QUEM SÃO OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS


QUEM SÃO OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS 

 
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro” (Ap 4.4).

João tem a visão de 24 anciãos assentados em tronos, vestidos de branco, com coroas de ouro e na presença celeste de Deus. Muitas respostas são dadas à pergunta sobre a identidade desses 24 anciãos. Há quem insista em dizer que são anjos, por estarem associados aos quatro seres viventes do livro. Parece uma tentativa de fugir da identidade literal por ser contrária ao sistema desses teorizadores. O que se diz sobre os 24 anciãos não poderia aplicar-se a anjos, porque anjos não são coroados com coroas de vencedor recebidas como recompensas, nem se assentam em tronos, que falam da dignidade e de prerrogativas reais, nem são vestidos de branco em decorrência de julgamento. A impossibilidade dessa concepção argumenta a favor de uma segunda posição, segundo a qual são homens ressurretos e redimidos, vestidos, coroados e assentados em tronos, os quais se relacionam à realeza no céu.

Scofield apresenta evidencias que apoiam a visão de serem eles representantes da igreja. Ele escreve:

Cinco aspectos identificam os anciãos como representantes da igreja:

1)   Sua posição. Estão entronizados à volta do trono central que é cercado por um arco-íris. A igreja, e só a igreja dentre todos os grupos dos redimidos é prometida a entronização (Ap 3.21). Cristo ainda está assentado no seu trono na terra, mas essas figuras reais, já apresentadas sem culpa, com a indizível alegria do Senhor, devem estar com Ele (Jo 17.24; 1Ts 4.17).
2)   O número desses anciãos representativos, num livro em que os números representam grande parte do simbolismo, é significativo, pois 24 é o número de ordens em que o sacerdócio levítico foi dividido (1Cr 24.1-19) e, de todos os grupos de redimidos, apenas a igreja é sacerdócio (1Pe 2.5-9; Ap 1.6).
3)   O testemunho dos anciãos entronizados os distingue como representantes da igreja: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra” (Ap 5.9-10). A igreja, e apenas a igreja, pode assim testemunhar.
4)   O ancionato é um ofício representativo (At 15.2; 20.17).
5)   A inteligência espiritual dos anciãos os destaca como quem compartilhava dos mais íntimos conselhos divinos (Ap 5.5; 7.13). E a quem dentre os redimidos esse conselhos devem ser revelados senão aqueles a quem o Senhor disse: “Já não vos chamo servos [...] mas tenho vos chamado amigos” [...] (Jo 15.15)? Os anciãos são simbolicamente a igreja, e são vistos no céu num local designado pelas Escrituras para a igreja antes que os selos sejam abertos e os ais sejam pronunciados, e antes que qualquer das taças da ira de Deus seja derramada. E em tudo o que se segue, até o vigésimo capítulo, a igreja nunca é citada como presente na terra.

Visto que, de acordo com Apocalipse 5.8, esses 24 anciãos estão associados num ato sacerdotal com o Grande Sumo Sacerdote, Jesus, o que nunca se diz a respeitos dos anjos. Visto que Israel não ressuscita até o fim da septuagésima semana, nem é julgado ou recompensado até a vinda do Senhor, de acordo do Isaías 26.19-21 e Daniel 12.1,2, esses devem ser representantes dos santos da presente época. Já que são vistos como ressurretos, no céu, julgados, recompensados, entronizados no começo da septuagésima semana, conclui-se que a igreja deve ter sido arrebatada antes do início da septuagésima semana. Se a igreja não for ressuscitada e transladada aqui, como alguns insistem, e não o é até Apocalipse 20.4, como estaria no céu em Apocalipse 19.7-11?

FONTES:
Manual de Escatologia – Editora Vida
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora SBB

Bíblia de Estudo NVI – Editora Vida

www.santovivo.net

Ap. 4: 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas,
 e por tua vontade existiram e foram criadas.

