AFINIDADES ESPIRITUAIS




AFINIDADES ESPIRITUAIS

'Pela lei espiritual de simpatia vibratória (semelhante atrai semelhante) homens e espíritos estabelecem sintonias e, consequentemente, grupos afins. Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações', dizem os espíritos superiores a Kardec.

E complementam: 'Os bons espíritos fazem todo o bem que podem e se sentem felizes com as vossas alegrias. Eles se afligem com os vossos males, quando não os suportais com resignação, porque então esses males não vos dão resultados, pois procedeis como o doente que rejeita o remédio amargo destinado a curá-lo'.

VOZ DA CONSCIÊNCIA

A voz da consciência é o meio pelo qual os espíritos amigos nos intuem para que tomemos a melhor decisão, ou façamos a melhor escolha. Porém, diante de muitas situações, raramente respondemos a estes apelos que visam o nosso bem. Constantemente repelimos esse auxílio provindo da Providência Divina e cedemos aos nossos impulsos inferiores. Daí a razão de nosso sofrimento.

Sobre este sublime intercâmbio inconsciente entre os homens terrenos e os seres espirituais, referiu-se Kardec: 'Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo; mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam', afirma o codificador.

E adverte salutarmente: 'que cada um examine as diversas circunstâncias, felizes ou infelizes, de sua vida, e verá que em muitas ocasiões recebeu conselhos que nem sempre aproveitou, e que lhe teriam poupado muitos dissabores se os houvesse escutado'.

Fonte: Site searabendita.org

Comentários