode não ter condições de ser bem-sucedido. Esse pensamento dispara a vergonha oculta de que você pode não ser tão esperto quanto as outras pessoas. De repente você percebe que não pode ficar de braços cruzados, esperando que a sua carreira deslanche naturalmente. Você precisa ir à luta, como dizem por aí. Começa a prestar mais atenção ao que tem visto ou ouvido sobre como chegar ao topo e faz escolhas diferentes das que planejara – escolhas ditadas pela vergonha e baseadas no medo. Talvez comece a se socializar com pessoas com quem não se sentia bem antes. Talvez descubra que, se distorcer um pouquinho a verdade, pode parecer mais eficiente aos olhos dos supervisores ou que, se “emprestar” as ideias de alguém, expondo-as como se fossem suas, pode ganhar uma promoção.
Embora você possa se sentir pouco à vontade com o que está fazendo, você racionaliza o seu comportamento, provavelmente de maneira inconsciente, e continua a percorrer o caminho do ego ferido em direção ao sucesso. Depois de alguns dias, meses ou anos de conflitos, causados pela voz da consciência que pode estar sussurrando, “Não faça isso” ou “ Você tem certeza de que isso é correto?”, você resolve não fazer caso dessa voz e ela de repente desaparece, para sempre enterrada. O ego ferido invadiu as fronteiras do ego saudável e reivindicou o seu território.
Debbie Ford

Como um ego saudável se torna ferido e se corrompe universe natural

Comentários