                   Existem algumas teorias acerca da pessoa dos 24 Anciãos, uma das mais conhecidas alega que estes 24 anciãos são os apóstolos junto com os doze patriarcas de Israel, filhos de Jacó. Porém, essa teoria se depara com pelo menos três obstáculos:
1)     Doze Apóstolos? Um deles Judas Iscariotes traiu Jesus, ficaram 11, Matias foi eleito por assembléia depois da morte por suicídio de Judas. Todavia, o apostolo Paulo tem um papel fundamental na missão apostólica, é mais destacado do que os demais apóstolos. Paulo estaria entre os 24 anciãos em lugar de Matias?
2)    Doze Tribos de Israel? Os 12 Patriarcas filhos de Jacó, faria parte do grupo seleto de 24 anciãos segundo essa teoria. Mas depara-se com o Primeiro Problema; é o fato de a maioria dos 12 patriarcas serem mau exemplo, seriam merecedores de tamanha honra?
3)    João viu os 24 anciãos e em nenhum momento reconheceu os apóstolos e nem os patriarcas! Outro ponto a considerar é o fato do João está vivo! Como poderia ser ele um dos 24 Anciãos? O que desautoriza completamente essa teoria de afirmar que são os apóstolos e os patriarcas.
                               A Teoria mais plausível é a que reconhece os 24 Anciãos como autoridades angelicais estabelecidas por Deus por um longo período de tempo, antes mesmo da fundação do mundo. Daí vem o termo 24 Anciãos (Anciãos = Velho de Dias).  
Ap. 4: 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro...Considerando as informações do texto eles ocupam tronos, assim sendo são autoridades, principados (...). Eles estão vestidos de branco, o que indica que são santos; se cometeram pecados foram totalmente purificados, mas o texto não serve de base para afirmar que eles pecaram. Estando com coroas de ouro, são regentes chefes de algum território, como se fossem Sátrapas no tempo de Daniel. Para ilustrar e facilitar nosso raciocínio acerca desse assunto façamos a seguinte comparação: Deus = Governo Geral e os 24 Anciãos = Governadores (províncias).
                                 A Possibilidade de serem 24 criaturas angelicais estabelecidas por Deus antes da fundação do mundo aumenta quando consideramos os seguintes fatores:
·        Os Salvos ainda não foram coroados, hão de serem coroados, mas ainda não foram. Enquanto os 24 Anciãos já são coroados e estão reinando com Deus. (Ap. 4:4)

·        Os Salvos se vestirão de vestes brancas, eles estão debaixo do trono de Deus e não nos 24 tronos. Os 24 Anciãos já estão vestidos de Vestes Brancas e já estão governando.

Ap. 4: 10... E adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono...

                        Eles vivem pelos séculos dos séculos em Adoração ao SENHOR, e lançam suas coroas diante do trono, colocando-se a disposição do Rei dos Reis e SENHOR dos Senhores.
                        Pois nenhum dos salvos teve o privilégio de pelos séculos dos séculos governando com Deus e servindo-o com toda integridade.


Fonte:http://jefersonfabianocandido.blogspot.com.br/2011/10/quem-sao-os-24-anciaos.html




SRI AUROBINDO – 8 de dezembro de 2009

DO SITE AUTRES DIMENSIONS

Caros irmãos e irmãs Humanos, em encarnação nesta densidade, eu sou Sri Aurobindo.
Eu serei de hoje em diante porta voz do conjunto dos 24 Anciãos, denominado Lipikas Cármicos ou Melquizedeques.

Hoje é um grande dia: acabamos de iniciar, por meio de nossa reunião e nossa Assembléia no Círculo de Fogo dos 24 Anciãos, a abertura desta Dimensão ao recebimento da Luz da ressurreição.

Eu me expresso para que a maioria dos Seres Humanos sensíveis à esta Luz e à esta Vibração perceba o que é para perceber e viva o que é para viver.

Nós decidimos de comum acordo, nós, Círculo dos 24 Anciãos, associados às Sete Radiações Arcangélicas e à Divina Mãe, começar a abrir o último selo, quer dizer, permitir à sua Humanidade, a título individual e a título coletivo, começar a receber a Luz da ressurreição nesta densidade.
Dessa forma se abre, como disse recentemente, a porta do último dia.

