FENG SHUI E OS ELEMENTOS : O CAMINHO DA ENERGIA CHI OU QI EM SUA CASA


Feng Shui e os elementos


O caminho da energia em sua casa - CHI ou QI

Você se sente cheio de vida? Você se entusiasma realmente com as coisas da vida? Você acorda pela manhã tomado de alegria diante das perspecti­vas do dia? As respostas a essas perguntas revelam a qualidade do chi positivo em sua vida.
O chi é a expressão da vida.

“A vida gosta de quem gosta dela”. A gratidão é uma reverencia a vida, a natureza.

Ele assume várias formas e por isso pode ser positivo ou negativo, dependendo do que é necessário para ter sucesso numa determinada situação. O chi positivo pode ser veloz e impetuoso ou lento e suave, dependendo do que é necessário para beneficiar as circuns­tâncias.

 O chi pode ser visto, ouvido, cheirado e tocado. Ele pode ser ex­presso através de palavras, ações, implicações, de todos os sistemas sensoriais e de todo conteúdo físico. Não podemos evitar de inspirar o chi exis­tente. De uma maneira ou de outra, todas as coisas emitem uma mensagem, e essa mensagem é a raiz do chi.

Que mensagens seu local de trabalho transmite? Essas comunicações favorecem seu desenvolvimento ou seu ambiente impede que você seja eficaz e viva com alegria?

Conhecer as várias expressões do chi e as mensa­gens essenciais para um ambiente de trabalho favorável é o segredo para moldar uma experiência de trabalho positiva.

Pela observação do ambiente físico você pode expor as mensagens ocultas do ambiente. O que você percebe pode ser benéfico ou prejudicial ao seu processo de trabalho. Muito freqüentemente, os efeitos sobre seu desempenho serão correspondentes à quantidade de chi presente.
Observe se há espaço para diálogo entre os moradores da casa, ou televisão ocupa todos os espaços.

Por exemplo, se você usar o vermelho, que representa o elemento fogo, em pequenos detalhes no conjunto do seu escritório, a influência do fogo sobre seu desempenho será moderada. Quanto mais forte e vibrante for o vermelho, mais as reações de fogo serão produzidas.

 Se o vermelho for usado em excesso, a participação do elemento fogo provavelmente será negativa, a menos que a atividade precise de um desequilíbrio do fogo, como os esportes competitivos, em que o uso do vermelho nos uniformes dos atletas pode estimular a energia, as reações rápidas e a agilidade mental para alcançar um desempenho da melhor qualidade.

 Num escritório de contabilidade, ao contrário, onde se exige atenção ao detalhe, o elemento fogo pode ser fator de distração.

Para a maioria das pessoas, superfícies brilhantes tendem a estimular a concentração mental. Por isso, quando posicionados próximos a um com­putador cujo operador precisa concentrar-se em detalhes minuciosos como os que são inerentes à contabilidade, à edição ou à pesquisa científica, obje­tos ou superfícies brilhantes podem beneficiar o desempenho.

Entretanto, objetos reluzentes em excesso podem dificultar a atividade artística, a mani­festação das emoções ou a comunicação.

 As superfícies luzidias reduzem o acesso às emoções, o que pode ser benéfico para quem esteja sobrecarrega­do de emoções incontroláveis. Compreender a essência do seu trabalho e de você mesmo é a chave para criar um chi apropriado para seu escritório.

Podemos explicar melhor as qualidades do chi através dos cinco ele­mentos do feng shui. Todas as formas de chi — cor, aroma, toque e som — são expressas pelos cinco elementos.

Atribuindo cada experiência sensorial a um elemento, você pode descobrir que elemento é mais abundante em seu local de trabalho. Então cabe a você observar as possíveis característi­cas favoráveis e desfavoráveis que eles estimulam e decidir se o elemento deve ser reduzido ou expandido para que favoreça o máximo possível cada integrante da organização.

Uma vez determinados os elementos dominantes num local de traba­lho, reveja o conteúdo emocional que cada um pode gerar. Se estiverem faltando emoções positivas de um elemento, você pode acrescentar alguma coisa do elemento que estimule essa resposta.

 Se você sentir um excesso da emoção de um elemento mas não houver representação desse elemento no espaço de trabalho, você pode equilibrar essa emoção usando o elemento de controle para reduzir a emoção excessiva.

Se, por exemplo, você se sente agitado, mas não existe nenhum elemento fogo visível, acrescentar o elemento de controle do fogo, isto é, terra, dissipará a sensação de agitação.

As tabelas A, B, C e D podem ajudá-lo nesse processo. Use a tabela A para determinar a quantidade de emoções específicas presentes em sua experiência de trabalho, dependendo de sua resposta inata ao meio am­biente.






Algumas cores não se enquadram com precisão nas categorias do ele­mento. Uma delas é a cor púrpura, semelhante ao violeta e que existe fora do espectro visível. Como uma onda de luz violeta não pode ser vista a olho nu, o púrpura está associado ao que não pode ser experimentado direta­mente, ou ao que é mais mental ou espiritual. E frequente que pessoas adeptas de práticas espirituais usem bastante púrpura. Os médiuns, os qui- romantes e os profissionais interessados em telepatia, leitura de aura e ou­tras ciências intuitivas descobrirão que o púrpura comunica melhor seus serviços do que outras cores. Quando há necessidade de entrar em sintonia com a consciência universal intangível, fugidia, que pode ser o caso na publicidade, no desenvolvimento do produto, na tendência futura ou na embalagem, o púrpura pode ser uma cor de apoio.quando é necessário mudar emocionalmente, use a tabela C para saber como acrescentar ou neutralizar um elemento



A tabela D sugere itens que representam os elementos que geralmente encontramos nas lojas de material de escritório. Escolha na tabela D um item com que você tenha afinidade para aumentar a quantidade de um determinado elemento em seu espaço de trabalho. Lembre que nenhum objeto escolhido deve destoar de você, deixá-lo pouco à vontade ou embaraçá-lo.
De muitas maneiras, a qualidade de um dia de atividades depende de quanto de nós mesmos incorporamos ao nosso lugar de trabalho. Conquan­to na maioria dos casos a extensão do eu se restrinja à escrivaninha ou à área imediata que a cerca, você pode prender com um ímã peças de arte em arquivos ou estruturas próximas, ou criar um modelo ou uma forma que o estimule ou o acalme. Pequenos ajustes podem produzir grandes resultados.
Fonte:http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2014/09/f

Comentários