DICAS PARA DORMIR BEM

Crédito: Thinkstock

7 erros na hora de dormir que certamente estão prejudicando seu sono

Maus hábitos muitas vezes passam despercebidos, mas comprometem o descanso


Tem dormido mal? Saiba que alguns hábitos cotidianos, que muitas vezes passam despercebidos, podem ser os grandes vilões do sono. “Todos desejam ter uma boa noite de repouso, no entanto, muitas pessoas comentem erros que podem comprometê-la, na maioria das vezes, por descuido ou falta de informação”, afirma Renata Federighi, Consultora do Sono da Duoflex. Ela listou os sete mais comuns:

Inimigos do sono

Ambiente inapropriado

Para que alguém possa descansar completamente, é necessário que o ambiente esteja silencioso, arejado e escuro. A consultora explica que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, pois, ao dormir na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, o que causa uma sensação de cansaço pela manhã.

Travesseiro errado

"O travesseiro correto deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical, garantindo um sono restaurador e  prevenindo futuros problemas de coluna", explica Renata.

Bebidas estimulantes e fumar antes de dormir


7-erros-hora-de-dormir-prejudicam-sono-cafe.jpg
Café prejudica a qualidade do sono e deve ser evitado 
(Crédito: Thinkstock)
Tomar um cafezinho ou fumar um cigarro atrasa a chegada do sono e prejudica a qualidade das horas dormidas. O mesmo vale para refrigerantes, chás, e outras bebidas que contêm cafeína. "O ideal é deixar essas bebidas de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama. E, se fumar for inevitável, mesmo sabendo de todos os malefícios que o cigarro causa à saúde, as últimas tragadas devem ser dadas, no máximo, uma hora antes de se recolher ao quarto", orienta.

Postura incorreta

Manter a coluna sempre alinhada com o tronco melhorar a circulação sanguínea, facilitaa os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo, e pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical.  A posição mais indicada para dormir é de lado, de preferência com um travesseiro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.

Privar-se do sono

A recomendação de especialistas é de pelo menos oito horas de sono diário. "Assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno", afirma. Mas muita gente acaba não cumprindo esse ciclo, seja por opção ou necessidade, e essa interrupção ou incompletude de qualquer uma das fases do sono podem prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde a longo prazo.

Deixar a TV ligada ou levar aparelhos eletrônicos para a cama


7-erros-hora-de-dormir-prejudicam-sono-celular.jpg
Luz artificial dos aparelhos eletrônicos inibem a produção de melatonina (Crédito: Thinkstock)
É quase impossível, atualmente, alguém deixar de lado o celular ao se deitar. Mas o problema, assim como no caso da televisão ligada, não é a distração, e sim a luz branca artificial desses aparelhos, que inibe a produção de melatonina. "Assim o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções", finaliza.

Fazer refeições antes de deitar

Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono. Por isso, os alimentos mais indicados para comer antes de dormir são os que ajudam a relaxar, como alface, maçã, pepino, salsão e ervas como, camomila e cidreira. Também ajudam a garantir um bom repouso os que são fonte de triptofano, como leite e derivados, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas, pois a substância participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Dicas para dormir bem title=

Dicas para dormir bem

Com algumas atitudes simples é possível ter um sono reparador 



Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do organismo. Quem tem dificuldades para dormir ou acorda com frequência durante a noite costuma se sentir cansado, indisposto e mais irritado no dia seguinte.

quantidade de sono diária varia de pessoa para pessoa: enquanto umas se sentem ótimas dormindo seis horas, outras precisam de dez. Entender o ritmo do seu corpo e criar um ritual antes de ir para a cama podem ajudá-la a ter uma noite tranquila e revigorante.

Truques para ter uma boa noite de sono

Não lute contra a insônia
A regra número um para não sofrer com a insônia é: não lute contra ela. Em vez de ficar às voltas na cama, levante-se, tome uma xícara de chá (de camomila, erva-cidreira, erva-doce) e só volte a deitar quando o sono estiver a caminho. Ter um livro de cabeceira também é bastante útil, pois a leitura ajuda a mente a relaxar e se desligar.
Shutterstock
Shutterstock
Coma algo leve no jantar 
Alimentos gordurosos e enlatados levam mais tempo para serem digeridos e podem comprometer a qualidade do sono, já que à noite o metabolismo é menor. Prefira alimentos integrais, verduras e frutas.
Resista às sonecas
Tirar um cochilo no meio do dia (principalmente se ele durar mais de 40 minutos) costuma prejudicar o sono noturno. Por isso, se você costuma ter dificuldades para dormir à noite, resista à tentação de cochilar depois do almoço de domingo ou você já vai acordar cansada na segunda feira.
Desconecte-se
Usar computador, celular ou vídeo game antes de dormir não é uma boa ideia. A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos estimula o cérebro e faz com que você demore mais tempo para relaxar e se desligar.
Leite morno
Shutterstock
Shutterstock
As avós estavam certas: leite morno ajuda a dormir. O alimento possui tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no desencadeamento do sono.
Evite atividades físicas à noite
Exercícios devem ser feitos regularmente e só trazem benefícios à saúde, mas praticá-los à noite pode comprometer a qualidade do sono.  Os especialistas recomendam que a atividade física termine pelo menos duas horas antes de você ir para a cama, para que o corpo “desacelere”.
Sem cafeína 
Bebidas à base de cafeína estimulam e excitam o organismo e levam bastante tempo para serem eliminadas. Portanto, é melhor consumir chás mate e verde, café e bebidas à base de cola no máximo quatro horas antes de deitar.
Tome um banho quente
A água morna ajuda o corpo a relaxar e baixar a adrenalina. Usar hidratantes ou óleos com aromas suaves, como lavanda, pode ser uma boa alternativa.

Fonte:http://itodas.uol.com.br/

Comentários