Nós decidimos, de comum acordo, adiantar e acelerar a revelação da Luz nesta densidade para permitir ao conjunto da Humanidade e ao conjunto daqueles que aceitam a Luz, viver esta Luz.

O próprio Arcanjo Miguel lhes detalhará algumas coisas em relação à Coroa radiante do Coração.

A Coroa radiante do Coração corresponde, ao nível do seu chacra do Coração, à reunificação do conjunto dos elementos no seu Coração para elaborar e viver o Fogo do Amor.

Algumas circunstâncias prévias permitiram chegar a este momento. 

O período que vocês vivenciam, desde o fim desta semana, inaugura um ciclo especial da revelação da Luz, para uma oitava diferente jamais vivida até hoje nesta Humanidade e corresponde ao que eu tinha anunciado há mais de 50 anos e que se verte doravante sobre a Terra.

Os véus da ilusão caem de maneira definitiva.

É de sua responsabilidade guardar sua própria casa, seu Templo Interior, para acolher o Mestre da Luz.

A chegada da Luz, aquela que nós efetuamos e transmitimos até vocês, permitir-lhes-á, se este for o seu plano e sua capacidade Vibratória, acolher, em muito pouco tempo, em seu Templo Interior, a Vibração e a Consciência de Mestre da Luz.

Este é um grande momento.

Eu lhes tinha preanunciado a chegada durante a minha última intervenção entre vocês.

O que tenho a dizer esta noite deve ser transmitido ao maior número possível de pessoas, antes da chegada de Miguel.

Quando falo da chegada de Miguel, não me refiro apenas à canalização e ao que deve retransmitir o Arcanjo Miguel neste canal, mas muito mais, a vinda efetiva da Vibração Arcangélica Micaélica na sua densidade.

Isto assinala, em vocês, o acendimento do Fogo do Amor pela Coroa radiante do Coração e pela Vibração do Amor, por meio de nossa nobre Assembléia e a venerável Assembléia dos Seres os mais evoluídos espiritualmente e ligados à revelação da Fonte.

Nós permitiremos, doravante, e vamos iniciar o retorno à Luz.

Vocês devem manter sua casa limpa, vocês devem, neste próximo período, preparar-se ativamente para vivenciar a efusão do Mestre da Luz.

A Luz do Supra Mental faz irrupção, doravante, em sua densidade.

Nenhum obstáculo pode impedir o que chega.

Nenhum desvio poderá permitir o que quer que seja ao nível de qualquer alteração da Luz do Mestre da Luz. 

Caros irmãos e caras irmãs, nós nos regozijamos em poder enfim nos comunicarmos com vocês, de maneira não falsificada, como vocês vão perceber muito em breve.

Estes momentos assinalam seu retorno indefectível à Confederação Intergaláctica da Luz e da Verdade.

A cada dia, durante os dias que os separam da vinda de Miguel [em 12 de Dezembro], vocês vão se beneficiar, durante meia hora, das 7h30 às 8h (nota: das 19h30 às 20h00, hora francesa no relógio) [das 16h30 às 17h00 – hora de Brasília] desta pré-estréia.

Nós estamos em reunião permanente, agora, a fim de unificar nossa Consciência dos 24 Anciãos para lhes permitir adquirir, receber, se for o seu desejo, a Vibração e a Consciência de Mestre da Luz.

Os momentos que têm a viver são essenciais na história da Humanidade, a título individual e a título coletivo.

Vocês devem manter a calma, vocês devem manter a Alegria, vocês devem manter a serenidade porque nada deverá alterar estes momentos grandiosos, porque eles o são, que vêm a vocês.

A hora de sua libertação, caros irmãos e caras irmãs, está extremamente próxima, em Verdade e em Unidade.

A qualidade de Vibração que vocês vão assumir e vão portar no seu Estado de Ser revelado, permitir-lhes-á, em pouco tempo, realizar seu sonho o mais ousado: o retorno à não separação, o retorno à Unidade e à Verdade, estabelecido em meio mesmo a esta densidade.

Tentem manter-se em instantes e momentos de calma e de receptividade.

Pratiquem os exercícios que lhes pareçam bons, pratiquem também o repouso se isto lhes for bom, mas acolham, na sua Consciência aberta, a intensidade desta Vibração nova.

Os dias que vão chegar são dias (novamente) essenciais. 

A reação da Humanidade será, evidentemente, muito diversa e muito variada, mas todos e cada um, em Consciência, que concordar em receber e difundir esta Luz nova, o fará em meio mesmo à sua Vida, em meio mesmo aos momentos que vêm.

Não há nem limite, nem coação.

Há liberdade.

Há Amor e há Unidade.

Os 24 Anciãos retransmitem a vocês, até vocês e para vocês, a Vibração da Luz da 5ª Dimensão na sua densidade, reunificando sua Consciência, reunificando os Selos Arcangélicos, e estando reunidos à Divina Mãe, à Divina Maria.

Nós temos agora a possibilidade, juntos, todos vocês, caros irmãos e caras irmãs, assim como nós, auxiliados pelo conjunto da Confederação Intergaláctica, de realizar a grande obra que é o resultado de sua busca, e isto é agora.

Sigam tranquilamente seu caminho e sua Vida, isso não deve em nada perturbá-los, simplesmente uma etapa nova se abre a vocês.

Resta a vocês integrá-la, sintetizá-la e retransmiti-la.

Nós contamos com vocês, como nós sabemos que vocês podem contar conosco.

Juntos, em breve reunidos na Luz Unificada da Fonte, poderemos de novo proclamar a Unidade desse mundo, no seu retorno à Unidade.

Meu discurso se encerra aqui, esta noite.

Não esqueçam nosso encontro das 19h30 às 20h00 [das 16h30 às 17h00 – hora de Brasília].

Eu voltarei, quanto a mim, no dia 12 de Dezembro, após a intervenção e a Presença de Miguel, para ajudar-lhes, de maneira muito simples, por alguns meios, a realizar esta obra.

Juntos, nós, Círculo dos Anciãos reunidos no Fogo do Amor, transmitimos-lhes o melhor e desejamos-lhes o melhor. 

Eu lhes digo então até muito em breve.
Vocês são abençoados nestes momentos de redescobertas.


____________________________________
Compartilhamos essas informações em toda transparência. Agradecemos de fazer o mesmo, se a divulgarem, reproduzindo integralmente o texto e citando a fonte: www.autresdimensions.com.

Tradução para o Português: Zulma Peixinho
Revisão: Célia G. http://leiturasdaluz.blogspot.com

Talvez esta seja uma das mais maravilhosas cenas vistas pelo profeta João no decorrer das revelações do Apocalipse: o Trono de DEUS !

Antes de entrarmos em pormenores sobre os 24 Anciãos, convido-o a ler Apocalipse 4: 3 a 7 =

«E o que estava assentado (sobre o Trono) era, na aparência semelhante a uma pedra de jaspe e de sardônio, e ao redor do trono havia um arco-íris, semelhante, na aparência, à esmeralda. Ao redor do trono também havia vinte e quatro tronos, e vi assentados sobre os tronos, vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. Do Trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de DEUS. Também havia diante do Trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal, e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser era semelhante a um leão, o segundo semelhante a um touro, o terceiro tinha o rosto como o de homem, e o quarto era semelhante a uma águia voando. » MARAVILHOSO, não é ?

No Trono de DEUS, o profeta não conseguiu ver quem estava assentado nele devido à replandescente luz que o envolvia. Ele viu, porém, um brilho intenso semelhante à algumas pedras preciosas conhecidas em sua época, porém com um brilho muito intenso;

O arco-íris avistado, é sinal da justiça e misericórdia divina, conforme vemos também em Gênesis 9:15-17;

De acordo com o Livro de Jó (ou Job) 37:4-5, os relâmpagos, vozes e trovões presenciados pelo profeta são símbolos de poder e majestade do próprio DEUS.

De acordo com o Comentário Bíblico Adventista em espanhol, o mar de vidro representa a aparência clara e cristalina da superfície sobre a qual está assentado o Trono de DEUS. Podemos comparar esse texto com a visão que o profeta Ezequiel também teve do trono de DEUS , em Ezequiel no capítulo 1.

No que se refere aos quatro seres viventes vistos junto ao trono, o mesmo profeta Ezequiel também vira, séculos antes. E, como não encontramos nessa visão uma explicação específica, nem nesse livro do Antigo Testamento, nem no livro de Apocalipse, nos juntamos à posição assumida pela maior parte dos grandes comentaristas bíblicos: O leão é considerado o rei dos animais, da mesma forma, esse primeiro ser vivente é símbolo da soberania divina; Já o animal semelhante ao boi é símbolo de certo tipo da força posta ao serviço do homem, do mesmo modo que Cristo veio para servir, esse animal é um símbolo do trabalho ; Nos dias do profeta João, a águia era a ave que atingia vôos mais altos e a uma velocidade incrível, possuindo também uma visão panorâmica fantástica, simbolizando assim o inatingível poder real ; e o semelhante ao homem lembra-nos que somos servos de DEUS, do qual fomos feitos à Sua imagem e semelhança!



No período tribal de Israel a autoridade era exercida pelos chefes das tribos, em geral os mais velhos; em princípio, todos os chefes de família gozavam de iguais direitos, mas na realidade eram os poderosos que exerciam a autoridade na tribo; assim, o termo "ancião" ficou vinculado mais à dignidade do que à idade; aos anciãos cabia a chefia em tempos de guerra e o poder judicial em tempos de paz.

No período da monarquia perderam sua importância, graças à centralização do poder administrativo e judiciário em Jerusalém; mas continuavam a organizar a vida cotidiana nas pequenas localidades, função que também exerceram após o exílio (Esd 7,25; 10,8.14); junto com os sacerdotes e escribas faziam parte do Sinédrio (Mt 27,41; Mc 11,27; 14,43-53).

Nas primeiras comunidades cristãs os anciãos (em grego presbíteros) governavam as igrejas locais (At 11,30; 14,23; cf. 1Pd 5,1).

No Apocalipse, vinte e quatro tronos representam aqueles que reinam com Deus, uma descrição da igreja, dos vencedores vestidos de branco que recebem suas coroas e reinam com o Senhor (2:10,26-27; 3:4-5,11,21).

Qual o significado do número 24? Duas explicações diferentes chegam à mesma conclusão. 

Alguns entendem 12 tribos, representando o povo de Deus no Velho Testamento, mais 12 apóstolos, representando o povo dele no Novo Testamento, dando um total de 24. 

Outros sugerem 24 como o número de turnos de sacerdotes no Velho Testamento (veja 1 Crônicas 24:1,7-19). Assim entendemos o reino de sacerdotes (1:6) ou sacerdócio real (1 Pedro 2:9) composto de pessoas que entram “na Casa do Senhor” (1 Crônicas 24:19).

No final, estas duas interpretações do significado dos 24 anciãos chegam ao mesmo entendimento prático – representam o povo de Deus. São nobres nos seus tronos sujeitos ao Soberano Rei no trono principal.

24 Anciãos

Toque No Altar 

Não importa o que sou
Nem o que tenho diante do que Tu és
Trago minhas vestes, minha coroa e ofereço a Ti
Como os vinte e quatro anciãos e a entrada em Jerusalém
A mulher na casa de Simão
Eu me lanço aos Teus pés
Não tenho outro bem além de Ti
Não tenho outro bem além de Ti
Não tenho outro bem além de Ti, Senhor!
Eu te amo (eu te amo)
Eu te quero (eu te quero)
Eu te adoro, Senhor,
Não tenho outro bem além de Ti.
Fonte:http://ongfraterna.blogspot.com.br/2012/02/melquisedeque-da-terra.html

Comentários